link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
  • página inicial

Seminário analisa os impactos da governança regional na efetividade do SUS

A governança regional na saúde, conforme explicou a pesquisadora da ENSP Luciana Dias, expressa as relações de dependência, interação e acordos estabelecidos entre múltiplos agentes (governamentais e não governamentais; públicos e privados), cujos interesses, embora muitas vezes divergentes, podem ser organizados e direcionados segundo objetivos comuns, de modo a assegurar a universalização do direito à saúde. No entanto, para ela, os fatores que condicionam a governança não se expressam de modo homogêneo no território nacional, sendo a diversidade regional um fator significativo na condução da política de saúde.

ENSP debate os desafios da saúde reprodutiva no dia 28/11

Como parte das atividades acadêmicas da disciplina de pós-graduação Tópicos Especiais em Gênero, Violência e Saúde do programa de Saúde Pública da ENSP, a Escola, em parceira com o Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ, realizará a mesa-redonda Questões e desafios da saúde reprodutiva no Brasil: nascimento e parto, mortalidade materna e aborto no dia 28 de novembro, de 9 às 13 horas. O encontro, que será mediado por Sônia Maria Dantas Berger (ISC/UFF), terá como convidadas a pesquisadora da ENSP Mariza Theme, Tizuko Shiraiwa (SESH-RJ), Maysa Luduvice (FE/UERJ) e Leila Adesse (AADS). Para participar não é necessária inscrição prévia.

Entrevistas

Esquerda, direita ou nenhuma das respostas anteriores ? Por qual caminho seguirá o governo Dilma Rouseff depois da eleição mais acirrada desde a redemocratização ?  A pergunta foi o norte da entrevista com os pesquisadores da ENSP José Augusto Pina, Eduardo Stotz e Paulo Bruno. Depois da roda de conversa que debateu as eleições na ASFOC, os três falaram ao Informe ENSP sobre regulação da mídia, comissão da verdade, saúde pública, entre outros temas que estarão em evidência no segundo mandato da presidenta reeleita. 


Pós-Graduação

Por meio de seu corpo docente, com mais de 150 doutores – um dos maiores e mais qualificados do país – oferece à sociedade uma produção científica diversificada e uma ampla oferta de disciplinas e cursos em seus três programas.


Aqui você encontrará informações sobre os Programas, disciplinas, editais e do corpo docente. | + |

Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico

A pesquisa na ENSP conta com 37 linhas de pesquisa com mais de 200 projetos vinculados, distribuídos por grandes áreas temáticas. Atualmente a Escola conta com 64 Grupos de pesquisa cadastrados no CNPq.


Conheça aqui as linhas, os projetos e os pesquisadores da ENSP. | + |

Escola de Governo em Saúde

A Escola de Governo propõe-se a estruturar a formação e a educação permanente de gestores e profissionais de saúde, incorporando as características da moderna gestão de sistemas, serviços, organizações e programas, a construção de processos de educação permanente, a aliança entre trabalho e formação e a consolidação de redes de cooperação.


Acesse as páginas dos cursos, seus editais e programas. Faça parte desta rede! | + |

Cooperação Internacional

As atividades de cooperação internacional estão voltadas para apoiar países da América Latina, do Caribe e da África, e também para a realização de projetos com países mais desenvolvidos. O objetivo é contribuir para a consolidação do papel do Brasil no cenário internacional da Saúde Pública.

Visite a página de cooperação internacional e conheça os atos internacionais e a legislação brasileira para o setor. | + |

Informe ENSP

O Informe ENSP é um informativo institucional diário da Escola que traz, em seu conteúdo, notícias de interesse geral da área de Saúde Pública: divulgação de congressos, cursos, bolsas, empregos e eventos.

 
Quarta, 26 de Novembro de 2014

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons