1. ENSP relembra legado de Pierre Bourdieu em evento internacional

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) realizará, entre os dias 5 e 9 de dezembro, o Colóquio Bourdieu, uma oportunidade para celebrar e debater a obra de Pierre Bourdieu, um dos mais importantes e influentes cientistas sociais da segunda metade do século XX, que deixou vasta obra sobre educação, cultura, literatura, arte, mídia, linguagem e política, buscando aliar inovação teórica com a prática rigorosa da pesquisa empírica. O evento é uma parceria da ENSP com o Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro , o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro e o Institut Français, com apoio do Canal Curta. As atividades do Colóquio Bourdieu ocorrerão ao longo da semana em diferentes locais: no Espaço Cultural da França - A Maison (antiga Maison de France - 5 e 6 de dezembro), no CBAE/UFRJ (7 de dezembro) e na Escola Nacional de Saúde Pública (8 e 9 de dezembro).

  2. ‘Radis’ de dezembro retrata uma especialidade em ascensão: os médicos de família e comunidade

    A edição de dezembro da Revista Radis, disponível on-line, enfoca uma notícia animadora para a saúde pública. Na contramão da crescente escolha pelas especialidades na formação e prática da medicina, não raro associada ao uso intensivo de tecnologias caras e medicalização impulsionado por interesses de mercado, um significativo número de estudantes e jovens profissionais brasileiros vem reencontrando a função social de sua profissão ao atuar como médicos de Família e Comunidade. Na 21ª Conferência Mundial de Médicos de Família, realizada em novembro, a repórter Elisa Batalha ouviu residentes e profissionais que se orgulham de cuidar das pessoas de forma integral, dentro de seu contexto familiar e comunitário, promovendo e acompanhando a saúde de cada um por períodos mais longos. Uma proximidade que permite até contribuir na busca de solução para reivindicações como mais e melhor acesso, e interferir nos processos de determinação de saúde e doenças. Do total de médicos no Brasil, 2% são especializados em Medicina de Família (ou Família e Comunidade), e representam 10% dos cerca de 40 mil médicos atuando em equipes de atenção básica. No Canadá, onde a atenção primária é que estrutura o sistema de saúde, esse contingente chega a 40% dos médicos em atividade. Em Cuba, a formação médica tem como prioridade a promoção, prevenção e atenção integral no contexto das famílias e da comunidade. Na fala dos especialistas de Portugal, Espanha ou Egito, a mesma percepção: na Medicina de Família se percebe o adoecimento sistêmico das populações submetidas a políticas econômicas que degradam as condições de vida.

  1. + MAIS NOTÍCIAS

entrevistas

ENSP recebe Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas

Nilton Bahlis, coordenador do Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas (Next/ENSP) fala sobre a vinda do Núcleo para a Escola e sua atuação ao longo de 9 anos, que serão completados em 5 de dezembro, com uma atividade comemorativa.

MAIS ENTREVISTAS

  1. Encontro Nacional de Escolas de Saúde Pública termina com decisão sobre posicionamento da Rede
  2. Encontro na ENSP destaca desafios da Atenção Primária em Saúde
  3. 'Violência no namoro deve entrar na pauta da saúde pública'
  4. Desigualdade no acesso à saúde e racismo institucional devem ser enfrentados
  5. Emoção e saudade marcam seminário em homenagem ao pesquisador Adauto Araujo
  6. Tuberculose, Zika, bioética e dignidade humana foram tema de debate na ENSP
  1. Encontro na ENSP destaca desafios da Atenção Primária em Saúde
  2. Disponíveis on-line vídeos sobre saúde e ambiente
  3. Vítimas das obras dos Jogos Olímpicos Rio 2016 recebem homenagens da Fiocruz
  4. Centro de Estudos da ENSP sobre saúde nas prisões está disponível em vídeo
  5. Entrevista: diretor da ENSP fala sobre atual conjuntura política do país
  6. Resistência microbiana apresenta elevados índices em todo o mundo

mais buscadas

abrasco   aids   arouca   besserman   biblioteca   ceensp   cesteh   claves   concurso   csegsf   cursos   daps   demqs   dengue   densp   educação a distancia   endemias   ensp   epidemiologia   epsjv   especialização em saúde pública   especialização   faperj   fiocruz   funasa   giovanella   manguinhos   mestrado profissional   mestrado   opas   plataforma siga   radis   residência   saude do trabalhador   saúde mental   saúde   siga   sinval   terrapia   tuberculose