link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Responsabilidade Social

A Assessoria de Cooperação Social da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ACS/ENSP) foi criada com o intuito de atuar em territórios urbanos densamente povoados e marcados por diferentes formas de violência social, com foco em Manguinhos, localizado no entorno do campus da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Nosso desafio é possibilitar uma aproximação entre esses territórios e o capital técnico científico da ENSP, no sentido de buscar alternativas conjuntas de promoção territorializada da saúde e participação popular. Nossa atuação estimula o tecido social local, por meio da educação popular em saúde, trazendo uma formação crítica em relação ao modelo de desenvolvimento acumulador e concentrador de riquezas. As iniciativas da sociedade civil e governos contra situações de violência social e por melhorias na qualidade de vida impulsionam a atuação da ACS/ENSP na produção de tecnologias sociais. Assim, estimulamos processos de identificação, construção e sistematização de tecnologias sociais que envolvam a comunidade local e possam ser replicadas em territórios vulnerabilizados.

Notícias

Formação em RH para a saúde é fundamental para o país

Os professores Naomar de Almeida Filho (UFBA), Ruben Araujo de Mattos (Uerj) e o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, foram os convidados do primeiro Centro de Estudos da ENSP de 2014. Realizado no dia 20 de março, no auditório térreo da Escola, os palestrantes trouxeram suas visões, complementares, sobre os impasses e as perspectivas na formação profissional em Saúde no Brasil. Coube ao diretor da Escola, Hermano Castro, a coordenação do Ceensp. Confira, em vídeo, os melhores momentos das exposições.

Colégio de Doutores reafirma compromisso de manter a qualificação dos programas

Tatiana Wargas, vice-diretora de Pós-graduação da ENSP, apresenta, em entrevista, um balanço final do Colégio de Doutores que reuniu representates dos quatro programas stricto sensu da Escola, e abordou, ainda, um debate em relação aos termos saúde pública x saúde coletiva.

Ceensp retorna debatendo formação em saúde no Brasil

Formação profissional em saúde no Brasil: impasses e perspectivas é o tema do primeiro Centro de Estudos da ENSP, no dia 20 de março. O Ceensp retorna em 2014 para mais uma temporada tendo como palestrantes o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, o professor da UFBA Naomar de Almeida Filho e o professor da Uerj Ruben Araujo de Mattos. O encontro será coordenado pelo diretor da Escola, Hermano Castro. A atividade está marcada 14 horas, no salão internacional, aberta a todos os interessados e será transmitida pela web através do Portal ENSP.

ENSP abre ano letivo debatendo papel da Saúde Coletiva

O professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Jairnilson Paim é o expositor convidado da abertura do ano letivo da ENSP em 2014. Com o tema Saúde Coletiva ou restauração da Saúde Pública?, Paim abordará o campo da saúde coletiva, enquanto movimento ideológico comprometido com a transformação social, apresentando possibilidades de articulação com novos paradigmas científicos capazes de abordar o objeto saúde-doença-cuidado respeitando sua historicidade e integralidade. A atividade está marcada para o dia 26 de março, às 14 horas, no auditório térreo da Escola e é aberta a todos os interessados. A aula será antecedida por uma homenagem ao professor Miguel Murat Vasconcellos, pesquisador da ENSP falecido em 2009, que ocorrerá às 13h30 no Salão Internacional (4o. andar). Na ocasião, o Centro de Estudos passará a ser denominado Centro de Estudos Miguel Murat Vasconcellos. A palestra será transmitida, ao vivo, pelo Portal ENSP.

Agenda
  • Nenhum agendamento cadastrado
 
Quinta, 24 de Abril de 2014

ENSP NA WEB

facebook twitter orkut youtube
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons