1. 'Banimento do amianto é uma vitória da sociedade brasileira'

    Hermano Castro, diretor da ENSP, comentou a decisão do Supremo Tribunal Federal, nesta quarta-feira, 29 de novembro, que coloca um ponto final na luta pelo banimento do amianto em território nacional. Hermano, que dedicou boa parte de suas pesquisas em Saúde do Trabalhador e Ambiente a estudar os efeitos nocivos do amianto, acredita que o caminho agora é a elaboração de um projeto de vigilância em saúde do trabalhador, tanto para se observar a possibilidade de surgimento de doenças, uma vez que o câncer demora muitos anos para se desenvolver, como para a elaboração de um plano para a substituição de caixas d`água e telhas de amianto. 

  2. Entrevista: Projeto busca preservar a Memória da Saúde Pública do Brasil

    Há 63 anos, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) realiza pesquisas na área de saúde pública, abre caminhos para inovação e produz grande volume de conhecimentos. Entretanto, com o passar do tempo, alguns documentos de pesquisa e da história da saúde pública podem se degradar, desaparecer ou até mesmo caírem no esquecimento, o que gera prejuízos imensuráveis para a memória da instituição e da saúde brasileira. Ciente dessa situação, a Escola, em parceria com a Casa de Oswaldo Cruz (COC), criou o projeto Memórias ENSP. A iniciativa se contrapõe a esse processo negativo e promove esforços para identificar, preservar e divulgar documentos resultantes das pesquisas realizadas nos centros e departamentos da instituição.

  3. 'Pacientes agravam a sua doença por falta de assistência adequada', afirma especialista na tuberculose multirresistente

    Jorge Luiz da Rocha, chefe do ambulatório do Centro de Referência Professor Hélio Fraga da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), afirma que o sucateamento das unidades de saúde especializadas no tratamento da tuberculose, além de prejudicar os pacientes mais críticos, faz com que muitos deles tenham de recorrer a emergências comuns, sem condições de biossegurança para o atendimento.

  4. Entrevista: Coordenadora fala do contexto atual do Cep/ENSP, das ameaças do PL 200 e dos 20 anos de atuação do Comitê da Escola

    Jennifer Braathen Salgueiro, coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Cep/ENSP/Fiocruz), fala sobre o contexto atual do Cep/ENSP, dos riscos da aprovação do Projeto de Lei do Senado 200/2015, além das atividades comemorativas dos 20 de atuação do Comitê de Pesquisa da ENSP.

  5. Entrevista: ‘Feminicídio é o ponto culminante de uma violência contínua, arraigada no cotidiano das mulheres'

    Adriana Ramos de Mello, juíza titular do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) fala sobre feminicídio. A juiza será a palestrante do evento Feminicídio - Uma análise sociojurídica da violência contra a mulher, organizado pelo Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz) em parceria com o Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (Dihs/ENSP/Fiocruz). 

  6. Entrevista: 'Brasil é o principal fornecedor do complexo produtivo do cigarro paraguaio'

    Consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Banco Mundial e doutor em Economia pela Universidade de Oxford, Roberto Magno Iglesias fala sobre como as indústrias fumageiras incentivaram o comércio ilícito de tabaco na década de 1990. O combate ao contrabando é um ponto importante da Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco-CQCT/OMS, da qual o Brasil é signatário. Nesta terça-feira, 29 de agosto, o país celebra o Dia Nacional de Combate ao Fumo.