link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
  • página inicial

ENSP debate o papel dos trabalhadores e estudantes na luta pela saúde em seus 62 anos

Uma grande Roda de Conversa foi formada para debater O papel da saúde coletiva e dos trabalhadores e estudantes da saúde na luta pelo SUS no contexto atual durante as comemorações dos 62 anos da Escola Nacional de Saúde Pública. A atividade reuniu três atores com visões distintas, porém, complementares. Entre eles a pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento da ENSP, Cristiani Machado, o pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e membro do Fórum de Saúde do Rio Janeiro, que compõe a Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde, André Dantas, e o representante do Ocupa SUS, o psicólogo Cleiber Silveira, mestrando em Saúde Pública pela ENSP. Numa dinâmica participativa, os convidados fizeram suas explanações, e todos os presentes também puderam expressar sua opinião. Na ocasião foi lançado o novo Portal de Ensino da ENSP, que, segundo a vice-diretora de Ensino, Tatiana Wargas, pretende dar visibilidade a esse campo tão fundamental da Escola.

Fiocruz pra Você vacina crianças e adolescentes neste sábado (24)

Menores de 5 anos, crianças e adolescentes, entre 7 e 14 anos, são o público-alvo da 23ª edição do Fiocruz pra Você, evento de vacinação que acontece neste sábado (24/9), de 8h às 17h. Haverá dois postos no campus da Fundação, em Manguinhos. A campanha visa atualizar o cartão de vacinação. O evento integra as ações do Dia D da campanha nacional de vacinação do Ministério da Saúde, que vai até 30 de setembro. Confira a programação completa. 

Entrevistas

A Escola Nacional de Saúde Pública organizou uma bela homenagem para comemorar os 80 anos do professor emérito da instituição Luiz Fernando Ferreira. Amigos e familiares falam sobre o prazer e importância de conviver com o professor. 


Ensino

Por meio de seu corpo docente, com mais de 300 doutores - um dos maiores e mais qualificados do país oferece à sociedade uma produção científica diversificada e uma ampla oferta de cursos de lato sensu e qualificação profissional (especialização, residência, aperfeiçoamento, atualização e formação continuada) e de stricto sensu (mestrado acadêmico e profissional, doutorado).


Aqui você encontrará informações sobre o Stricto e Lato Sensu, presencial e EAD, cursos, editais e corpo docente. | + |

Pesquisa e Inovação

Criada na ENSP em 2007, a partir de definições aprovadas pelo V Congresso Interno em Plenária Extraordinária de 27/09/2007, a VDPDT - Vice-Direção de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, atualmente denominada VDPI - Vice-Direção de Pesquisa e Inovação, representa uma evolução do que no Regimento de 1989 era denominado Coordenação de Pesquisa.


Conheça aqui as linhas, os projetos e os pesquisadores da ENSP. | + |

Escola de Governo em Saúde

A Escola de Governo propõe-se a estruturar a formação e a educação permanente de gestores e profissionais de saúde, incorporando as características da moderna gestão de sistemas, serviços, organizações e programas, a construção de processos de educação permanente, a aliança entre trabalho e formação e a consolidação de redes de cooperação.


Acesse as páginas dos cursos, seus editais e programas. Faça parte desta rede! | + |

Cooperação Internacional

As atividades de cooperação internacional estão voltadas para apoiar países da América Latina, do Caribe e da África, e também para a realização de projetos com países mais desenvolvidos. O objetivo é contribuir para a consolidação do papel do Brasil no cenário internacional da Saúde Pública.

Visite a página de cooperação internacional e conheça os atos internacionais e a legislação brasileira para o setor. | + |

Informe ENSP

O Informe ENSP é um informativo institucional diário da Escola que traz, em seu conteúdo, notícias de interesse geral da área de Saúde Pública: divulgação de congressos, cursos, bolsas, empregos e eventos.

 

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.