link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico

Atualmente, existem 64 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq. São 37 linhas de pesquisa com mais de 200 projetos em áreas estratégicas da Saúde Pública.

O investimento em programas que visam à pesquisa e à inovação faz da ENSP uma referência nacional e internacional neste seguimento.
| saiba mais |

Formulário de busca de projeto
Buscar projeto por:
Situação:

Notícias

ENSP tem 19 projetos aprovados pelo CNPq, Faperj e Papes

Ao longo do ano de 2014, a Escola Nacional de Saúde Pública teve 19 projetos contemplados em editais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Programa de Apoio à Pesquisa Estratégica em Saúde (Papes VII - Fiocruz 2014). Os trabalhos aprovados envolvem estudos com a saúde do trabalhador, violência na infância e adolescência, violência homofóbica, tuberculose, melhoria do cuidado em maternidades, saúde nos eventos de massa, o estudo Elsa, dentre outros. "A aprovação desses projetos demonstra um reconhecimento da comunidade acadêmica, além de expressar a qualidade dos projetos da Escola, que passam por uma criteriosa avaliação para serem contemplados nesses editais públicos. Todo mérito deve ser dividido com a Vice-Direção de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (VDPDT), que tem estimulado esse processo na Escola", disse o diretor da ENSP, Hermano Castro.

Fiocruz certifica Grupos de Pesquisa para censo do CNPq

A Fundação Oswaldo Cruz está em processo de certificação dos Grupos de Pesquisa, recertificando os antigos e certificando novos grupos, em consonância com a determinação do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, desenvolvido pelo CNPq. Em 2014, todas as Unidades da Fiocruz adotaram um único regimento para a certificação institucional dos grupos, que teve como base os critérios utilizados pela Escola Nacional de Saúde Pública na publicação do Catálogo das Linhas e Grupos de Pesquisa da ENSP 2013. A ENSP iniciou sua recertificação em agosto, com a participação de pesquisadores do Colegiado de Pesquisas e outros indicados pelos respectivos departamentos, e o processo se encerra ainda no mês de novembro. Os primeiros dados coletados pela Vice-Direção de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (VDPDT) indicam a composição de 78 Grupos de Pesquisa na Escola.

ENSP debate critérios de avaliação da Capes nesta sexta-feira (7/11)

O que temos a dizer sobre os critérios de avaliação da pós-graduação stricto sensu adotados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)? Quais contribuições a Escola pode apresentar para este debate? Estimulada pela pertinência dessa questão e com o objetivo de aprofundar a discussão acerca do tema e buscar o diálogo com as instituições parceiras, a comunidade ENSP se reunirá no dia 7 de novembro, às 13h30, na sala 32 do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) e no dia 24 de novembro, também às 13h30, no salão internacional da Escola. Os encontros são abertos aos interessados, em especial aos docentes, pesquisadores e estudantes da ENSP.

ENSP participará da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) mobiliza a população em torno de temas e atividades de popularização da ciência, destacando sua importância para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. Este ano, a SNCT ocorrerá de 13 a 19 de outubro e terá como tema Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social. A ENSP/Fiocruz não poderia ficar de fora, participando do Simpósio Tecnologias sociais, ciência e arte: encontros, diálogos e experiências no ensino e na promoção da saúde, promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

 
Domingo, 21 de Dezembro de 2014

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.