link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca

A ACS/ENSP busca intensificar e ampliar sua presença institucional junto à sociedade civil e às esferas de governo através dos projetos que desenvolve.

Valendo-se de sua atuação em redes colaborativas, estimula iniciativas participativas e inovadoras que tenham como finalidade a promoção da saúde e da vida. Nesse sentido, a atuação é pautada por conceitos de fortalecimento da cidadania, equidade, transversalidade, territorialização e sustentabilidade socioambiental, visando à efetivação de processos de controle social das políticas públicas.

Compromisso Institucional

O compromisso da ACS/ENSP é voltado para a redução das vulnerabilidades e riscos à saúde provenientes, em grande parte, de modelos de desenvolvimento adotados ao longo da história do país.

A prioridade de atuação junto a territórios com comunidades historicamente empobrecidas e excluídas - localizados nos grandes centros urbanos, como no entorno do campus da Fiocruz, no Rio de Janeiro - se justifica pela necessidade de ampliar a coesão, a mobilização e a capacidade propositiva do tecido social, por constituírem-se enquanto mantenedores da vida social dessas comunidades. Assim, a construção de um ambiente favorável à cidadania ativa, sustentada na solidariedade e na cultura de direitos, poderá estimular maior efetividade de processos de controle social das políticas públicas e da democracia.

A aproximação e a integração entre a comunidade técnica e científica instalada na ENSP e a população e as organizações da sociedade civil podem gerar um processo participativo, colaborativo e sinérgico, capaz de potencializar a produção de diagnósticos, planejamentos estratégicos, elaboração de projetos, aplicação e sistematização de metodologias que privilegiem o monitoramento e avaliação de resultados e impactos na sustentabilidade da vida nesses territórios.

Equipe:

Socióloga - Rachel Barros
Psicóloga Sanitarista - Rosane Souza
Jornalista - Sandra Martins
Economista doméstica - Vanessa Patrocínio
Coordenação Institucional - Mayalu Matos Silva

Cooperação Social - Tel.: (21) 3977-2589/2580
E-mail: cooperacaosocial@ensp.fiocruz.br

Agenda
  • Nenhum agendamento cadastrado
 
Sábado, 22 de Novembro de 2014

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons