1. Tese da ENSP ganha menção honrosa em premiação do SUS

    A tese O arranjo público-privado no Brasil e a qualidade da assistência hospitalar em São Paulo e no Rio Grande do Sul, da aluna de doutorado em Saúde Pública da ENSP Juliana Pires Machado, ganhou menção honrosa na categoria 'doutorado' do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS do Ministério da Saúde 2014. A pesquisa, orientada pelos pesquisadores Mônica Martins e Iuri da Costa Leite, tem como pressuposto que os indicadores de resultado, mensurado pela mortalidade hospitalar ajustada, variam conforme fonte de pagamento das internações e arranjo de financiamento adotado por cada hospital. O estudo observou maior chance de morte entre pacientes internados em hospitais de natureza pública, de arranjo de financiamento somente SUS e de maior porte.

  2. Poluição sonora: um barulho em nossas vidas

    O Centro de Estudos da ENSP de 19/11 teve a questão da poluição sonora como tema. Para isso recebeu o chefe do Laboratório de Ensaios Acústicos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Laena/Inmetro), Marco Antonio Nabuco de Araújo, a coordenadora do Serviço de Audiologia do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), Márcia Soalheiro, e a pesquisadora da Coordenação de Saúde do Trabalhador da Fiocruz, Martha Ribeiro Valle Macedo. Na ocasião, o chefe do Laena explicou que existem diversos tipos de poluição sonora e que o barulho causado por ela está presente na vida de todos. Ele defendeu também que o Estado precisa se posicionar sobre a questão e realizar ações efetivas de enfrentamento.

  1. + MAIS NOTÍCIAS

entrevistas

Saúde masculina na pauta das discussões

Regina Paiva Daumas, pesquisadora da ENSP, fala sobre o Novembro Azul e a necessidade do homem em procurar mais o serviço de saúde em busca de uma melhor qualidade de vida.

MAIS ENTREVISTAS

  1. Poluição sonora: um barulho em nossas vidas
  2. Fios de resistência: mestrado sobre movimentos sociais debate saúde no campo
  3. Seminário discute regionalização em saúde no país
  4. Seminário analisa os impactos da governança regional na efetividade do SUS
  5. Perguntar é preciso
  6. Roda de conversa discute conjuntura política no país
  1. Recertificação mantém qualidade internacional dos ambulatórios e laboratórios da ENSP
  2. Debate sobre Atenção Primária à Saúde disponível em vídeo
  3. Debate sobre Atenção Primária à Saúde disponível em vídeo
  4. Debate sobre Atenção Primária à Saúde disponível em vídeo
  5. Debate sobre Atenção Primária à Saúde disponível em vídeo
  6. ENSP está em mais uma rede social: o Instagram

mais buscadas

abrasco   aids   arouca   besserman   biblioteca   ceensp   cesteh   claves   concurso   csegsf   cursos   daps   demqs   dengue   densp   educação a distancia   endemias   ensp   epidemiologia   epsjv   especialização em saúde pública   especialização   faperj   fiocruz   funasa   giovanella   manguinhos   mestrado profissional   mestrado   opas   plataforma siga   radis   residência   saude do trabalhador   saúde mental   saúde   siga   sinval   terrapia   tuberculose