1. ENSP debate Atenção Básica no Rio de Janeiro nesta terça-feira (18/12)

    Como fica a Atenção Básica do SUS no Rio de Janeiro? Com esse questionamento, na próxima terça-feira, 18 de dezembro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) reunirá profissionais de saúde, gestores e pesquisadores para debater sobre como os cortes na saúde afetam diretamente a Atenção Básica no Rio de Janeiro. Marcado para às 9 horas, no salão internacional da ENSP, o evento é aberto a todos os interessados e não necessita de inscrição. 
     

  2. Comitê de Ética da ENSP debate vivências em ética em pesquisa

    O Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Cep/ENSP/Fiocruz) realizou o evento Vivências em ética em pesquisa: interlocução entre pesquisadores e o CEP. O objetivo da atividade foi a aproximação entre os pesquisadores e o Comitê de Ética. O evento debateu sobre o conhecimento científico e a valorização da população indígena, além das responsabilidades na condução de pesquisas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Confira no Canal da ENSP, no Youtube, as apresentações.

  3. Inscrições abertas para Especialização em Gestão Estratégica de Investimentos na Educação Básica

    A ENSP/Fiocruz, por meio da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e EAD e a Universidade Aberta do Brasil, abrem processo seletivo para o Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Investimentos na Educação Básica, na modalidade a distância. As inscrições estão abertas até o dia 27 de dezembro e devem ser feitas através site da EAD/ENSP. Acesse o edital do curso e saiba mais.

  4. Cesteh/ENSP debate democracia, trabalho e Saúde nesta terça-feira (18/12)

    O Cesteh/ENSP realizará no dia 18 de dezembro, o seminário Democracia Trabalho e Saúde. Marcado para as 10 horas, na sala 32 do Cesteh, o evento contará com a participação da professora da Uerj, Maria Inês Bravo, e do docente do Instituto de Medicina Social da Uerj, André Mendonça. O debate será coordenado pelo pesquisador do Centro de Estudos, Augusto Pina. A atividade é aberta aos interessados e não necessita de inscrição.

  5. ‘Como eliminar a Malária?’ é o tema do Sala de Convidados

    A incidência do número de casos de malária vinha caindo de 2010 a 2015. O relatório anual das Organizações das Nações Unidas (OMS), divulgado esse mês, mostra que a doença voltou a crescer, principalmente em países africanos. De acordo com o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, as ações de combate estão estagnadas por falta de investimento em programas de prevenção e tratamento.
     

  1. + MAIS NOTÍCIAS

entrevistas

Entrevista: médico e vereador Paulo Pinheiro fala sobre os cortes na saúde pública municipal

O médico e vereador Paulo Pinheiro analisa a saúde do município do Rio de Janeiro, em especial a Atenção Primária, após sucessivas agressões ao direito universal à saúde. Além disso, faz um breve panorama dos gastos em países, onde a saúde é universalizada, e projeta um provável futuro brasileiro, com chuvas, trovoadas e congelamentos.

MAIS ENTREVISTAS

  1. Comitê de Ética da ENSP debate vivências em ética em pesquisa
  2. ENSP promove Oficina para elaboração do novo repositório
  3. Racismo determina o processo de saúde, doença e morte
  4. Centro de Estudos da ENSP debateu o trabalho escravo contemporâneo
  5. Exposição de trabalhadores a poeiras minerais marca último 'Encontros do Cesteh' em 2018
  6. Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública celebra 10 anos
  1. Comitê de Ética da ENSP debate vivências em ética em pesquisa
  2. Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública celebra 10 anos
  3. Centro de Estudos da ENSP debateu mapeamento das vulnerabilidades a desastres
  4. Dihs/ENSP promoveu assinatura de convênio e palestra: assista aos vídeos
  5. ENSP 64 Anos: Confira o vídeo produzido durante as comemorações
  6. Aula aberta debate os 40 anos da Reforma Psiquiátrica

mais buscadas

abrasco   aids   arouca   besserman   biblioteca   ceensp   cesteh   claves   concurso   csegsf   cursos   daps   demqs   dengue   densp   educação a distancia   endemias   ensp   epidemiologia   epsjv   especialização em saúde pública   especialização   faperj   fiocruz   funasa   giovanella   manguinhos   mestrado profissional   mestrado   opas   plataforma siga   radis   residência   saude do trabalhador   saúde mental   saúde   siga   sinval   terrapia   tuberculose