1. Debate na ENSP abordará a crise da saúde no Rio de Janeiro

    Na quinta-feira, 23 de novembro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) realizará o debate A crise na Saúde no Município do Rio de Janeiro. Marcado para às 9 horas, no salão internacional da Escola, o debate será coordenado pelo médico, Vereador da Comissão de Saúde da Câmara Municipal e professor colaborador da ENSP, Paulo Pinheiro, e contará com a participação do Presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, Ronaldo Moreira Paes, do Presidente da Associação dos Médicos de Família e Comunidade, Moisés Vieira Nunes, da Subsecretária Geral Executiva da Secretaria Municipal em Saúde, Ana Beatriz Busch Araújo, e do Representante do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, Ricardo Levorato. A atividade, organizada com o apoio da Direção e da Vice-Direção de Escola de Governo em Saúde da ENSP, é aberta a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia.

  2. Seminário Internacional encerra atividades debatendo experiências viáveis de desmedicalização

    Experiências viáveis e seguras de desmedicalização psiquiátricas foi o tema em debate no último dia de atividades do seminário Internacional A Epidemia das Drogas Psiquiátricas: Causas, Consequências e Alternativas, realizado, na ENSP/Fiocruz, durante três dias (30 e 31/10 e 1º/11), e que contou com a participação de diversos palestrantes nacionais e internacionais detentores de experiências e evidências científicas concretas de alternativas viáveis e seguras à desmedicalização. Coordenada por Francisco Netto, coordenador executivo do Programa Álcool, Crack e outras Drogas (PACD) da Fiocruz, a mesa contou com a participação de três grandes nomes: Robert Whitaker, Laura Delano e Jaakko Seikkula. O evento internacional teve coordenação do pesquisador Paulo Amarante, do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da ENSP/Fiocruz.

  3. Curso de Gestão e Tecnologias do Saneamento está com inscrições abertas

    Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em Gestão e Tecnologias do Saneamento 2018. Ao todo, 25 vagas estão disponíveis. Elas são voltadas para profissionais graduados com atuação ou interesse nas áreas de saúde e saneamento ambiental. O objetivo da formação é qualificar os alunos para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, de assessoria técnica e de gestão nos campos do saneamento e da saúde ambiental; atualizar e aperfeiçoar conhecimentos que atendam satisfatoriamente às demandas dentro do novo arcabouço institucional no campo do saneamento e da saúde ambiental; assim como aprofundar os conhecimentos necessários à análise, à gestão e à avaliação de projetos, bem como à regulação dos serviços na área de saneamento básico e ambiental; e ainda estimular a construção de projetos de pesquisa que abordem as questões do saneamento básico e ambiental, e também as interfaces destas com determinados processos de saúde-doença. A inscrição deve ser feita on-line, pela Plataforma Siga, até dia 11 de janeiro de 2017. Acesse o edital

  4. Inscrições abertas para especialização em Saúde Pública 2018

    Reconhecido por acompanhar a trajetória da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e expressar o compromisso institucional com o sistema público e universal de saúde, o curso de Especialização em Saúde Pública (CESP) está com inscrições abertas para 2018. Sob coordenação das pesquisadoras Tatiana Wargas de Faria Baptista, Lenice Gnocchi da Costa Reis e Delaine Martins Costa, o curso dispõe de nova estrutura curricular visando maior inserção no contexto atual das práticas e da organização do sistema de saúde. A especialização oferece 33 vagas, sendo 30 para candidatos nacionais e 3 para candidatos estrangeiros, e reserva 10% das vagas para ações afirmativas. As inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 08/11/2017 a 11/01/2018 e devem ser feitas na Plataforma Siga Lato Sensu Fiocruz. Acesse o edital.

  1. + MAIS NOTÍCIAS

entrevistas

Entrevista: Projeto busca preservar a Memória da Saúde Pública do Brasil

Há 63 anos, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) realiza pesquisas na área de saúde pública, abre caminhos para inovação e produz grande volume de conhecimentos. Entretanto, com o passar do tempo, alguns documentos de pesquisa e da história da saúde pública podem se degradar, desaparecer ou até mesmo caírem no esquecimento, o que gera prejuízos imensuráveis para a memória da instituição e da saúde brasileira. Ciente dessa situação, a Escola, em parceria com a Casa de Oswaldo Cruz (COC), criou o projeto Memórias ENSP. A iniciativa se contrapõe a esse processo negativo e promove esforços para identificar, preservar e divulgar documentos resultantes das pesquisas realizadas nos centros e departamentos da instituição.

MAIS ENTREVISTAS

  1. Seminário Internacional encerra atividades debatendo experiências viáveis de desmedicalização
  2. 'Necessitamos de uma comunicação honesta sobre o real efeito das drogas psiquiátricas'
  3. Método que aposta no diálogo com pacientes psiquiátricos reduz uso de medicamentos
  4. Debate sobre violações de direitos provocadas pelas construções de barragens está disponível em vídeo
  5. Entrevista: convidado internacional ministra curso na ENSP e fala sobre desastres e vulnerabilidades socioambientais
  6. Aula aberta debate trabalho e saúde no contexto da indústria petrolífera
  1. Debate sobre violações de direitos provocadas pelas construções de barragens está disponível em vídeo
  2. Debate sobre violações de direitos provocadas pelas construções de barragens está disponível em vídeo
  3. Entrevista: convidado internacional ministra curso na ENSP e fala sobre desastres e vulnerabilidades socioambientais
  4. Aula aberta debate trabalho e saúde no contexto da indústria petrolífera
  5. José Luis Fiori abre Programa de Bioética da ENSP
  6. Segurança Sanitária e Regime Jurídico de Bioética francês: assista aos vídeos dos Ceensp

mais buscadas

abrasco   aids   arouca   besserman   biblioteca   ceensp   cesteh   claves   concurso   csegsf   cursos   daps   demqs   dengue   densp   educação a distancia   endemias   ensp   epidemiologia   epsjv   especialização em saúde pública   especialização   faperj   fiocruz   funasa   giovanella   manguinhos   mestrado profissional   mestrado   opas   plataforma siga   radis   residência   saude do trabalhador   saúde mental   saúde   siga   sinval   terrapia   tuberculose