link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Escola de Governo em Saúde

A Escola de Governo em Saúde foi concebida, em 1996, como uma reorientação estratégica da política, da gestão e dos programas de ensino no âmbito do Lato Sensu e de Cooperação com o Sistema Único de Saúde, para a formação de quadros, produção de conhecimento e apoio técnico para a gestão do SUS. | saiba mais |

Notícias

ENSP publica Relatório de Gestão 2013

O diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Hermano Castro, divulgou, na terça-feira, 23/12, nota a respeito do lançamento do Relatório de Gestão 2013 - o primeiro publicado pela Escola. O documento traz um panorama com indicadores dos últimos quatro anos de atividades da unidade, de 2010 a 2013. Em sua nota de apresentação, Hermano Castro cita a criação de fóruns da Escola, a definição de prioridades e ações para os próximos anos, os projetos aprovados pelas agências financiadoras e muitas outras conquistas. Hermano reforça ainda a continuidade de uma caminhada na busca pela excelência no ensino, na pesquisa e na produção em serviços de saúde para o SUS, sem abrir mão das discussões com a sociedade civil e o compromisso na elaboração de políticas públicas. Confira o documento.

Inscrições abertas para diversos cursos lato sensu na ENSP

A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) oferece uma série de cursos lato sensu de especialização, atualização e aperfeiçoamento. As inscrições para as especializações em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos e Direito e Saúde vão até os dias 17 e 29 de dezembro, respectivamente. Na modalidade atualização, os interessados têm até 15 de janeiro de 2015 para se inscrever no curso Prevenindo Doenças Crônicas Não Transmissíveis: tabaco, álcool, alimentação inadequada e inatividade física. Além disso, até 22 de janeiro de 2015 podem ser feitas as inscrições para o curso de aperfeiçoamento em Técnicas Laboratoriais para Apoio à Vigilância Epidemiológica.

Fiocruz certifica Grupos de Pesquisa para censo do CNPq

A Fundação Oswaldo Cruz está em processo de certificação dos Grupos de Pesquisa, recertificando os antigos e certificando novos grupos, em consonância com a determinação do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, desenvolvido pelo CNPq. Em 2014, todas as Unidades da Fiocruz adotaram um único regimento para a certificação institucional dos grupos, que teve como base os critérios utilizados pela Escola Nacional de Saúde Pública na publicação do Catálogo das Linhas e Grupos de Pesquisa da ENSP 2013. A ENSP iniciou sua recertificação em agosto, com a participação de pesquisadores do Colegiado de Pesquisas e outros indicados pelos respectivos departamentos, e o processo se encerra ainda no mês de novembro. Os primeiros dados coletados pela Vice-Direção de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (VDPDT) indicam a composição de 78 Grupos de Pesquisa na Escola.

ENSP estabelece parceria para fortalecer ensino na África e América do Sul

O vice-diretor de Escola de Governo em Saúde da ENSP, Frederico Peres, esteve, no mês de novembro, a Escola de Saúde Pública e Medicina Tropical da Universidade de Tulane, na cidade de Nova Orleans (EUA). A visita serviu para discutir uma parceria para o desenvolvimento de cursos e programas de formação em Saúde Pública na África e na América do Sul, além de possibilitar o intercâmbio discente e docente entre alunos e professores da Escola e da universidade americana.

 
Domingo, 25 de Janeiro de 2015

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.