1. Pesquisa aponta grandes diferenças de acessibilidade no país

    Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que existem grandes diferenças de acessibilidade no Brasil. A pesquisa revela que a concentração de atividades nas áreas urbanas, juntamente com a performance das redes de transporte, proporciona altos níveis de acessibilidade ao centro das cidades. Já as regiões de periferia são marcadas por desertos de oportunidades. A geógrafa e pesquisadora da ENSP, Mariana Vercesi, falou sobre o assunto ao Informe ENSP. Confira!
     

  2. Entrevista: “É hora de a sociedade ver o SUS como ele é”, diz Moysés Toniolo, conselheiro nacional de saúde

    Com todos os holofotes direcionados ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (covid-19), esse é o momento de mostrar que o SUS é um patrimônio nacional, na visão de Moysés Toniolo, conselheiro nacional de saúde e integrante da Articulação Nacional de Luta contra a Aids (Anaids) e da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/aids. Confira a entrevista da Radis!

  3. Entrevista: Psicóloga, que já esteve em desastres e epidemias, ressalta que o cuidado ajuda a superar a impotência

    Débora Noal, entrevistada pela Radis, já esteve no enfrentamento à epidemia de ebola, no Congo, onde se deparou com a capacidade humana de se reinventar diante de situações extremas: “quando confrontadas com o medo da morte, as pessoas eram capazes de cuidar do outro, de ser solidárias e se sentir parte de uma coletividade maior chamada humanidade.” Confira a entrevista concedida ao repórter Luiz Felipe Stevanim!

  4. ENSP cria Protocolo de monitoramento de ocorrência de novo coronavírus em comunidades

    Segundo o Ministério da Saúde, os próximos dois meses podem ser cruciais para o Brasil. Isso porque o país pode vir a sofrer aumento da incidência de doenças como a Covid-19, a gripe comum e a dengue. O crescimento de casos dessas enfermidades pode elevar o número de atendimentos e internações por quadros graves, sobrecarregando o sistema de saúde. Diante desse risco provocado pela pandemia do novo coronavírus, a ENSP elaborou um Protocolo que prevê ações de monitoramento de casos leves de Covid-19 e de vigilância ativa em comunidades. Em entrevista ao Informe ENSP, o pesquisador da Escola André Périssé falou sobre o documento, que será publicado em breve.