1. Deficientes visuais têm dificuldades de acesso a tratamento especializado

    Os obstáculos presentes no acesso ao atendimento especializado em oftalmologia no Sistema Único de Saúde (SUS) demonstram como as barreiras de acesso e de continuidade para o tratamento oftalmológico estão presentes tanto na rede pública de saúde estadual como nos serviços privados (planos ou particulares). Essa é a abordagem do estudo da aluna do mestrado em Saúde Pública Natália Carvalho de Lima, cuja dissertação, orientada pela pesquisadora Tatiana Wargas de Faria, descreve o itinerário terapêutico de pacientes assistidos no Instituto Benjamin Constant (IBC), Centro de Referência Nacional na Área da Deficiência Visual no Rio de Janeiro vinculado ao Ministério da Educação. "A demanda existe, mas não há organização do atendimento especializado, excluindo diversos usuários que necessitam de assistência integral. Os pacientes que optaram por buscar serviços de saúde do SUS depararam-se com as dificuldades relacionadas a aspectos físicos e organizacionais da assistência como fila de espera, longo tempo para agendar consulta, ausência de oftalmologista em postos de atendimento e precarização dos equipamentos, o que contribui para busca por outro serviço de saúde", explicou.

  2. Publicação reúne conceitos, impactos e situação dos desastres naturais no Brasil

    Os desastres naturais representam um grande desafio para o setor saúde. Cada vez mais os países, em especial o Brasil, vêm enfrentando situações de emergência e precisam estar preparados para tais ocorrências. Na busca por orientações frente a essa nova realidade mundial, técnicos e especialistas do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergias e Desastres em Saúde (Cepedes/Fiocruz) e da Vigilância em Saúde Relacionada aos Desastres (Vigidesastres/Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador/SVS/MS) desenvolveram a publicação Desastres Naturais e Saúde no Brasil. A obra foi elaborada pela representação brasileira da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) e da Fiocruz, e está disponível on-line em acesso aberto. 
     

  1. + MAIS NOTÍCIAS

entrevistas

Entrevista: Recredenciamento dos cursos lato sensu da ENSP

Tatiana Wargas, a vice-diretora de Pós-Graduação da ENSP, fala sobre o processo de validação dos cursos de especialização e recredenciamento do lato sensu da ENSP.

MAIS ENTREVISTAS

  1. Centro de Estudos da ENSP promove debate sobre absenteísmo
  2. Gripe: campanha nacional de vacinação termina em 22/5
  3. Do leito à rede, a loucura quer transformar as cidades
  4. Saúde da Família é o melhor modelo da Atenção Básica
  5. Ribeirinhos de Rio Madeira (RO) estão sob maior risco de exposição ao mercúrio
  6. Pular os muros, derrubar clichês
  1. Entrevista: Residência Multiprofissional da ENSP celebra 10 anos
  2. Assista a palestra de Anita Prestes realizada em 12 de março na ENSP
  3. Doenças raras: pesquisador da ENSP assina artigo sobre o tema
  4. Doenças raras: pesquisador da ENSP assina artigo sobre o tema
  5. Centro Hélio Fraga da ENSP comemora 30 com novo mestrado profissional
  6. Lançamento do DVD 'Nascer no Brasil' emociona plateia

mais buscadas

abrasco   aids   arouca   besserman   biblioteca   ceensp   cesteh   claves   concurso   csegsf   cursos   daps   demqs   dengue   densp   educação a distancia   endemias   ensp   epidemiologia   epsjv   especialização em saúde pública   especialização   faperj   fiocruz   funasa   giovanella   manguinhos   mestrado profissional   mestrado   opas   plataforma siga   radis   residência   saude do trabalhador   saúde mental   saúde   siga   sinval   terrapia   tuberculose