1. Cesteh traça novos rumos para próximas décadas de atuação

    Em um clima de esperança, os integrantes do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP (Cesteh) se reuniram - na tarde do dia 24/6 -, para rememorarem conquistas e traçarem planos futuros. Passados 30 anos de muito trabalho, a palavra de ordem para a nova década é integração. De acordo com o pesquisador Josino Costa Moreira, o individualismo precisa ser superado. Ele destacou ainda a falta de projetos institucionais, que envolvam a todos em um objetivo uníssono. O vice-diretor de Ambulatórios e Laboratórios da ENSP, Marcos Menezes, lembrou o quanto já se avançou e ressaltou a importância institucional da Escola para a saúde pública brasileira: "A ENSP exerce papel central no constante aperfeiçoamento do SUS, qualificando e ampliando o acesso da população aos serviços e insumos de saúde, resultantes da interação estratégica das atividades de ensino, pesquisa, atenção em saúde e desenvolvimento de tecnologias e que, há três décadas, também contam com o protagonismo do Cesteh em sua área de atuação", disse ele.

  2. Centro de Estudos debate a política das urgências e o papel das UPAs

    O Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP de 24/6 reuniu a pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde, Luciana Dias de Lima e o gestor do Laboratório de Inovação em Planejamento, Gestão, Avaliação e Regulação de Políticas, Sistemas, Redes e Serviços de Saúde do Hospital do Coração (Ligress/HCor), Armando de Negri, para debater a política das urgências e o papel que as Unidades de Pronto Atendimento ocupam nesse processo. Na ocasião Luciana apresentou os resultados de uma pesquisa coordenada por ela que buscou avaliar o processo de implantação das Unidades de Pronto Atendimento do estado do Rio de Janeiro. Os resultados apontam que a falta de integração com outras unidades da rede de serviços é um dos problemas que mais comprometem a coordenação do cuidado prestado nas UPAs. O Ceensp foi coordenado pela pesquisadora da Escola Gisele O'Dwyer de Oliveira e as apresentações estão disponíveis na íntegra no canal da ENSP no YouTube.

  1. + MAIS NOTÍCIAS

entrevistas

Integração dos serviços é fundamental para coordenação do cuidado prestado nas UPAs

Luciana Dias de Lima, pesquisadora da ENSP, fala sobre a pesquisa Processo de Implantação das Unidades de Pronto Atendimento do Rio de Janeiro e seus resultados.

MAIS ENTREVISTAS

  1. Pesquisadores debatem formas de aprimorar a vigilância do óbito materno, infantil e fetal
  2. Mesa explora os desafios da urbanização na conformação de cidades sustentáveis
  3. O consumo para além do consumo
  4. Espaço Aberto: atividades movimentam Escola durante mês do Meio Ambiente
  5. ENSP redefine sua trajetória
  6. Medicina de contrastes: mesa debate renúncia fiscal, formação dos médicos e desigualdades
  1. Centro de Estudos debate a política das urgências e o papel das UPAs
  2. Centro de Estudos debate a política das urgências e o papel das UPAs
  3. Centro de Estudos debate a política das urgências e o papel das UPAs
  4. Entrevista: Residência Multiprofissional da ENSP celebra 10 anos
  5. Assista a palestra de Anita Prestes realizada em 12 de março na ENSP
  6. Doenças raras: pesquisador da ENSP assina artigo sobre o tema

mais buscadas

abrasco   aids   arouca   besserman   biblioteca   ceensp   cesteh   claves   concurso   csegsf   cursos   daps   demqs   dengue   densp   educação a distancia   endemias   ensp   epidemiologia   epsjv   especialização em saúde pública   especialização   faperj   fiocruz   funasa   giovanella   manguinhos   mestrado profissional   mestrado   opas   plataforma siga   radis   residência   saude do trabalhador   saúde mental   saúde   siga   sinval   terrapia   tuberculose