1. 'Cadernos de Saúde Pública' destaca a perspectiva da Inovação Responsável em Saúde

    A revista Cadernos de Saúde Pública de julho de 2020, que já está disponível on-line, traz como destaque artigo sobre a perspectiva da Inovação Responsável em Saúde (IRS), em tempos de Covid-19. “Seu uso possibilita examinar em que medida uma inovação reduz as desigualdades em saúde ao atender as necessidades específicas de um grupo vulnerável.” Além de avaliar se os meios para mitigar os impactos negativos de uma inovação estão disponíveis para os aspectos éticos, legais e sociais aplicáveis; e também, até que ponto uma inovação contribui para a sustentabilidade do sistema de saúde, dizem os pesquisadores.

  2. Roda de conversa on-line debate tabagismo e pandemia nesta terça-feira (7/7)

    Ampliar o acesso ao conhecimento científico e a informações de qualidade a partir do debate sobre temas de saúde pública em meio à pandemia do novo coronavírus. Com esse intuito, a Editora Fiocruz promove, nesta terça-feira (7/7), a roda de conversa on-line Tabagismo em Tempos de Pandemia. O debate integra a agenda cultural da 1ª Feira Virtual das Editoras Universitárias, evento promovido pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). 

  3. Rede de Informação sobre a Exposição ao Agente SARS-Cov-2 no Trabalho analisa mortalidade do coronavírus

    O segundo informe da Rede de Informação sobre a Exposição ao Agente SARS-Cov-2 no Trabalho, lançado nesta segunda-feira, 6 de julho, objetiva evidenciar a mortalidade pelo novo coronavírus na classe de trabalhadores e trabalhadoras. Segundo consta do documento, a análise sobre ocupação, características desse segmento e a mortalidade pelo SARS-Cov-2 ajudam no entendimento de maior probabilidade de exposição.

  1. + MAIS NOTÍCIAS

entrevistas

Entrevista: Margareth Dalcolmo afirma que inúmeras mortes poderiam ser evitadas

Desde o início da pandemia, a pneumologista e pesquisadora da ENSP, Margareth Dalcolmo, tem sido uma das vozes mais importantes no alerta e combate à doença causada pelo novo coronavírus. Ainda era março quando ela previu, por exemplo, que a Covid-19 seria rejuvenescida no Brasil por conta das condições socioeconômicas e geográficas do país. Dalcolmo, nesta entrevista, aponta que muitas vidas poderiam ter sido salvas no país se houvesse uma organização harmônica entre os poderes e se o lockdown tivesse sido feito no momento certo. Ainda de acordo com a pneumologista, estamos na fase de interiorização da doença e é impensável o retorno às aulas. Confira!

MAIS ENTREVISTAS

  1. ENSP/Fiocruz prestará assistência aos trabalhadores expostos ao amianto no contexto da pandemia
  2. Avanço da Covid-19 e do desmatamento ameaçam população indígena
  3. ENSP debate direito à água e ao saneamento
  4. Mortes por Covid-19 avançam nas prisões
  5. Covid-19: Pacientes em tratamento contra TB recebem cestas básicas no Centro de Referência Helio Fraga
  6. CD extraordinário decide manter suspensão de defesas
  1. Ceensp discutirá importância do Sistema CEP/Conep no contexto da pandemia na segunda (6/7)
  2. Psiquiatra alerta sobre estratégia de prevenção do suicídio
  3. Ceensp debaterá coronavírus e povos indígenas nesta quarta-feira (24/6)
  4. Fiocruz debate APS no enfrentamento à covid-19 nesta quarta-feira (17/6)
  5. Ceensp debaterá o direito à água e ao saneamento
  6. Fiocruz lamenta a morte de Amâncio Ikõ Munduruku

mais buscadas

abrasco   aids   arouca   besserman   biblioteca   ceensp   cesteh   claves   concurso   csegsf   cursos   daps   demqs   dengue   densp   educação a distancia   endemias   ensp   epidemiologia   epsjv   especialização em saúde pública   especialização   faperj   fiocruz   funasa   giovanella   manguinhos   mestrado profissional   mestrado   opas   plataforma siga   radis   residência   saude do trabalhador   saúde mental   saúde   siga   sinval   terrapia   tuberculose