1. Exposição a agrotóxicos pode causar distúrbios reprodutivos

    Um estudo elaborado pelo aluno de doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente da ENSP Cleber Cremonese observou que grande parte dos agrotóxicos apresenta capacidade de desregulação do sistema endócrino humano, o que altera os níveis de hormônios sexuais e causa efeitos adversos, principalmente sobre o sistema reprodutor. Câncer de mama e ovário, desregulação de ciclo menstrual, câncer de testículo e próstata, infertilidade, declínio da qualidade seminal e malformação de órgãos reprodutivos são alguns dos exemplos dessas complicações. Segundo Cleber, com o aumento do consumo nacional de agrotóxicos, tanto no agronegócio como na agricultura familiar, crescem as evidências de que a utilização destas substâncias não está apenas relacionada especificamente à produção agrícola, mas se transforma em um problema de saúde pública.
     
     

  2. Avaliação em Saúde: mestrado segue com inscrições abertas

    Seguem abertas, até 14 de novembro, as inscrições para o mestrado profissional de Avaliação em Saúde da ENSP, coordenado pelas pesquisadoras Marly Marques da Cruz e Ana Cláudia Figueiró. Em sua quinta edição, o curso busca formar mestres em avaliação de programas de controle de processos endêmicos capazes de realizar trabalho avaliativo, considerando as dimensões sócio-histórica e técnico-operacional da avaliação, tendo por sustentação os processos de comunicação, educação permanente e reprodução de conhecimento em avaliação para o desenvolvimento de uma gestão transformadora. As inscrições devem ser feitas na Plataforma Siga SS.

  1. + MAIS NOTÍCIAS

entrevistas

Entrevista: conheça Maria Isabel Rodrígues, Doutora Honoris Causa pela Fiocruz

Para ela, o documento da 8ª Conferência Nacional de Saúde pode ajudar a implementar a reforma sanitária em qualquer país do mundo; Darcy Ribeiro e Paulo Freire são um "pouco do muito" que deveríamos conhecer do Brasil e a Fiocruz não é brasileira. Determinada e clara em suas colocações, a sanitarista salvadorenha María Isabel Rodrígues recebeu, na sexta-feira, 17/10, o título de Doutora Honoris Causa pela Fiocruz, homenagem que celebra uma longa história de amor com a instituição. Uma história, aliás, que começa até antes de seu nascimento.

MAIS ENTREVISTAS

  1. Exposição a agrotóxicos pode causar distúrbios reprodutivos
  2. Saúde e ambiente: palestras destacam preocupação com o desenvolvimento do país
  3. Sibsa 2014: Carta de BH reforça interação entre a academia e o saber popular
  4. Painel debate aquecimento global e saúde durante o 2º Sibsa
  5. Pesquisa analisa o impacto de grandes empreendimentos na saúde
  6. Por uma epistemologia da visão: debate envolve academia e indígenas
  1. ENSP está em mais uma rede social: o Instagram
  2. Entrevista: Direção da ENSP fala sobre orçamento 2014
  3. Centro de Estudos debate aspectos da vacina contra HPV
  4. Centro de Estudos ganha nome de pesquisador da ENSP
  5. Centro de Estudos ganha nome de pesquisador da ENSP
  6. Vídeos sobre debate da assistência farmacêutica no RJ disponíveis

mais buscadas

abrasco   aids   arouca   besserman   biblioteca   ceensp   cesteh   claves   concurso   csegsf   cursos   daps   demqs   dengue   densp   educação a distancia   endemias   ensp   epidemiologia   epsjv   especialização em saúde pública   especialização   faperj   fiocruz   funasa   giovanella   manguinhos   mestrado profissional   mestrado   opas   plataforma siga   radis   residência   saude do trabalhador   saúde mental   saúde   siga   sinval   terrapia   tuberculose