1. Manifesto busca fortalecer luta pelo direito à saúde

    "A saúde é direito de todos e dever do Estado", é o que garante o artigo 196 da Constituição Federal, de 1988. Porém, há décadas o país sofre forte influência de setores conservadores mantendo aspectos de atraso nas instituições nacionais, inclusive em relação à saúde, que, apesar de ser considerada um direito de todos a ser assegurado mediante políticas do Estado, continuou 'livre à iniciativa privada'. Desde então, o SUS vem enfrentando uma competição desigual com o chamado setor suplementar. Para informar cidadãos, esclarecer dúvidas, instrumentalizá-los e servir de subsídio para os debates da agenda da saúde nas eleições e da próxima Conferência Nacional de Saúde, foi lançado pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) o manifesto Por que defender o SUS? Diferenças entre Direito Universal e Cobertura Universal de Saúde, construído com a colaboração de pesquisadores da ENSP.

  2. Hepatites Virais: uma doença silenciosa e silenciada

    No Dia Mundial das Hepatites Virais, lembrado em 28 de julho, a Revista Radis, da Escola Nacional de Saúde Pública, alerta que a hepatite C já causa mais mortes do que a aids nos Estados Unidos, segundo relatório do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês, órgão do Departamento de Saúde e Serviços Humanos) publicado no fim de fevereiro no Annals of Internal Medicine. A pesquisa americana concluiu que a taxa de mortalidade por hepatite C aumentou de 3 por 100 mil em 1999 para 5 por 100 mil em 2007, enquanto a por doenças relacionadas à aids caiu de 6 por 100 mil para 4 por 100 mil no mesmo período. Apesar de localizada espacialmente, a pesquisa aponta uma possível tendência em países que investiram para oferecer diagnóstico e tratamento públicos para portadores do HIV, o que aumentou o tempo de vida pós-infecção. A hepatite C, por outro lado, ainda não conta com assistência semelhante em grande parte do mundo, incluindo o Brasil. Entre outras razões, pesa o fato de se tratar de uma doença silenciosa e silenciada - que não apresenta sintomas e é muito pouco divulgada.

  1. + MAIS NOTÍCIAS

entrevistas

Polo de Laboratórios da ENSP possibilitará inovações em saúde

Carlos Eduardo Grault, coordenador de laboratórios da ENSP, fala sobre o processo de construção do novo Polo de Laboratórios da Escola que possibilitará inovações acadêmicas e tecnológicas em saúde. 

MAIS ENTREVISTAS

  1. Enfermeiros sofrem com precariedade nas emergências
  2. Pesquisa analisa as religiões na prevenção da violência e recuperação de pessoas
  3. Belford Roxo busca parceria para a saúde na ENSP
  4. Estudo atenta para obesidade de indígenas Xavante
  5. Saúde e trabalho: livro e evento debateram tema
  6. Alemão e Maré têm alto risco de doenças infecciosas
  1. Entrevista: Direção da ENSP fala sobre orçamento 2014
  2. Centro de Estudos debate aspectos da vacina contra HPV
  3. Centro de Estudos ganha nome de pesquisador da ENSP
  4. Centro de Estudos ganha nome de pesquisador da ENSP
  5. Vídeos sobre debate da assistência farmacêutica no RJ disponíveis
  6. Vídeos sobre debate da assistência farmacêutica no RJ disponíveis

mais buscadas

abrasco   aids   arouca   besserman   biblioteca   ceensp   cesteh   claves   concurso   csegsf   cursos   daps   demqs   dengue   densp   educação a distancia   endemias   ensp   epidemiologia   epsjv   especialização em saúde pública   especialização   faperj   fiocruz   funasa   giovanella   manguinhos   mestrado profissional   mestrado   opas   plataforma siga   radis   residência   saude do trabalhador   saúde mental   saúde   siga   sinval   terrapia   tuberculose