link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
  • página inicial

ENSP recorda sua criação na abertura dos 60 anos

Saúde, educação, ciência e cidadania: nossa luta de todo dia é o tema das comemorações dos 60 anos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). De 3 a 5 de setembro, uma série de atividades, mesas e debates irão resgatar a história e contar os bastidores da criação da ENSP na década de 50. A abertura do evento acontecerá às 9h30, no salão internacional. Logo em seguida, às 10h30, será exposto o primeiro painel do Seminário Nascer e crescer em tempos difíceis: a jornada da ENSP de 1954 a 1979. O evento, coordenado pelo ex-diretor da ENSP, Luiz Fernando Ferreira, será mediado por Eduardo Costa, ex-aluno e ex-pesquisador, e debaterá o Período 1954-1969 (do suicídio de Vargas à ?eleição? de Médici) ? Do nascimento à violação

Escola fortalece cooperação com instituição chilena

Com o objetivo de discutir projetos e ações de cooperação e planejar a realização do III Encontro da Rede de Escolas de Saúde Pública da UNASUL (RESP/UNASUR) foi realizado um encontro, entre os dias 27 e 28 de agosto, em Santiago (Chile), com representantes das Direções da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e da Escola de Saúde Pública Dr. Salvador Allende/Universidad de Chile (ESP/UChile). Para esta cooperação bilateral, as respectivas Direções se comprometeram a promover e estimular pesquisas entre grupos e profissionais das instituições; desenvolver um programa de formação em Saúde Pública para a região, incluindo cursos de qualificação profissional e a possibilidade de um mestrado conjunto em Saúde Pública; e promover o intercâmbio docente, com ativa participação de profissionais de ambas as Escolas em cursos ofertados pela ENSP e pela ESP/UChile no Brasil e no Chile.

Entrevistas

Eduardo Costa, professor aposentado da ENSP, responsável por parte da programação comemorativa aos 60 anos, fala sobre a história e os bastidores que marcaram a origem da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.


Pós-Graduação

Por meio de seu corpo docente, com mais de 150 doutores – um dos maiores e mais qualificados do país – oferece à sociedade uma produção científica diversificada e uma ampla oferta de disciplinas e cursos em seus três programas.


Aqui você encontrará informações sobre os Programas, disciplinas, editais e do corpo docente. | + |

Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico

A pesquisa na ENSP conta com 37 linhas de pesquisa com mais de 200 projetos vinculados, distribuídos por grandes áreas temáticas. Atualmente a Escola conta com 64 Grupos de pesquisa cadastrados no CNPq.


Conheça aqui as linhas, os projetos e os pesquisadores da ENSP. | + |

Escola de Governo em Saúde

A Escola de Governo propõe-se a estruturar a formação e a educação permanente de gestores e profissionais de saúde, incorporando as características da moderna gestão de sistemas, serviços, organizações e programas, a construção de processos de educação permanente, a aliança entre trabalho e formação e a consolidação de redes de cooperação.


Acesse as páginas dos cursos, seus editais e programas. Faça parte desta rede! | + |

Cooperação Internacional

As atividades de cooperação internacional estão voltadas para apoiar países da América Latina, do Caribe e da África, e também para a realização de projetos com países mais desenvolvidos. O objetivo é contribuir para a consolidação do papel do Brasil no cenário internacional da Saúde Pública.

Visite a página de cooperação internacional e conheça os atos internacionais e a legislação brasileira para o setor. | + |

Informe ENSP

O Informe ENSP é um informativo institucional diário da Escola que traz, em seu conteúdo, notícias de interesse geral da área de Saúde Pública: divulgação de congressos, cursos, bolsas, empregos e eventos.

 
Terça, 2 de Setembro de 2014

ENSP NA WEB

facebook twitter orkut youtube
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons