1. Semana do Meio Ambiente ENSP: palestras, oficinas e feira movimentaram a Escola

    Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) promoveu a Semana do Meio Ambiente ENSP. Durante dois dias, foram realizadas oficinas de preparação de produtos artesanais; rodas de conversa sobre os impactos ambientais no rótulo dos alimentos e território e sustentabilidade, além do lançamento do relatório elaborado pela Pastoral da Comissão da Terra, Conflitos no Campo no Brasil 2016, e da tradicional edição da Feira Agroecológica Josué de Castro. Assista, na reportagem produzida pela ENSP TV, tudo o que aconteceu na Semana do Meio Ambiente ENSP. 

  2. Entrevista: Paulo Amarante defende fortalecimento do controle social, em defesa do SUS

    Paulo Amarante, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e vice-presidente da Associação Brasileira de Coletiva (Abrasco), referência em saúde mental, defende a substituição definitiva do modelo biomédico, institucionalizante e hospitalocêntrico de internação compulsória pela Atenção Psicossocial, com financiamento público adequado. Para ele, é preciso uma mudança cultural sobre o que é saúde e sobre qual o papel do Estado em nossa sociedade. 

  3. Entrevista: Pesquisador fala sobre a política brasileira de combate às drogas

    Na semana em que o governo de São Paulo fez uma operação violenta para acabar com a Cracolância na capital paulista, o professor e pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Dênis Petuco, fala sobre a política brasileira de combate às drogas, que prioriza a repressão e não a prevenção. Na entrevista, Dênis também fala sobre os caminhos alternativos para este combate, a política de redução de danos, aborda a questão da legalização das drogas no Brasil e a carga moral que está envolvida nesse debate. Segundo ele, o usuário de crack talvez seja a mais brutal face da miséria urbana na contemporaneidade. 

  4. Entrevista: Asa Cristina Laurell fala da importância de se retomar conceitos da Saúde Coletiva em tempos de crise

    Uma das grandes pensadoras da saúde na América Latina, com reconhecida trajetória acadêmica e na gestão pública, a sueca naturalizada mexicana Asa Cristina Laurell foi a principal palestrante do I Colóquio Latino-Americano de Formação em Saúde Pública realizado na ENSP entre os dias 8 e 10 de maio. Asa Laurell falou ao Informe ENSP sobre a importância dessas discussões no contexto da crise política por que passam países da América Latina.

  5. Índice de tratamento do esgoto brasileiro é 'muito ruim', diz pesquisador. Assunto é tema do Dia Mundial da Água

    Em 2017, o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, elegeu como tema as águas residuais. Apesar de impróprias para o consumo, essas águas são os recursos hídricos que podem ser utilizados para outros fins após tratamento. Porém, ao redor do mundo, apenas 20% desses recursos passam por tratamento sanitário, o resto volta à natureza, levando poluição. Para comentar o assunto, o pesquisador Renato Castiglia Feitosa, do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP, concedeu a entrevista a seguir.