link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Escola de Governo em Saúde

A Escola de Governo em Saúde foi concebida, em 1996, como uma reorientação estratégica da política, da gestão e dos programas de ensino no âmbito do Lato Sensu e de Cooperação com o Sistema Único de Saúde, para a formação de quadros, produção de conhecimento e apoio técnico para a gestão do SUS. | saiba mais |

Notícias

Inscrições abertas para diversos cursos na ENSP

A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) está ofertando uma série de cursos lato sensu de especialização, atualização e aperfeiçoamento. As inscrições para as especializações em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos e Direito e Saúde vão até os dias 17 e 29 de dezembro, respectivamente. Na atualização, os interessados têm até 15 de janeiro de 2015 para se inscrever no curso Prevenindo Doenças Crônicas Não Transmissíveis: tabaco, álcool, alimentação inadequada e inatividade física. Além disso, até 22 de janeiro de 2015 podem ser feitas as inscrições para o curso de aperfeiçoamento em Técnicas Laboratoriais para Apoio à Vigilância Epidemiológica.

ENSP e Johns Hopkins estabelecem parceira para intercâmbio docente e discente

Considerada a melhor Escola de Saúde Pública do mundo, a Bloomberg School of Public Health da Johns Hopkins University, em Baltimore - EUA, recebeu em visita oficial o vice-diretor de Escola de Governo da ENSP, Frederico Peres. À convite da Universidade Americana, Frederico Peres se reuniu com chefes de diversos departamentos da Bloomberg School of Public Health, e também com o vice-diretor da Escola, Stephen J. Gange. Na ocasião foram discutidas áreas de interesse comum de cooperação entre as Escolas, em especial a colaboração em pesquisas, o intercâmbio docente e discente, a oferta conjunta de cursos de curta duração, além da realização de seminários.

Debate sobre Atenção Primária à Saúde disponível em vídeo

Estão disponíveis em vídeo as apresentações do Centro de Estudos da ENSP realizado em 29 de outubro. Com o tema Avaliação da APS no Brasil, a tividade contou com as exposições das pesquisadoras da Escola Lígia Giovanella e Marcia Fausto, além da presidente do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes), Ana Costa.  As apresentações estão disponíveis no Canal da ENSP do Youtube. A Atenção Primária à Saúde (APS) é entendida como um conjunto de intervenções de saúde no âmbito individual e coletivo que envolve promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação respondendo, de forma regionalizada, contínua e sistematizada, a maior parte das necessidades de saúde de uma população. 

Ceensp abordará consequências das mudanças climáticas na saúde

Tufões, tempestades e terremotos vêm deixando milhares de mortos e feridos, além de incontáveis desabrigados pelo mundo. O panorama é que a situação piore por conta das mudanças climáticas que estão ocorrendo em todo o planeta. Para debater o problema, o próximo Centro de Estudos Miguel Murat da ENSP reunirá os pesquisadores Christovam Barcellos (Icict/Fiocruz) e Norma Valencio (UFSCar). Com o tema Mudanças climáticas e desastres no Brasil - desafios para a segurança humana e a saúde coletiva, a atividade está marcada para o dia 8/10, às 14 horas, no salão internacional. Participe!

 
Quinta, 27 de Novembro de 2014

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons