link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
  • página inicial

Saúde do Trabalhador: ENSP forma mais de 400 alunos

Como parte das atividades de formatura do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP, entre os dias 24 e 25 de setembro, será realizado o primeiro Seminário de Avaliação e Acompanhamento dos Cursos de Saúde do Trabalhador na modalidade a distância dos municípios de São Paulo. Coordenado pela pesquisadora do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) Rita Mattos, o curso visa formar profissionais em Saúde do Trabalhador para apoiar a implementação das ações de Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde, com ênfase na Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast). Desenvolvido em 16 municípios do Estado de São Paulo, ao todo formará cerca de 450 especialistas em Saúde do Trabalhador.

CSP lança especial sobre Nascer no Brasil

A pesquisa Nascer no Brasil, coordenada pela pesquisadora da ENSP/Fiocruz Maria do Carmo Leal revelou que o Brasil é recordista mundial em cesarianas, e os índices são ainda mais alarmantes no setor privado, com 88% dos nascimentos. Esses e outros dados resultaram em um suplemento especial da revista Cadernos de Saúde Pública da Escola, disponível on-line. Na publicação são apresentados 14 artigos originais, abordando temas como aspectos metodológicos da amostra, a criação de um algoritmo para cálculo da idade gestacional e estimação da mortalidade materna; resultados sobre a assistência pré-natal; decisão sobre a via de parto; intervenções sobre as parturientes e recém-nascidos de risco habitual; tipo de parto nas adolescentes; entre outros. Confira alguns dos destaques deste suplemento.

Entrevistas

Maria Cecília de Souza Minayo, pesquisadora da ENSP, fala, em entrevista para a Revista Radis sobre a violência na sociedade brasileira que, para a socióloga, não aumentou, e sim ganhou maior visibilidade por conta da internet que, ao mesmo tempo, alimenta correntes de solidariedade.


Pós-Graduação

Por meio de seu corpo docente, com mais de 150 doutores – um dos maiores e mais qualificados do país – oferece à sociedade uma produção científica diversificada e uma ampla oferta de disciplinas e cursos em seus três programas.


Aqui você encontrará informações sobre os Programas, disciplinas, editais e do corpo docente. | + |

Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico

A pesquisa na ENSP conta com 37 linhas de pesquisa com mais de 200 projetos vinculados, distribuídos por grandes áreas temáticas. Atualmente a Escola conta com 64 Grupos de pesquisa cadastrados no CNPq.


Conheça aqui as linhas, os projetos e os pesquisadores da ENSP. | + |

Escola de Governo em Saúde

A Escola de Governo propõe-se a estruturar a formação e a educação permanente de gestores e profissionais de saúde, incorporando as características da moderna gestão de sistemas, serviços, organizações e programas, a construção de processos de educação permanente, a aliança entre trabalho e formação e a consolidação de redes de cooperação.


Acesse as páginas dos cursos, seus editais e programas. Faça parte desta rede! | + |

Cooperação Internacional

As atividades de cooperação internacional estão voltadas para apoiar países da América Latina, do Caribe e da África, e também para a realização de projetos com países mais desenvolvidos. O objetivo é contribuir para a consolidação do papel do Brasil no cenário internacional da Saúde Pública.

Visite a página de cooperação internacional e conheça os atos internacionais e a legislação brasileira para o setor. | + |

Informe ENSP

O Informe ENSP é um informativo institucional diário da Escola que traz, em seu conteúdo, notícias de interesse geral da área de Saúde Pública: divulgação de congressos, cursos, bolsas, empregos e eventos.

 
Terça, 23 de Setembro de 2014

ENSP NA WEB

facebook twitter orkut youtube
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons