1. Pesquisa aborda a saúde na agenda da política externa

    Por que os governos dos presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva consideraram importante formalizar o tratamento do tema da saúde na agenda da política externa brasileira? Essa questão conduziu a pesquisa da aluna de mestrado profissional em Saúde Pública da ENSP Tayná Marques Torres Barboza. De acordo com os dados do estudo, o país, nesse espaço, apresentou sua experiência no tratamento do HIV/Aids, contribuiu para a regulação internacional do tabaco, defendeu o acesso a medicamentos, apoiou melhorias nos sistemas de saúde dos países em desenvolvimento e confirmou os esforços referentes aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, aumentando sua influência no cenário internacional. "Na busca estratégica por credibilidade e autonomia, o país assumiria uma espécie de 'dever global', que seria realizado por meio de diversas parcerias internacionais e pela participação nas instituições globais", afirmou a aluna.

  2. Informe ENSP começa a circular com layout reformulado

    Os assinantes do boletim Informe ENSP recebem, nesta quarta-feira (1/10), a oitava versão do informativo, que conta com uma reorganização das informações e apresenta um layout mais arejado. As seções não foram alteradas, mas as notícias passam a privilegiar, ainda mais, o ensino, a pesquisa e as atividades de cooperação nacional e internacional, áreas de atuação da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. A alteração foi necessária para que o novo informativo acompanhe o crescimento da ENSP, ampliando sua integração com as redes sociais, como Facebook e Twitter, e o canal de vídeos da instituição no YouTube.

  1. + MAIS NOTÍCIAS

entrevistas

Debate eleitoral sobre saúde precisa ser qualificado

Isabela Santos, pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP), coordenadora do Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública (PDTSP/VPPLR/Fiocruz) e vice-presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, fala do debate eleitoral com relação ao campo da saúde brasileira.

MAIS ENTREVISTAS

  1. Pesquisa aborda a saúde na agenda da política externa
  2. Perguntar é preciso
  3. Grande pra quem?
  4. Rede de Escolas: Agência de Acreditação é instalada
  5. Escola promove mutirão na luta contra a Hanseníase
  6. Instituições se unem em prol de territórios sustentáveis
  1. Entrevista: Direção da ENSP fala sobre orçamento 2014
  2. Centro de Estudos debate aspectos da vacina contra HPV
  3. Centro de Estudos ganha nome de pesquisador da ENSP
  4. Centro de Estudos ganha nome de pesquisador da ENSP
  5. Vídeos sobre debate da assistência farmacêutica no RJ disponíveis
  6. Vídeos sobre debate da assistência farmacêutica no RJ disponíveis

mais buscadas

abrasco   aids   arouca   besserman   biblioteca   ceensp   cesteh   claves   concurso   csegsf   cursos   daps   demqs   dengue   densp   educação a distancia   endemias   ensp   epidemiologia   epsjv   especialização em saúde pública   especialização   faperj   fiocruz   funasa   giovanella   manguinhos   mestrado profissional   mestrado   opas   plataforma siga   radis   residência   saude do trabalhador   saúde mental   saúde   siga   sinval   terrapia   tuberculose