1. ENSP participa da elaboração das Diretrizes sobre Saneamento e Saúde da OMS

    No dia 1º de outubro, a Organização Mundial da Saúde lançou as Diretrizes sobre Saneamento e Saúde, um conjunto de medidas para estimular sistemas e práticas de saneamento seguros para promoção da saúde. O pesquisador Renato Castiglia Feitosa, da ENSP/Fiocruz, participou da elaboração do Guia a convite do coordenador da Equipe Técnica Regional de Água e Saneamento da Opas (Etras) e também pesquisador da ENSP, Teófilo Monteiro. 

  2. Ceensp especial abordará mapeamento das vulnerabilidades e desastres

    Na quarta-feira, 24 de outubro, será realizada uma sessão especial do Centro de Estudo Miguel Murat de Vasconcelos da ENSP. Com tema Metodologias participativas para mapeamento das vulnerabilidades e desastres, o Ceensp acontecerá no âmbito do Curso Internacional Metodologias participativas para abordagem da vulnerabilidade e suas implicações para a análise do risco de emergências e desastres: Brasil-Portugal.

  3. Fiocruz promove Seminário internacional 30 anos do SUS

    Há exatos 30 anos nascia o Sistema Único de Saúde (SUS), a maior política social que o Brasil já conheceu. Na mesma época,  uma unidade construída quatro anos antes na Fundação Oswaldo Cruz dava um passo que buscava expandir para o campo específico da educação os princípios que orientaram a construção do SUS: era criado o curso técnico de nível médio em saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV).

  4. Seminário na Emerj destaca os 30 anos do SUS

    A Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj) promoveu, nos dias 18 e 19 de outubro, o evento 30 anos do SUS, com diversos painéis abordando aspectos como a relação com a Constituição de 1988, a questão das mulheres, dos presidiários e dos grupos LGBT na saúde pública brasileira. Na abertura do evento o diretor-geral da Emerj, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, reconheceu o SUS como “uma das maiores propostas de inclusão social”, mas salientou as críticas que enfrenta em relação à gestão deficiente e a falta de financiamento, afirmando que “a população clama por melhorias”.

  1. + MAIS NOTÍCIAS

entrevistas

Entrevista: pesquisadora da ENSP participa de construção da Monografia da IARC sobre benzeno

Ariane Leites Larentis, pesquisadora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) fala sobre a sua participação como representante da Fiocruz na construção da Monografia sobre Benzeno da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), órgão vinculado à Organização Mundial da Saúde.

MAIS ENTREVISTAS

  1. Cesteh/ENSP debate o papel do professor com Roda de Conversa
  2. Viver até Quando? E Como? CCI promove Roda de Conversa no 'Mês Amarelo'
  3. Semana do ACS discute violência e saúde em territórios vulnerabilizados
  4. 'Encontros do Cesteh' debate Emergência e Desastres em Saúde
  5. #souMuseuNacional #souUFRJ#souEstadoBrasileiro: ENSP recebe colaborações em defesa do Museu Nacional e da UFRJ
  6. Palestra aborda punitivismo, democracia e as contradições do regime político brasileiro
  1. ENSP 64 Anos: Confira o vídeo produzido durante as comemorações
  2. Aula aberta debate os 40 anos da Reforma Psiquiátrica
  3. Homenagem à Marielle no aniversário da ENSP: assista aos vídeos da atividade
  4. RedEscola 10 anos: assista aos vídeos da comemoração
  5. Homenagem à Marielle reuniu familiares, amigos, artistas e ativistas no aniversário da ENSP
  6. Abrascão 2018: Confira os debates em vídeo

mais buscadas

abrasco   aids   arouca   besserman   biblioteca   ceensp   cesteh   claves   concurso   csegsf   cursos   daps   demqs   dengue   densp   educação a distancia   endemias   ensp   epidemiologia   epsjv   especialização em saúde pública   especialização   faperj   fiocruz   funasa   giovanella   manguinhos   mestrado profissional   mestrado   opas   plataforma siga   radis   residência   saude do trabalhador   saúde mental   saúde   siga   sinval   terrapia   tuberculose