1. Inscrições abertas para Qualificação Profissional em Políticas de Controle do Tabagismo

    Estão abertas as inscrições para o curso de Qualificação Profissional em Políticas de Controle do Tabagismo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). O curso propõe formação de profissionais interessados em políticas de controle do tabaco, sejam eles da Rede SUS, de outras áreas como legislativa, educativa e econômica, bem como profissionais de outros países. Os interessados devem acessar a Plataforma SIGALS, e, em caso de mais informações, o edital está disponível.

  2. Encontros do Cesteh debate psicanálise e saúde dos trabalhadores

    Reiniciando a série de debates mensais intitulada 'Encontros do Cesteh', o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) realizará o primeiro encontro de 2019. A atividade debaterá o discurso da psicanálise e o campo da saúde dos trabalhadores e contará com a apresentação da pesquisadora do Cesteh, Clarice Gatto. O Encontros é aberto a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia. O debate acontecerá em 24 de abril, na sala 32 do Cesteh/ENSP, a partir das 12 horas.  

  3. Evento relata experiências de controle da tuberculose

    O pesquisador Paulo Basta, da Escola Nacional de saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), participou, no dia 11 de abril, do painel HealthTalks@swissnex, organizado pela swissnex Brazil, e que debateu perspectivas inovadoras sobre o controle da tuberculose. Especialista no controle da tuberculose, Basta falou sobre a antiguidade da doença entre as populações indígenas e apresentou estudo de caso sobre as percepções do adoecimento na perspectiva indígena. Confira, no Podcast gravado pelo pesquisador, o resumo do evento.
     

  4. Inscrições abertas para premiação de experiências exitosas em atenção primária à saúde

    Estão abertas as inscrições para o Prêmio APS Forte para o SUS: Acesso Universal. Equipes de Saúde da Família, Coordenações de Atenção Básica regionais ou municipais, Secretarias Municipais de Saúde e Secretarias Estaduais de Saúde têm até o dia 15 de junho para indicar suas experiências exitosas. Para participar, é preciso preencher um formulário eletrônico disponível no edital. O Prêmio foi lançado em 5 de abril pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em parceria com o Ministério da Saúde do Brasil, durante um evento para marcar o Dia Mundial da Saúde. 

  5. Dicas para um consumo adequado de ovos de Páscoa por crianças

    Um dos símbolos emblemáticos da Semana Santa são os ovos de chocolate, favoritos das crianças durante o domingo de Páscoa. Por esse motivo, a equipe da Coordenação Técnica de Nutrição do IFF/Fiocruz, deu suas recomendações em relação ao consumo de ovos de Páscoa por crianças.
    Meu filho pode comer chocolate? Em qual quantidade? Qual o melhor chocolate? são dúvidas comuns que os pais têm quanto aos ovos de Páscoa, e que as especialistas em nutrição do IFF/Fiocruz esclarecem. 

  1. + MAIS NOTÍCIAS

entrevistas

Dicionário de Favelas Marielle Franco pretende resgatar memória das comunidades

Sônia Fleury, pesquisadora do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz e membro do Conselho Concultivo da ENSP, fala sobre o lançamento do Dicionário de Favelas Marielle Franco.

MAIS ENTREVISTAS

  1. 'EUA é um barco angustiante', disse José Luís Fiori
  2. Feira Agroecológica Josué de Castro homenageou Marielle na ENSP
  3. II Conferência Livre de Saúde debateu saúde e democracia em Manguinhos
  4. A resistência dos povos indígenas: Joênia Wapichana abre curso de Saúde Pública da ENSP
  5. ENSP institucionaliza Biblioteca Virtual de Povos Indígenas
  6. Aula inaugural da ENSP debateu mineração e devastação ambiental
  1. Palestra 'Envelhecimento: Autonomia, Saúde e Justiça' está disponível em vídeo
  2. Cetab comenta proposta de redução da tributação de cigarro
  3. ENSP institucionalizará Biblioteca Virtual de Saúde dos Povos Indígenas na quarta-feira (13/3)
  4. Paleoparasitologia, ciência na qual os mortos ensinam os vivos, celebra 40 anos
  5. Paleoparasitologia, ciência na qual os mortos ensinam os vivos, celebra 40 anos
  6. Entrevista: Paulo Amarante comenta mudanças na política de Saúde Mental

mais buscadas

abrasco   aids   arouca   besserman   biblioteca   ceensp   cesteh   claves   concurso   csegsf   cursos   daps   demqs   dengue   densp   educação a distancia   endemias   ensp   epidemiologia   epsjv   especialização em saúde pública   especialização   faperj   fiocruz   funasa   giovanella   manguinhos   mestrado profissional   mestrado   opas   plataforma siga   radis   residência   saude do trabalhador   saúde mental   saúde   siga   sinval   terrapia   tuberculose