link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca

A Assessoria de Cooperação Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ACI-ENSP - é um setor da Direção que visa a atender as demandas de cunho internacional. A proposta fundamental é trabalhar na constituição de um espaço de competência crescente, com a finalidade de atender a dinâmica institucional, promovendo potencial para ampliação das políticas, atividades, ações e cooperações internacionais. É uma construção coletiva de fortalecimento da política institucional internacional, em alinhamento com a ACI da Presidência da Fiocruz, no desenvolvimento de Cooperações Horizontais e de Cooperações Recebidas do Exterior.. ACI/ENSP: projetos aliados à macropolítica institucional

Missão

A missão da ACI-ENSP está pautada no desenvolvimento relacionado ao avanço de cooperação técnica de âmbito internacional, tanto na Cooperação Horizontal quanto na Cooperação Recebida do Exterior. A proposta de avanço está em alinhamento ao planejamento estratégico macro-institucional e busca proporcionar sistematização, organização, acompanhamento, comunicação e informação de dados internacionais para fortalecimento da política institucional.

Histórico

Na década de 1980 a OMS recomendou aos países-membros uma implementação de políticas internacionais de ensino e pesquisa em saúde. Durante a gestão de Ernani Braga (1980-1983), a Escola Nacional de Saúde Pública deu início a este processo, visando à implementação das atividades em cooperação internacional. Nos anos de 1990, Paulo M. Buss (1989-1992//1998-2000) implantou o setor de Cooperação Técnica Nacional e Internacional, sob a coordenação de José Roberto Ferreira, no que se constituiu o marco inicial do movimento internacional que se ascendeu na Instituição.

A 1ª Reunião da Câmara Técnica de Cooperação Internacional realizada em 25 de agosto de 2005, promovida pela Assessoria de Cooperação Internacional - ACI-Fiocruz, coordenada por José Roberto Ferreira, promoveu a aproximação de instâncias da Fundação que atuam no campo internacional. Este encontro se propôs à formação de uma rede organizadora das prioridades internacionais da Fundação, de acordo com as políticas estratégicas do Governo, gerando um estímulo à gestão da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP/Fiocruz/MS, para ampliação de seus esforços e contribuição neste processo.

Dentro deste cenário foi projetada a construção da Assessoria de Cooperação Internacional da Direção da Escola, com perspectivas de reforçar seu campo político-científico internacional. A Portaria GD 032/2006, de 28 de junho de 2006, criou a "Assessoria de Cooperação Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ACI-ENSP", diretamente vinculada à Direção, em consonância com a ACI-Fiocruz, para atendimento das demandas políticas macro e micro-institucionais de cunho internacional.

Ao longo do ano 2007 nossos esforços se voltaram à construção coletiva deste novo campo de atuação, em consonância com as demandas institucionais e no atendimento às demandas de outros países.

Coordenação

Erica Kastrup Bittencourt e Camara

Endereço:

Cooperação Internacional
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Avenida Leopoldo Bulhões no. 1480, sala 320 - Manguinhos
Fundação Oswaldo Cruz
Rio de Janeiro - RJ
Brasil

CEP: 21.041-210

E-mail: ericakastrup@ensp.fiocruz.br

Telefones: (55) (21) 2598-2723

Telefax: (55) (21) 2290-0484

 
Terça, 2 de Setembro de 2014

ENSP NA WEB

facebook twitter orkut youtube
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons