link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Responsabilidade Social

A Assessoria de Cooperação Social da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ACS/ENSP) foi criada com o intuito de atuar em territórios urbanos densamente povoados e marcados por diferentes formas de violência social, com foco em Manguinhos, localizado no entorno do campus da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Nosso desafio é possibilitar uma aproximação entre esses territórios e o capital técnico científico da ENSP, no sentido de buscar alternativas conjuntas de promoção territorializada da saúde e participação popular. Nossa atuação estimula o tecido social local, por meio da educação popular em saúde, trazendo uma formação crítica em relação ao modelo de desenvolvimento acumulador e concentrador de riquezas. As iniciativas da sociedade civil e governos contra situações de violência social e por melhorias na qualidade de vida impulsionam a atuação da ACS/ENSP na produção de tecnologias sociais. Assim, estimulamos processos de identificação, construção e sistematização de tecnologias sociais que envolvam a comunidade local e possam ser replicadas em territórios vulnerabilizados.

Notícias

ENSP resgata sua trajetória no aniversário de 60 anos

Para celebrar seu aniversário de 60 anos, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca contará a história e os bastidores que marcaram sua origem na década de 1950. O momento de arrancada desenvolvimentista do Brasil, determinado pela criação do BNDE, CNPq, Petrobrás e também do Ministério da Saúde, bem como as tensões políticas e a crise vivida no país - época em que foi assinada a lei que criou a ENSP, logo após o suicídio de Vargas -, pautará as mesas-redondas e palestras que serão realizadas entre os dias 3 e 5 de setembro. Com o tema Saúde, educação, ciência e cidadania: nossa luta de todo dia, a ENSP/Fiocruz convida a todos para relembrar sua trajetória e homenagear aqueles que fazem parte desse caminho.

Ceensp aborda metodologia qualitativa em saúde

O Centro de Estudos Miguel Murat da ENSP promoverá, na quarta-feira (27/8), um debate acerca do tema Metodologias qualitativas e abordagens participativas em Saúde. O evento, que acontecerá às 13h30 no salão internacional da Escola, contará com a presença da diretora da Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística do Instituto de Higiene e Medicina Tropical/UNL em Lisboa (Portugal), Sonia Diaz, e do pesquisador da ENSP Willer Baumgarten Marcondes. A atividade, coordenada pela pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais (DCS/ENSP) Regina Bodstein, é aberta a todos os interessados e não é necessária inscrição prévia.

Carreira do trabalhador da VISA em debate no Ceensp

Nesta quarta-feira (20/8), o Centro de Estudos Miguel Murat da ENSP debaterá o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária: a construção de uma carreira pública. O evento, que acontecerá às 14 horas, no salão internacional da Escola, contará com as participações de Claudia Cristina Santiago Gomes, da Superintendência de Serviços de Saúde e Gestão do SNVS/Anvisa; Márcia Teixeira, do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Recursos Humanos para a Saúde/Daps/ENSP; e André Ferraz, da Associação dos Servidores da Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro. O Ceensp é aberto a todos os interessados e não é necessária inscrição prévia.

Mestrado e doutorado: inscrições terminam nesta quinta-feira (21/8)

Terminam nesta quinta-feira (21/8) as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado da ENSP em 2015. Os interessados poderão fazer sua inscrição nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, e Epidemiologia em Saúde Pública da Escola pela internet, na Plataforma Siga, local onde as chamadas completas estão disponíveis. Os usuários devem conferir atentamente as referências bibliográficas indicadas - e atualizadas nas páginas dos cursos - para cada um dos programas de pós-graduação da Escola e todas as informações sobre prazos que contam nos editais dos respectivos programas.

Agenda
  • Nenhum agendamento cadastrado
 
Quarta, 3 de Setembro de 2014

ENSP NA WEB

facebook twitter orkut youtube
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons