1. Entrevista: aluna do Cesteh/ENSP é indicada ao 17° Prêmio Destaque do ano do CNPq

    Avaliação da presença de fotodano cutâneo em guardas municipais que
    atuam no grupamento de praia no Rio de Janeiro é o tema da pesquisa da aluna Luíza Maria Lopes Pinto, do Centro de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), indicado ao 17° Prêmio Destaque do ano de IC e IT do CNPq. A ENSP conversou com a aluna, que nos contou um pouco mais sobre as perspectivas e a importância do estudo. 

     

  2. Cecília Minayo: ‘A desigualdade pode impactar o quadro de violência no país’

    Em entrevista ao Observatório de Análise Política em Saúde, do Centro de Estudos Estratégicos (CEE/Fiocruz), a pesquisadora da ENSP Cecília Minayo aborda os estudos acerca dos efeitos da violência sobre a saúde da população, a Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violência (PNRMAV) e a incorporação da violência na agenda da Saúde. Na pauta, também estão temas como as políticas de armamento e as relações entre desigualdade e violência. 
     
     

  3. Entrevista: “Existe uma geração disposta a lutar”

    Ele tinha 12 anos quando iniciou uma campanha para criação do grêmio no colégio. Em 2015, já estava coordenando as ocupações nas escolas de Natal, no Rio Grande do Norte, onde morava com os pais. Ficou onze dias na sede da Secretaria Estadual de Educação e só deixou o local depois de uma reunião com o governador e sua equipe de secretários, de onde saiu com uma carta das ocupações, a reforma das escolas garantida e a anistia para os estudantes que haviam sido criminalizados. Conheça a história de Pedro Gorki, presidente da Ubes.

  4. Entrevista: Cecilia Minayo fala sobre violência e saúde no Brasil

    Maria Cecília Minayo, pesquisadora titular da Fiocruz e coordenadora científica do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Claves/ENSP), fala sobre questões atuais e históricas da violência e sobre sua relação com a saúde das pessoas e perspectivas de atuação na conjuntura brasileira atual.