1. Parceria que dá certo: academia e movimentos sociais se unem para formação em Saúde Pública voltada para o meio ambiente

    Os diretores da ENSP/Fiocruz e da EPSJV/Fiocruz, na companhia dos coordenadores do Mestrado Profissional em Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais e do coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, falam sobre experiência exitosa de unir a academia aos movimentos sociais na formatura da primeira turma do curso. 

  2. Entrevista: Fiocruz diz não à pulverização aérea de agrotóxicos em áreas urbanas

    Luiz Cláudio Meirelles, pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), fala sobre uma proposta que está em discussão no Congresso que pretende incluir a pulverização aérea de agrotóxicos em áreas urbanas para o controle de vetores transmissores de doenças. A Fiocruz se posicionou completamente contra a proposta reforçando que a medida é ineficaz na eliminação de vetores, trazendo elevado perigo à saúde humana e ao meio ambiente. 

  3. Entrevista: Alunos e Direção da ENSP juntos pela democracia

    O Fórum de estudantes da ENSP promoveu, em 1º de junho, um dia de mobilização pela democracia. O OcupaENSP, como foi batizado o ato, teve a proposta de discutir a atual conjuntura política protestando contra a perda de direitos e os ataques ao Sistema Unico de Saúde (SUS). Ao longo do dia foram realizados debates sobre democracia, conjuntura política e o papel do sanitarista no contexto atual, além de atividades culturais e uma manifestação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) a respeito das portarias que alteram a composição das equipes da Estratégia Saúde da Familia (ESF).