link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Informe Ensp

Destaques

Pesquisa analisa excesso de peso e inatividade física em população urbana da Amazônia brasileira

No dia 21 de junho, defesa de tese de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública Excesso de peso e inatividade física em uma população urbana Sateré-Mawé: residindo em cidade da Amazônia brasileira, por Marcelo Rocha Radicchi, a partir das 9 hors, na sala 602 do prédio da ENSP. 

Abrascão 2018: pesquisador da ENSP representa o GT Saúde Mental

Paulo Amarante é um dos pioneiros do movimento brasileiro de reforma psiquiátrica. Foi representante eleito do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial na Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Conselho Nacional de Saúde. 

ENSP/Fiocruz lança publicação em simpósio sobre economia da saúde

1º Simpósio de Economia da Saúde acontece nos dias 19 e 20 junho, em Brasília-DF. O primeiro evento sobre o tema lançará a publicação "Contas do SUS na perspectiva da Contabilidade Internacional: Brasil, 2010-2014",coordenado pela pesquisadora da ENSP/Fiocruz Maria Angélica Borges dos Santos.

Austeridade fiscal na saúde: pesquisadora da ENSP fala sobre seus efeitos em nova publicação

Políticas Sociais e Austeridade Fiscal ? Como as políticas sociais são afetadas pelo austericídio da agenda neoliberal no Brasil e no mundo é o nome da nova publicação do Cebes. O material busca evidenciar esses mecanismos e discutir saídas, contribuindo e interferindo, assim, para o debate que se trava atualmente no que diz respeito às políticas sociais e aos desafios em termos de sua sustentabilidade e sobrevivência; numa discussão fortemente influenciada pela disputa de projetos entre os ideários liberais/neoliberais e os de um projeto de nação, cujo desenvolvimento esteja necessariamente atrelado a uma proteção social para o universo dos cidadãos e fundado em valores de solidariedade. Entre os autores está Isabela Soares Santos, pesquisadora do Daps/ENSP e diretora consultiva do Cebes.

Entrevista para aplicação de testes de Zika e Chikungunya

Entre julho e setembro de 2018 a Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz desenvolverá o estudo sobre soroprevalência de Zika, Dengue e Chikungunya no município do Rio de Janeiro, o Projeto de Pesquisa ZDC. Como ainda não se conhece o percentual de indivíduos no Rio de Janeiro que tiveram contato com os vírus de Zika e Chikungunya, sobretudo porque alguns casos são assintomáticos e confundem o quadro clínico no início da infecção, o objetivo do projeto consiste em desvendar a porcentagem da população que teve contato no passado ou recentemente com os vírus dessas doenças, possibilitando o conhecimento de sua distribuição e a realização de estratégias de controle mais eficazes. Para isso, profissionais contratados pela Fiocruz visitarão 1.500 domicílios, em todos os bairros da cidade, para entrevistar e realizar testes rápidos para detecção de Zika, Dengue e Chikungunya.Entrevista para aplicação de testes de Zika e Chikungunya do Projeto ZDC.

Estudo da ENSP aborda fatores associados à morte por tuberculose

A tuberculose resistente a medicamentos (DR-TB) representa uma séria ameaça ao controle da tuberculose (TB) no Brasil e no mundo. Um estudo da ENSP, publicado no Cadernos de Saúde Pública de maio de 2018, investigou fatores associados ao abandono e óbito no curso do tratamento para DR-TB em um centro de referência terciária, na cidade do Rio de Janeiro.

Novo marco legal regula pesquisa clínica com seres humanos

Mauro Brandão Carneiro, vice-diretor de Ensino e membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Intituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz), fala sobre os pontos considerados avanços pela comunidade científica no texto aprovado pela CCTCI. 

Centro de Estudos da ENSP debaterá a questão das drogas nesta quarta-feira (20/6)

"Drogas: questão de polícia ou saúde?" será o tema do próximo Ceensp, no dia 20 de junho, às 14 horas. O evento terá participação de Luciana Boiteux, da UFRJ, Orlando Zaccone, delegado da Polícia Civil, e Marcelo Chalreó, da OAB/RJ. A coordenação é do pesquisador Paulo Amarante. 

 
 
Quarta, 20 de Junho de 2018

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.