1. Deputado federal Chico Alencar abre 11ª edição do Ciclo de Debates sobre ESF

    A 11ª edição do Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família acontecerá entre os dias 2 e 6 de maio na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Neste ano, o evento discutirá as consequências da atual conjuntura política do país e a possibilidade do retrocesso democrático e dos direitos dos cidadãos, bem como a formação do profissional de saúde, os desafios das políticas de saneamento e saúde mental e a expansão da ESF. Como já ocorre em anos anteriores, o Ciclo de Debates coincide com o início da 12ª turma da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. A primeira mesa, no dia 2/5, receberá o deputado federal Chico Alencar, às 9 horas, no auditório térreo da ENSP.

  2. Cesteh promove palestra em homenagem a trabalhadores e vítimas de trabalho

    No dia 1º de maio é celebrado, no Brasil e em diversos países do mundo, o Dia do Trabalhador. Em comemoração à data, o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) promoverá a palestra De que adoecem e morrem os trabalhadores na era dos monopólios (1980-2011), com a presença do pesquisador e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Herval Pina Ribeiro. Além de comemorar o Dia do Trabalhador, a atividade é também uma homenagem ao Dia Mundial das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, lembrado em 28 de abril. Na ocasião, Herval fará também o lançamento da 2ª edição de seu livro que recebe o nome da palestra. Para abrir a palestra, o evento contará com a presença do diretor da ENSP, Hermano Castro, e da pesquisadora aposentada da Fiocruz, Anamaria Testa Tambellini. O pesquisador do Cesteh Francisco Pedra participará dos debates. A atividade, disponível a todos os interessados, está marcada para as 14 horas, no salão internacional da ENSP.

  1. + MAIS NOTÍCIAS

entrevistas

Uma crise que não nasceu hoje: pesquisador analisa conjuntura política e conflitos socioambientais

Ary Miranda, pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), fala sobre a atual conjuntura política e econômica do Brasil e do agravamento dos conflitos socioambientais sob a perspectiva da reestruturação produtiva do capitalismo nas últimas décadas.

MAIS ENTREVISTAS

  1. Alunos de escola ocupada em Manguinhos colocam a mão na massa para solucionar problemas
  2. Desigual entre desiguais: Cesteh debate diferença de gênero no mundo do trabalho
  3. Especialistas debatem o uso do audiovisual na área da saúde
  4. Sociólogo fala sobre empoderamento do cidadão para garantia de direitos
  5. Pesquisa analisa desigualdades no acesso aos transplantes
  6. Integração dos Observatórios no mundo e diretrizes para conter a indústria do tabaco
  1. Plano brasileiro de Segurança do Paciente comemora 3 anos de implementação
  2. Pesquisadora da ENSP participa de debate sobre obesidade infantil
  3. Escolas de Saúde pública devem gerar conhecimento próprio
  4. Brasil e Cuba apresentam desafios à formação em saúde pública
  5. I Colóquio Brasil Cuba encerra com balanço positivo e terá segunda edição
  6. Colóquio Brasil Cuba debate formação em Saúde Pública e o contexto do Mais Médicos

mais buscadas

abrasco   aids   arouca   besserman   biblioteca   ceensp   cesteh   claves   concurso   csegsf   cursos   daps   demqs   dengue   densp   educação a distancia   endemias   ensp   epidemiologia   epsjv   especialização em saúde pública   especialização   faperj   fiocruz   funasa   giovanella   manguinhos   mestrado profissional   mestrado   opas   plataforma siga   radis   residência   saude do trabalhador   saúde mental   saúde   siga   sinval   terrapia   tuberculose