link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
  • página inicial

SOS Manguinhos: Centro de Saúde da ENSP concentra donativos para vítimas da enchente

A chuva forte que caiu no Rio de Janeiro na madrugada da última quinta-feira, 15 de fevereiro, destruiu casas, invadiu lojas e deixou um rastro de lama e destruição pelas ruas do território de Manguinhos. Muitos moradores perderam tudo que tinham e estão desalojados, com dificuldades para cozinhar, estocar medicamentos que precisam de refrigeração etc. Os relatos dão conta de uma completa inoperância dos agentes públicos para buscarem solução para os problemas. Para tentar amparar as vítimas da enchente com donativos e serviços de saúde, foi criado o grupo SOS Manguinhos, do qual participam agentes comunitários de saúde (ACS) do território. O Centro de Saúde Germano Silva Faria, da ENSP, cumprindo seu papel de ser a interface de troca entre a Escola e a comunidade vizinha, está recebendo as doações e buscando estratégias de ação no campo a saúde.

 

ENSP debate sociedade e saúde em tempos de crise nesta quinta-feira (22/2)

Nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, às 13h30, será realizada na ENSP a aula inaugural do curso de Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde com ênfase na Estratégia de Saúde da Família. Ele está em sua terceira edição, e neste ano o tema central será O Brasil tem jeito? Sociedade e saúde em tempos de crise. Para debater e questionar o papel de cada um como cidadão, e, mais do que isso, como aluno, pesquisador e profissional que produz ciência e saúde, a coordenação do mestrado organizou este debate, que traz como convidado o sociólogo Jessé Souza. A aula também terá como debatedor o ex-diretor da ENSP e coordenador do Centro de Estudo Estratégicos da Fiocruz (CEE), Antônio Ivo de Carvalho. O evento é aberto a todos, não sendo necessário inscrição prévia.

Rio de Janeiro clama por cidadania e democracia

O Rio vem sendo objeto de uma liquidação de políticas públicas, direitos sociais, afronta aos direitos básicos, seja da cidadania, seja de servidores públicos, com salários em atraso, configurando a vitrine de um projeto ultra neoliberal do golpe de 2016 contra a democracia, a soberania e os direitos sociais.

Entrevistas

1

Gastão Wagner de Sousa, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), fala sobre os anseios para o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2018) e o contexto das eleições deste ano.

Eventos


    Ensino

    Por meio de seu corpo docente, com mais de 300 doutores - um dos maiores e mais qualificados do país oferece à sociedade uma produção científica diversificada e uma ampla oferta de cursos de lato sensu e qualificação profissional (especialização, residência, aperfeiçoamento, atualização e formação continuada) e de stricto sensu (mestrado acadêmico e profissional, doutorado).


    Aqui você encontrará informações sobre o Stricto e Lato Sensu, presencial e EAD, cursos, editais e corpo docente. | + |

    Escola de Governo em Saúde

    A Escola de Governo propõe-se a estruturar a formação e a educação permanente de gestores e profissionais de saúde, incorporando as características da moderna gestão de sistemas, serviços, organizações e programas, a construção de processos de educação permanente, a aliança entre trabalho e formação e a consolidação de redes de cooperação.


    Acesse as páginas dos cursos, seus editais e programas. Faça parte desta rede! | + |

    Cooperação Internacional

    As atividades de cooperação internacional estão voltadas para apoiar países da América Latina, do Caribe e da África, e também para a realização de projetos com países mais desenvolvidos. O objetivo é contribuir para a consolidação do papel do Brasil no cenário internacional da Saúde Pública.

    Visite a página de cooperação internacional e conheça os atos internacionais e a legislação brasileira para o setor. | + |


     
    Quinta, 22 de Fevereiro de 2018

    ENSP NA WEB

    facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

    BAIXE O APP DA ENSP

    Google Play Store Apple App Store

    Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
    que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


    Creative Commons License

    O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.