link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Informe Ensp

Destaques

Inscrições abertas para premiação de experiências exitosas em atenção primária à saúde

Estão abertas as inscrições para o Prêmio APS Forte para o SUS: Acesso Universal. Equipes de Saúde da Família, Coordenações de Atenção Básica regionais ou municipais, Secretarias Municipais de Saúde e Secretarias Estaduais de Saúde têm até o dia 15 de junho para indicar suas experiências exitosas. Para participar, é preciso preencher um formulário eletrônico disponível no edital. O Prêmio foi lançado em 5 de abril pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em parceria com o Ministério da Saúde do Brasil, durante um evento para marcar o Dia Mundial da Saúde. 

Encontros do Cesteh debate psicanálise e saúde dos trabalhadores

Reiniciando a série de debates mensais intitulada 'Encontros do Cesteh', o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) realizará o primeiro encontro de 2019. A atividade debaterá o discurso da psicanálise e o campo da saúde dos trabalhadores e contará com a apresentação da pesquisadora do Cesteh, Clarice Gatto. O Encontros é aberto a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia. O debate acontecerá em 24 de abril, na sala 32 do Cesteh/ENSP, a partir das 12 horas.  

Inscrições abertas para Qualificação Profissional em Políticas de Controle do Tabagismo

Estão abertas as inscrições para o curso de Qualificação Profissional em Políticas de Controle do Tabagismo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). O curso propõe formação de profissionais interessados em políticas de controle do tabaco, sejam eles da Rede SUS, de outras áreas como legislativa, educativa e econômica, bem como profissionais de outros países. Os interessados devem acessar a Plataforma SIGALS, e, em caso de mais informações, o edital está disponível.

Evento relata experiências de controle da tuberculose

O pesquisador Paulo Basta, da Escola Nacional de saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), participou, no dia 11 de abril, do painel HealthTalks@swissnex, organizado pela swissnex Brazil, e que debateu perspectivas inovadoras sobre o controle da tuberculose. Especialista no controle da tuberculose, Basta falou sobre a antiguidade da doença entre as populações indígenas e apresentou estudo de caso sobre as percepções do adoecimento na perspectiva indígena. Confira, no Podcast gravado pelo pesquisador, o resumo do evento.
 

Zika: Fiocruz investe em ações interdisciplinares para atender crianças e familiares

Na última semana (4/4), o Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) promoveu o evento Construir a intersetorialidade para promover a saúde: o que existe e o que podemos fazer para melhor atender às crianças e famílias afetadas pelo zika. A proposta foi trocar conhecimentos sobre o tema, a fim de promover ações intersetoriais de atenção das crianças com condições crônicas de saúde, com ênfase na Síndrome Congênita do Vírus Zika (SCVZ).

Interrupção de serviços para manutenção elétrica na segunda-feira

O SGTI informa que, no dia 22/4, próxima segunda-feira, entre 12 e 20h, o Serviço de Infraestrutura realizará intervenções na parte elétrica do CPD da ENSP. Em conjunto, o DGA e a Eficiência Energética realizarão teste no gerador do prédio Ernani Braga. Os serviços de TI hospedados no CPD (e-mail, portal da ENSP, Portal de Ensino e alguns serviços do EAD) serão interrompidos até o término das atividades.

Livro retrata a trajetória do primeiro Habeas Corpus coletivo dado a mães e gestantes encarceradas no Brasil

Os avanços e desafios da implementação da decisão histórica do STF acerca do Habeas Corpus coletivo dado às mães e gestantes encarceradas no Brasil são destacados no livro "Pela Liberdade - a história do habeas corpus coletivo para mães e crianças", lançado pelo Programa do Instituto Alana e Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos (CADhu) na última terça-feira (9/4), em Brasília. As pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) Maria do Carmo Leal e Luciana Simas, que conduziram o estudo Nascer nas Prisões, participaram do lançamento da publicação.

Nota pela Democracia e Saúde, em defesa do SUS

No dia 11 de abril de 2019 o governo federal publicou o Decreto No. 9.759 que extingue inúmeros colegiados da administração pública federal, excluindo a sociedade de participar das instâncias de formulação e gestão de importantes políticas sociais. Mesmo não tendo atingido órgãos do Sistema Único de Saúde, o princípio constitucional de ?participação da comunidade? no SUS está gravemente ameaçado.

 
 
Domingo, 21 de Abril de 2019

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.