1. ENSP segue com inscrições abertas para cursos de especialização e qualificação

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) está com inscrições abertas para três cursos de especialização e um de qualificação profissional. Entre os cursos que seguem com as inscrições abertas estão a especialização em Pneumologia Sanitária, a especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, e a especialização em Saúde do Trabalhador. No âmbito da qualificação profissional, seguem abertas as inscrições para o novo curso 'O nexo da água'. Todas as informações sobre cada curso e seus editais estão disponíveis na Plataforma Sigals. Confira os cursos de especialização e qualificação disponíveis e seus prazos de inscrição.

  2. 'Radis' divulga novas ações de prevenção contra a febre amarela

    Apesar de ser uma doença conhecida, prevenível por vacinação, as abordagens contra a febre amarela não evitaram o aumento de 50,8% no número de casos em 2018 em relação a 2017. Some-se a isso o risco confirmado de reurbanização da doença, que mobiliza ativistas e especialistas para a divulgação de informações confiáveis e a necessidade de convencer a população a se vacinar. Radis apresenta, a seguir, um guia atualizado sobre a febre amarela, com base em orientações fornecidas por pesquisadores em oficina ministrada para jornalistas, no mês de março. Na pauta, os estudos sobre o novo medicamento, avaliações sobre a eficácia da vacina e a defesa da imunização - medida comprovada de prevenção do retorno da doença às cidades. Leia a reportagem completa da Radis, n° 187. 

  3. Febre amarela: 10 milhões ainda precisam se vacinar

    O Ministério da Saúde reforça a importância da população procurar os postos de vacinação nas novas áreas de risco de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. De acordo com o boletim epidemiológico publicado na última quarta-feira (11/4), que traz as informações enviadas pelos gestores locais, os três estados ainda estão com a cobertura bem abaixo da meta, que é 95%. A cobertura da campanha em curso no Rio de Janeiro está com 40,9%, a Bahia está com 55% e São Paulo com 52,4% da população-alvo vacinada. A vacina está disponível nos postos de saúde. O período de alta da doença segue até maio. Ao todo, a campanha nesses estados busca imunizar 23,8 milhões de pessoas.

  4. Simpósio sobre envelhecimento debate mortalidade prematura e doenças crônicas na Agenda 2030

    A mortalidade prematura de adultos por doenças crônicas não transmissíveis e as pesquisas referentes ao seu enfrentamento estão na pauta do 1° Simpósio Nacional Sobre Saúde, Envelhecimento e Estado de Bem-Estar, que será realizado em 18 e 19 de abril de 2018, no Museu da Vida, da Fiocruz. Resultado de parceria entre o Grupo de Informação em Saúde e Envelhecimento (Gise), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), e o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE/Fiocruz), o evento discutirá as diferentes dimensões do problema e buscará atualizar a discussão travada nas áreas de conhecimento a ele relacionadas, como Demografia, Informação em Saúde e Saúde Pública, por meio da colaboração entre pesquisadores, especialistas e estudantes.

  5. Investimento em dose dupla para combater a resistência aos antimicrobianos

    Duas oportunidades de financiamento de projetos no tema de resistência aos antibióticos estão abertas por meio de editais que envolvem parcerias entre Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação Bill & Melinda Gates. Os editais abrangem linhas temáticas complementares na busca de soluções para esse problema, que ameaça a saúde da população em todo o mundo e pode matar 50 milhões de pessoas até 2050. Os interessados podem se inscrever em uma ou nas duas chamadas.

  1. + MAIS NOTÍCIAS

entrevistas

Entrevista: Pesquisadora da ENSP fala sobre recentes alterações nas políticas de AB e saúde mental

A psicóloga, doutora em saúde coletiva e pesquisadora da ENSP, Tatiana Wargas, fala a respeito do impacto da conjuntura política do país sobre a vida dos brasileiros e as recentes alterações nas políticas de Atenção Básica e de Saúde Mental

MAIS ENTREVISTAS

  1. 'Privacidade do participante de pesquisa é um direito constitucional'
  2. Debate oferece perspectiva crítica à intervenção militar no Rio
  3. Roda de conversa do Cesteh debateu questões ligadas à saúde e ambiente
  4. Centro de Saúde inaugura Espaço de Educação em Saúde Doutor Mario Sayeg
  5. Vigilância e promoção como estratégias de redução de vulnerabilidades
  6. Saúde, desenvolvimento e inovação no Brasil: 'CSP' lança suplemento especial
  1. Falta de orçamento ou erros de gestão? Evento na ENSP discutiu a crise da saúde no Rio de Janeiro
  2. Aula inaugural da Especialização em Saúde Pública debateu saúde em tempos de crise e austeridade
  3. Brasil está no rol dos países que carregam mais de 80% da carga global de TB
  4. No dia internacional da mulher, ENSP debate legalidade do aborto e direito à vida
  5. Seminário Pré-Abrascão debateu APS em tempos de austeridade e abertura de mercados
  6. ENSP/Fiocruz lamenta assassinato da vereadora Marielle Franco

mais buscadas

abrasco   aids   arouca   besserman   biblioteca   ceensp   cesteh   claves   concurso   csegsf   cursos   daps   demqs   dengue   densp   educação a distancia   endemias   ensp   epidemiologia   epsjv   especialização em saúde pública   especialização   faperj   fiocruz   funasa   giovanella   manguinhos   mestrado profissional   mestrado   opas   plataforma siga   radis   residência   saude do trabalhador   saúde mental   saúde   siga   sinval   terrapia   tuberculose