link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
  • página inicial

Mesa-redonda sobre a PEC 241/16 encerra semana comemorativa dos 62 anos da ENSP

A  mesa-redonda Democracia, Estado e direitos sociais: a PEC 241/16 e o desmonte do SUS, parte das comemorações dos 62 anos da ENSP, contou com um público diferente para o ambiente de pós-graduação. Dezenas de alunos do Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila ocuparam a maioria das cadeiras do salão internacional para assistir, no período da manhã, ao evento. O tema não poderia ser mais apropriado para eles que vêm sofrendo os reflexos da crise no cotidiano: por falta de verbas, o governo do Estado do Rio de Janeiro suspendeu a segurança de várias escolas, e o "Compositor", como eles chamam o colégio, vem sendo invadido e saqueado. Como o foco do debate era a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241/16, que determina a proibição de qualquer aumento real nos investimentos estatais em direitos sociais, políticas públicas e seguridade social por vinte anos no Brasil, tema árido até para os especialistas, os palestrantes tentaram ao máximo aproximar as questões à realidade dos jovens estudantes do Ensino Médio. Ao lado dos palestrantes, o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Carlos Ocké Reis, o consultor do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Francisco Funcia. O vice-diretor da ENSP, Alex Molinaro, abriu a mesa chamando a atenção para a mudança que a PEC provocará. "O desmonte do SUS é a face mais visível do que propõe esse governo, que chegou ao poder sem o voto popular."
 

Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde do Trabalhador apoia consolidação da Renast

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) está com inscrições abertas para o Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde do Trabalhador (MP-VISAT). Fruto da parceria com a Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (CGSAT/DSAST), o curso tem o objetivo de contribuir para consolidação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) como campo de práticas diversificadas de Vigilância em Saúde do Trabalhador, com a oferta de 25 vagas. O MP-VISAT é dirigido a servidores públicos das esferas federal, estadual e municipal, vinculados à Renast, do quadro efetivo de pessoal, seja por atuação direta nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), seja por colaborarem com suas ações em organismos parceiros. As inscrições estão abertas até 14 de outubro e devem ser feitas na Plataforma Siga. Confira o edital.

Entrevistas

A Escola Nacional de Saúde Pública organizou uma bela homenagem para comemorar os 80 anos do professor emérito da instituição Luiz Fernando Ferreira. Amigos e familiares falam sobre o prazer e importância de conviver com o professor. 


Ensino

Por meio de seu corpo docente, com mais de 300 doutores - um dos maiores e mais qualificados do país oferece à sociedade uma produção científica diversificada e uma ampla oferta de cursos de lato sensu e qualificação profissional (especialização, residência, aperfeiçoamento, atualização e formação continuada) e de stricto sensu (mestrado acadêmico e profissional, doutorado).


Aqui você encontrará informações sobre o Stricto e Lato Sensu, presencial e EAD, cursos, editais e corpo docente. | + |

Pesquisa e Inovação

Criada na ENSP em 2007, a partir de definições aprovadas pelo V Congresso Interno em Plenária Extraordinária de 27/09/2007, a VDPDT - Vice-Direção de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, atualmente denominada VDPI - Vice-Direção de Pesquisa e Inovação, representa uma evolução do que no Regimento de 1989 era denominado Coordenação de Pesquisa.


Conheça aqui as linhas, os projetos e os pesquisadores da ENSP. | + |

Escola de Governo em Saúde

A Escola de Governo propõe-se a estruturar a formação e a educação permanente de gestores e profissionais de saúde, incorporando as características da moderna gestão de sistemas, serviços, organizações e programas, a construção de processos de educação permanente, a aliança entre trabalho e formação e a consolidação de redes de cooperação.


Acesse as páginas dos cursos, seus editais e programas. Faça parte desta rede! | + |

Cooperação Internacional

As atividades de cooperação internacional estão voltadas para apoiar países da América Latina, do Caribe e da África, e também para a realização de projetos com países mais desenvolvidos. O objetivo é contribuir para a consolidação do papel do Brasil no cenário internacional da Saúde Pública.

Visite a página de cooperação internacional e conheça os atos internacionais e a legislação brasileira para o setor. | + |

Informe ENSP

O Informe ENSP é um informativo institucional diário da Escola que traz, em seu conteúdo, notícias de interesse geral da área de Saúde Pública: divulgação de congressos, cursos, bolsas, empregos e eventos.

 

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.