link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Escola de Governo em Saúde

A Escola de Governo em Saúde foi concebida, em 1996, como uma reorientação estratégica da política, da gestão e dos programas de ensino no âmbito do Lato Sensu e de Cooperação com o Sistema Único de Saúde, para a formação de quadros, produção de conhecimento e apoio técnico para a gestão do SUS. | saiba mais |

Notícias

Livro compartilha experiências da Fiocruz no Pmaq

A Fundação Oswaldo Cruz, por meio da Escola Nacional de Saúde Pública, coordenou a execução da Fase 3 do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq AB) em nove estados brasileiros. A experiência adquirida com a avaliação das equipes de atenção básica e censo das unidades básicas de saúde motivou a criação do livro Rotas da Atenção Básica no Brasil: Experiências do Trabalho de Campo Pmaq AB, organizado pelas pesquisadoras Márcia Fausto e Helena Seidl. "A aposta da publicação está na possibilidade de produzir conhecimento por meio das observações realizadas no momento do trabalho de campo, que revelam os mais variados cenários municipais onde diariamente se constrói a Política Nacional de Atenção Básica", disseram as organizadoras. O lançamento do livro faz parte da programação do 11° Congresso Internacional da Rede Unida que acontece de 10 a 13 de abril no Centro de Convenções do Ceará, Fortaleza (CE).

Formação em RH para a saúde é fundamental para o país

Os professores Naomar de Almeida Filho (UFBA), Ruben Araujo de Mattos (Uerj) e o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, foram os convidados do primeiro Centro de Estudos da ENSP de 2014. Realizado no dia 20 de março, no auditório térreo da Escola, os palestrantes trouxeram suas visões, complementares, sobre os impasses e as perspectivas na formação profissional em Saúde no Brasil. Coube ao diretor da Escola, Hermano Castro, a coordenação do Ceensp. Confira, em vídeo, os melhores momentos das exposições.

Colégio de Doutores reafirma compromisso de manter a qualificação dos programas

Tatiana Wargas, vice-diretora de Pós-graduação da ENSP, apresenta, em entrevista, um balanço final do Colégio de Doutores que reuniu representates dos quatro programas stricto sensu da Escola, e abordou, ainda, um debate em relação aos termos saúde pública x saúde coletiva.

Curso de Pneumologia Sanitária: inscrições até 5 de maio

Estão abertas, até o dia 5 de maio, as inscrições para o curso de especialização em Pneumologia Sanitária, realizado pelo Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF) da ENSP. O curso tem o objetivo de capacitar profissionais de saúde de nível superior a analisar criticamente, planejar, promover ações e gerenciar programas de controle, desenvolver vigilância epidemiológica e atividades de controle, no âmbito da tuberculose. Serão oferecidas 40 vagas, sendo 35 para alunos brasileiros e 5 para alunos estrangeiros. As inscrições devem ser feitas na Plataforma Siga, onde está disponível o edital.

 
Quinta, 17 de Abril de 2014

ENSP NA WEB

facebook twitter orkut youtube
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons