link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Informe Ensp

Destaques

Tabagismo e pandemia: pesquisadores defendem a sustentabilidade de políticas públicas de saúde

A importância da sustentabilidade de políticas públicas de saúde que permeiem todos os espaços e esferas da sociedade. Foi esse um dos principais alertas dos participantes da roda de conversa on-line Tabagismo em Tempos de Pandemia. Promovido pela Editora Fiocruz, o encontro debateu os impactos da indústria do tabaco diante da grave emergência sanitária do novo coronavírus.Uma das pautas da live foi Política de Controle do Tabaco no Brasil, título que integra a lista de livros com valores diferenciados na feira, promovida pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu).

Oficinas Clínicas sobre o Cuidado: inscrições abertas para curso de atualização

Estão abertas, até 28 de julho, as inscrições para o Curso de Atualização Oficinas Clínicas sobre o Cuidado, na modalidade remota emergencial. Voltado a profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), a formação objetiva contribuir para a compreensão e (re)construção de sentidos acerca das questões ligadas à dimensão (inter) subjetiva do trabalho em saúde e da produção do cuidado. Acesse o Portal de Ensino da ENSP e saiba mais informações sobre o curso no edital. 

ENSP discute importância do sistema de avaliação ética de pesquisas no contexto da pandemia

Há vinte anos, o Brasil conta com um reconhecido sistema de avaliação ética de pesquisas envolvendo seres humanos, chamado Sistema CEP-Conep. A importância dessa ferramenta na garantia dos preceitos éticos no contexto da pandemia foi tema de debate on-line, promovido pelo Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP (Ceensp) no dia 13 de julho. Confira!

Vídeos da ENSP compõem acervo 'Olhares sobre a Covid-19'

A VideoSaúde Distribuidora criou o acervo Olhares sobre a Covid-19. O objetivo da Fiocruz é montar um banco audiovisual público com diferentes histórias e narrativas envolvendo a doença e seus contextos, captando distintas visões e experiências sobre os impactos do novo coronavírus na vida das pessoas, cidades, ambientes de trabalho, bairros, cidades, ruas, residências, laboratórios, comunidades e instituições. Diversos vídeos produzidos pela Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP/Fiocruz farão parte desse acervo.

Racismo e abandono do Estado afetam quilombolas na luta contra a Covid-19

Na revista  Radis de julho, a reportagem de Luiz Felipe Stevanim trata do impacto da Covid-19 nos quilombos do Pará. A pandemia não é a única ameaça de morte para os quilombolas. Raimundo Magno, integrante da Coordenação Estadual das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombo do Pará (Malungu), explica que o novo coronavírus apenas agrava um cenário de vulnerabilidade vivido pelos povos tradicionais ? que vão da ausência de saneamento e dificuldades para acessar os serviços de saúde até o avanço do agronegócio e de grandes empreendimentos sobre seus territórios.

Movimentos lançam Painel Unificador Covid-19 nas Favelas

Uma rede autônoma de movimentos sociais lançou, na quinta-feira (9/7), o Painel Unificador Covid-19 nas Favelas. Trata-se de uma iniciativa colaborativa, cujo objetivo principal é apoiar os esforços de prevenção realizados por movimentos comunitários para informarem moradores e pressionar por políticas públicas necessárias, além de fornecer uma visão mais precisa do impacto da pandemia nesses territórios.

Revista Brasileira de Epidemiologia prorroga chamada para artigos até 31/7

A Revista Brasileira de Epidemiologia prorrogou, até 31 de julho, a chamada de artigos para seu próximo suplemento eletrônico. Os artigos devem estar dentro do escopo do novo suplemento, que será sobre Estimativas de indicadores em saúde em pequenas área, desigualdades em saúde oriundas do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), Pesquisa Nacional de Saúde, Vigilância de fatores de risco e Proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico (VIGITEL), Sistema de Vigilância de Acidentes e Violências (VIVA) e do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC). A chamada de artigos é resultado de uma parceria entre a Abrasco e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Boletim monitora covid-19 nas favelas

A Fundação Oswaldo Cruz lança, nesta segunda-feira (13/7), o primeiro Boletim Socioepidemiológico da Covid-19 nas Favelas. De acordo com a publicação, o baixo número de casos e óbitos registrados nos bairros com ?alta e altíssima concentração de favelas? se contrapõem às taxas de letalidade nessas regiões, que chegam a ser o dobro em relação aos bairros que não têm favelas. A publicação também aponta que a covid-19 é mais letal nos homens do que mulheres e o maior percentual de óbitos na população negra nos territórios periféricos. O Boletim, que estará disponível no Observatório Covid-19 da Fiocruz, é uma iniciativa da Sala de Situação Covid-19 nas Favelas.

 
 
Quarta, 15 de Julho de 2020

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.