1. Mortalidade infantil prevalece no norte e nordeste

    Analisando os fatores de risco para a mortalidade infantil em municípios do norte e nordeste do Brasil e no Vale do Jequitinhonha (MG), onde as taxas de mortalidade infantil são as maiores do Brasil, a aluna do mestrado acadêmico em Epidemiologia em Saúde Pública Barbara Ayres observou que as variáveis que apresentaram associação de maior magnitude com a mortalidade neonatal e pós-neonatal nesse estudo foram as sociodemográficas. "A melhoria da atenção à saúde tem grande destaque na redução da mortalidade infantil, como a literatura já vem destacando com o passar dos anos, no entanto, não devemos desvalorizar a contribuição de outros fatores que não pertencem a esse âmbito na ocorrência da mortalidade infantil", pontuou.

  2. Livro trata relação entre políticas públicas e urbanidades

    Como se transforma a ação individual e/ou coletiva na investigação, metodologia e difusão do conhecimento sobre política e por mediação tecnológica? Essa é a indagação que norteia o início do recém-lançado livro Políticas Públicas: interações e urbanidades, organizado com a participação da pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da ENSP Patrícia Ribeiro. A publicação é um produto da Rede de Políticas Públicas (RPP) - grupo formado por pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa, de diferentes campos disciplinares em torno do projeto Núcleo de Políticas Públicas do Rio de Janeiro -, do qual Patrícia faz parte. 

  1. + MAIS NOTÍCIAS

entrevistas

Violência: 'quanto maior a coesão, menor a coerção'

Maria Cecília de Souza Minayo, pesquisadora da ENSP, fala, em entrevista para a Revista Radis sobre a violência na sociedade brasileira que, para a socióloga, não aumentou, e sim ganhou maior visibilidade por conta da internet que, ao mesmo tempo, alimenta correntes de solidariedade.

MAIS ENTREVISTAS

  1. Escola promove mutirão na luta contra a Hanseníase
  2. Instituições se unem em prol de territórios sustentáveis
  3. Muito além dos 'novos' mantras
  4. Atividades agitam semana comemorativa aos 60 anos ENSP
  5. Empoderamento comunitário pode reduzir injustiças
  6. ENSP debate a crise do capitalismo sobre o SUS
  1. Entrevista: Direção da ENSP fala sobre orçamento 2014
  2. Centro de Estudos debate aspectos da vacina contra HPV
  3. Centro de Estudos ganha nome de pesquisador da ENSP
  4. Centro de Estudos ganha nome de pesquisador da ENSP
  5. Vídeos sobre debate da assistência farmacêutica no RJ disponíveis
  6. Vídeos sobre debate da assistência farmacêutica no RJ disponíveis

mais buscadas

abrasco   aids   arouca   besserman   biblioteca   ceensp   cesteh   claves   concurso   csegsf   cursos   daps   demqs   dengue   densp   educação a distancia   endemias   ensp   epidemiologia   epsjv   especialização em saúde pública   especialização   faperj   fiocruz   funasa   giovanella   manguinhos   mestrado profissional   mestrado   opas   plataforma siga   radis   residência   saude do trabalhador   saúde mental   saúde   siga   sinval   terrapia   tuberculose