1. ENSP sedia World Bioethics Day e promove debates

    No dia 14 de outubro, às 14h, a ENSP receberá o World Bioethics Day. A edição de 2019 discutirá a bioética na luta anti-racismo, o colonialismo brasileiro e a bioética feminista. O evento também homenageará Debora Diniz e a Jurema Werneck pela luta contra a opressão e toda e qualquer estratégia política que oprima a humanidade. A data foi estabelecida pela Unesco, em comemoração à aprovação da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, em 2005.

  2. Seminário sobre Atenção Primária à Saúde será transmitido ao vivo

    O Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Daps/ENSP) promoverá, de 23 a 25 de outubro, o Seminário Internacional Atenção Primária à Saúde do global ao local. Durante os três dias serão debatidos temas como APS na perspectiva internacional, práticas avançadas de enfermagem na APS, rumos da Política Nacional de Atenção Básica, a APS no SUS no Rio de Janeiro, entre outros assuntos. O evento será transmitido ao vivo e contará com a participação de pesquisadores de instituições nacionais e internacionais.

  3. Lancet promove análise das três décadas do SUS

    O periódico científico The Lancet publicou artigo sobre o processo de implementação e expansão do SUS. Liderado por um grupo de pesquisadores da Universidade de Harvard, o artigo "Sistema Único de Saúde do Brasil: os primeiros 30 anos e as perspectivas para o futuro" teve também a participação da pesquisadora da ENSP Ligia Giovanella, que contribuiu na análise sobre a caracterização do SUS e a organização da Atenção Primária em Saúde ao longo desses anos. 

  1. + MAIS NOTÍCIAS

entrevistas

Entrevista: técnica do Ministério da Saúde fala sobre o antirretroviral dolutegravir para HIV

Fernanda Fernandes Fonseca esteve na 10ª Conferência sobre Ciência do HIV (IAS 2019), e concedeu entrevista à revista Radis a respeito da atualização na orientação dada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o antirretroviral dolutegravir (DTG), agora recomendado para todas as populações com HIV.
 

MAIS ENTREVISTAS

  1. Alunos de Cabo Verde conhecem experiência brasileira no controle do tabaco
  2. ENSP promove Curso Internacional Brasil-Canadá: temas e questões contemporâneas
  3. ENSP promove cooperação entre pesquisadores do Brasil e da França
  4. Aula aberta sobre psicanálise e medicina está disponível em vídeo
  5. Centro de Estudos da ENSP debateu o trabalho de cuidado na contemporaneidade
  6. Debate sobre direitos humanos e Degase está disponível em vídeo
  1. Aula aberta sobre psicanálise e medicina está disponível em vídeo
  2. Centro de Estudos da ENSP debateu o trabalho de cuidado na contemporaneidade
  3. Fiocruz debate os desafios para educação inclusiva nesta terça-feira (24/9)
  4. Debate sobre direitos humanos e Degase está disponível em vídeo
  5. 'Suicídio é o fato violento que mais mata no mundo', aponta Cecília Minayo
  6. ENSP 65 anos: mesa pauta Reforma Sanitária, exclusão social e destinos do SUS

mais buscadas

abrasco   aids   arouca   besserman   biblioteca   ceensp   cesteh   claves   concurso   csegsf   cursos   daps   demqs   dengue   densp   educação a distancia   endemias   ensp   epidemiologia   epsjv   especialização em saúde pública   especialização   faperj   fiocruz   funasa   giovanella   manguinhos   mestrado profissional   mestrado   opas   plataforma siga   radis   residência   saude do trabalhador   saúde mental   saúde   siga   sinval   terrapia   tuberculose