link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca

Mensagem do Diretor

Hermano Castro, Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Caro visitante,
Seja bem-vindo à Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP)!

A Escola se dedica, há quase seis décadas, à formação profissional em saúde e ciência & tecnologia e atua, de forma protagonista, em pesquisa, desenvolvimento tecnológico, formulação de políticas públicas e prestação de serviços de referência em saúde.

Por meio de nossos programas de pós-graduação stricto sensu, formamos quadros estratégicos para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) e no meio acadêmico brasileiro. Tais profissionais vêm contribuindo, de forma ativa, para o desenvolvimento da saúde pública no país. Pelos diversos cursos lato sensu, oferecidos na sede da Escola, no Rio de Janeiro, em parceria com outras instituições do país, e por nosso Programa de Educação a Distância, passam anualmente centenas de pessoas, muitas das quais acabam atuando como multiplicadores do conhecimento, num modelo que já se tornou a marca do ensino na Escola.

A ENSP, a cada ano, se internacionaliza mais. Entre os destaques, estão a realização de cursos em países latino-americanos e africanos de língua portuguesa, a vinda de alunos estrangeiros para esta instituição em busca de sólida formação acadêmica, os projetos de pesquisa em parceria com instituições de diversas regiões do planeta e os programas de apoio ao empoderamento dos sistemas de saúde de diversos países da América Latina e da África.

Somos uma Escola que produz informação e tem a responsabilidade de garantir acesso pleno ao conhecimento, seja pelo sistema de bibliotecas (disponível para consultas on-line ou presenciais, na Biblioteca de Saúde Pública, localizada no andar térreo do prédio principal) ou por meio deste portal, do Repositório em Saúde Pública ou de nossas publicações: a revista Radis e os Cadernos de Saúde Pública, ambos disponíveis on-line.

A força da ENSP está no conjunto de nossos trabalhadores, que, cotidianamente, se dedicam a fazer uma escola cada vez mais reconhecida, mais desenvolvida e melhor, não apenas para a comunidade que dela participa dia a dia, mas para toda a população brasileira. A luta pelo direito à saúde e a implementação do SUS, de acordo com seus princípios fundamentais e na perspectiva do direito público, são compromissos estratégicos para os quais a criação e a institucionalização dos Fóruns de Articulação com os Movimentos Sociais, Saúde Ambiental e Comunicação e Informação da ENSP cumprirão importante papel.

Faço o convite para que você conheça a ENSP por meio deste portal, de nossas publicações ou de uma visita à nossa sede, em Manguinhos, no Rio de Janeiro.

Um cordial abraço,
Hermano Castro,
Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

 
Sábado, 19 de Abril de 2014

ENSP NA WEB

facebook twitter orkut youtube
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons