1. Tornar visível: mapa auxilia na busca por injustiças ambientais

    Os mapas estão, hoje, ao alcance de quase todos: basta um celular conectado à internet para que a pessoa consiga saber onde está ou descobrir imediatamente a distância entre dois pontos em qualquer lugar do planeta. Mas se o Google MAPS, GPS e companhia podem ajudar nas pequenas tarefas do dia a dia, como achar um restaurante ou posto de gasolina, a potência do encontro entre a cartografia e o mundo digital aumenta quando falamos de seu uso no combate às injustiças. Utilizar desse encontro para mapear os conflitos ambientais que se espalham por todo o Brasil tem sido a tarefa de um projeto do pesquisador da ENSP Marcelo Firpo. O trabalho foi apresentado na mesa redonda Desenvolvimento e Conflitos Territoriais: experiências dos mapas e diálogos de saberes para a justiça ambiental, realizada em 20/10 durante o 2º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente.

  2. Mestrado profissional de Avaliação em Saúde abre inscrições

    Estão abertas as inscrições para o mestrado profissional de Avaliação em Saúde da ENSP, coordenado pelas pesquisadoras Marly Marques da Cruz e Ana Cláudia Figueiró. Em sua quinta edição, o curso busca formar mestres em avaliação de programas de controle de processos endêmicos capazes de realizar trabalho avaliativo, considerando as dimensões sócio-histórica e técnico-operacional da avaliação, tendo por sustentação os processos de comunicação, educação permanente e reprodução de conhecimento em avaliação para o desenvolvimento de uma gestão transformadora. As inscrições vão até o dia 14 de novembro e devem ser feitas na Plataforma Siga SS.

  1. + MAIS NOTÍCIAS

entrevistas

Diretor da ENSP fala sobre temas importantes para o futuro político do país

Hermano Castro, diretor da ENSP, fala sobre a importância de algumas questões dentro do debate político, o que espera dos candidatos em relação ao diálogo com os movimentos sociais, além de apontar alternativas para o atual modelo de desenvolvimento do país.

MAIS ENTREVISTAS

  1. Tornar visível: mapa auxilia na busca por injustiças ambientais
  2. Meio ambiente deve ser parte da vida para um futuro sustentável
  3. 'Parto normal é a preferência de 85% das mulheres no mundo'
  4. Sibsa: um encontro baseado na construção compartilhada
  5. Ex-ministra da Saúde de El Salvador é homenageada na Fiocruz
  6. 'Investimento na atenção ao parto fortalece sistemas de saúde'
  1. ENSP está em mais uma rede social: o Instagram
  2. Entrevista: Direção da ENSP fala sobre orçamento 2014
  3. Centro de Estudos debate aspectos da vacina contra HPV
  4. Centro de Estudos ganha nome de pesquisador da ENSP
  5. Centro de Estudos ganha nome de pesquisador da ENSP
  6. Vídeos sobre debate da assistência farmacêutica no RJ disponíveis

mais buscadas

abrasco   aids   arouca   besserman   biblioteca   ceensp   cesteh   claves   concurso   csegsf   cursos   daps   demqs   dengue   densp   educação a distancia   endemias   ensp   epidemiologia   epsjv   especialização em saúde pública   especialização   faperj   fiocruz   funasa   giovanella   manguinhos   mestrado profissional   mestrado   opas   plataforma siga   radis   residência   saude do trabalhador   saúde mental   saúde   siga   sinval   terrapia   tuberculose