1. ENSP tem 19 projetos aprovados pelo CNPq, Faperj e Papes

    Ao longo do ano de 2014, a Escola Nacional de Saúde Pública teve 19 projetos contemplados em editais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Programa de Apoio à Pesquisa Estratégica em Saúde (Papes VII - Fiocruz 2014). Os trabalhos aprovados envolvem estudos com a saúde do trabalhador, violência na infância e adolescência, violência homofóbica, tuberculose, melhoria do cuidado em maternidades, saúde nos eventos de massa, o estudo Elsa, dentre outros. "A aprovação desses projetos demonstra um reconhecimento da comunidade acadêmica, além de expressar a qualidade dos projetos da Escola, que passam por uma criteriosa avaliação para serem contemplados nesses editais públicos. Todo mérito deve ser dividido com a Vice-Direção de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (VDPDT), que tem estimulado esse processo na Escola", disse o diretor da ENSP, Hermano Castro.

  2. Segurança do Paciente: lançamento de livros e curso marcam 2014

    Promover, proteger e recuperar a saúde é o que se espera dos serviços de saúde. Por isso, provoca espanto quando se fala que o processo de cuidado em saúde pode causar incidentes com danos. Alguns perigos são inerentes a esse processo - como os efeitos colaterais conhecidos de determinados medicamentos. Outros podem ser consequências de erros que acontecem em qualquer ramo de atividade, inclusive na saúde. Para fazer frente à frequência e à magnitude desses problemas, deve-se disseminar a cultura da segurança nos serviços de saúde, cujo objetivo é melhorar a qualidade e os resultados desses serviços. Como uma importante contribuição nesse sentido, no ano de 2014, foram realizados um curso internacional e o lançamento de dois livros Segurança do Paciente: conhecendo os riscos nas organizações de saúde e Segurança do Paciente: criando organizações de saúde seguras, ambos publicados pela EAD/ENSP e a Editora Fiocruz.

  1. + MAIS NOTÍCIAS

entrevistas

Diretor da ENSP faz balanço do ano e aponta perspectivas para 2015

Hermano Castro, diretor da ENSP, relembra os fatos que movimentaram a Escola ao longo de 2014 e comenta os principais desafios e perspectivas para 2015. 

MAIS ENTREVISTAS

  1. ENSP debate qualidade de vida no trabalho
  2. Encontro debate judicialização do SUS e aumento da cooperação com MP
  3. ENSP é reconduzida à Secretaria Executiva da Resp para o período 2015-2016
  4. Notícias do Planalto: Chico Alencar fala sobre sua luta, no Congresso, pela participação popular
  5. ENSP debate desafios da saúde reprodutiva
  6. Especialistas debatem critérios de avaliação da Capes
  1. Lançamento do DVD 'Nascer no Brasil' emociona plateia
  2. Lançamento do DVD 'Nascer no Brasil' emociona plateia
  3. Recertificação mantém qualidade internacional dos ambulatórios e laboratórios da ENSP
  4. Debate sobre Atenção Primária à Saúde disponível em vídeo
  5. Debate sobre Atenção Primária à Saúde disponível em vídeo
  6. Debate sobre Atenção Primária à Saúde disponível em vídeo

mais buscadas

abrasco   aids   arouca   besserman   biblioteca   ceensp   cesteh   claves   concurso   csegsf   cursos   daps   demqs   dengue   densp   educação a distancia   endemias   ensp   epidemiologia   epsjv   especialização em saúde pública   especialização   faperj   fiocruz   funasa   giovanella   manguinhos   mestrado profissional   mestrado   opas   plataforma siga   radis   residência   saude do trabalhador   saúde mental   saúde   siga   sinval   terrapia   tuberculose