1. Pesquisador da ENSP integra Grupo de Trabalho Global sobre Literacia em Saúde

    Durante o 22º Congresso Mundial Sobre Promoção da Saúde e Educação, realizado de 22 a 26 mês de maio em Curitiba/PR, o pesquisador da ENSP Frederico Peres foi convidado e passou a integrar o Grupo de Trabalho Mundial (Global Working Group) da IUHPE (União Internacional de Promoção da Saúde e Educação) sobre Literacia em Saúde. O principal objetivo desse Grupo de Trabalho, criado há seis anos durante a 20º Congresso da IUHPE, é desenvolver e apoiar ações, políticas e pesquisas sobre literacia em saúde, reconhecendo a contribuição de literacia em saúde para a redução de disparidades na promoção da saúde e no bem-estar social, tendo como foco a busca da equidade dentro e entre os países, num contexto global. Constitui-se, ainda, como grupo assessor da Organização Mundial da Saúde sobre questões relacionadas à literacia em saúde e sua relação com a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

  2. Resistência microbiana apresenta elevados índices em todo o mundo

    O Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP trouxe para discussão um tema que vem preocupando as autoridades de saúde em todo mundo: a resistência microbiana. Segundo a representante da Organização Mundial da Saúde (OMS), Carmem Lucia Pessoa da Silva, que participou da atividade, toda população mundial sofre com a resistência microbiana, principalmente aquela que reside nos países em desenvolvimento. Carmen expôs o Plano de Ação Global para Resistência Microbiana, que está sendo desenvolvido pela OMS com o objetivo de conscientizar as populações acerca dos perigos da resistência microbiana com risco emergente para a saúde pública global. O Ceensp, realizado em 8 de junho, contou também com a participação do gerente-geral de Tecnologia em Serviços de Saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Diogo Penha Soares, e com a pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) Marise Dutra Asensi. A atividade foi coordenada pesquisadora da ENSP Lenice Gnocchi da Costa Reis.

     

  1. + MAIS NOTÍCIAS

entrevistas

Pé no chão e coração aberto: Marcelo Firpo fala da riqueza dos encontros da Caravana Territorial do Rio Doce

Marcelo Firpo, pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP (Cesteh/ENSP), fala de sua experiência na Caravana Territorial do Rio Doce. 

MAIS ENTREVISTAS

  1. Pesquisador da ENSP integra Grupo de Trabalho Global sobre Literacia em Saúde
  2. ENSP auxilia elaboração de Plano Estratégico de Saúde para CPLP
  3. Especialistas reforçam: contaminação dos alimentos por agrotóxicos é altíssima no Brasil
  4. Entrevista: Alunos e Direção da ENSP juntos pela democracia
  5. Marcha dos agentes comunitários e discussão sobre papel do sanitarista marcam 1° OcupaENSP
  6. ENSP auxiliará El Salvador no desenvolvimento da Escola de Governo em Saúde
  1. Resistência microbiana apresenta elevados índices em todo o mundo
  2. Apresentações do Ceensp sobre resíduos de agrotóxicos nos alimentos e doenças crônicas disponíveis no Youtube da ENSP
  3. Acompanhe o dia a dia da ENSP no Instagram da instituição
  4. Plano brasileiro de Segurança do Paciente comemora 3 anos de implementação
  5. Pesquisadora da ENSP participa de debate sobre obesidade infantil
  6. Escolas de Saúde pública devem gerar conhecimento próprio

mais buscadas

abrasco   aids   arouca   besserman   biblioteca   ceensp   cesteh   claves   concurso   csegsf   cursos   daps   demqs   dengue   densp   educação a distancia   endemias   ensp   epidemiologia   epsjv   especialização em saúde pública   especialização   faperj   fiocruz   funasa   giovanella   manguinhos   mestrado profissional   mestrado   opas   plataforma siga   radis   residência   saude do trabalhador   saúde mental   saúde   siga   sinval   terrapia   tuberculose