link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
  • página inicial

Roberto Leher, reitor da UFRJ, ministrará aula inaugural da ENSP

Quem produz, quem avalia e, principalmente, a quem interessa o conhecimento científico? Essas são algumas das perguntas que balizarão a aula inaugural do ano letivo da ENSP, no dia 15 de março, que será ministrada por Roberto Leher, reitor da UFRJ. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Leher é reconhecido por suas pesquisas na área das políticas públicas em educação e por fazer uma crítica contundente da forma como é avaliada e conduzida a produção científica no Brasil. A atividade está marcada para o auditório térreo da ENSP, às 13h30.

Artigo sobre transmissão da malária em RO é destaque na Plos One

Plos One publicou, na terça-feira (21/2), o artigo The role of spatial mobility in malaria transmission in the Brazilian Porto Velho municipality, Rondônia, Brazil (2010-2012), de autoria da pesquisadora Jussara Rafael Angelo, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fiocruz. O trabalho, orientado pelo pesquisador Carlos Afonso Nobre, é resultado da tese de doutorado Modelagem Espacial Dinâmica dos Determinantes Sociais e Ambientais da Malária e Simulação de Cenários 2020 para Município de Porto Velho - RO, desenvolvida no Centro de Ciência do Sistema Terrestre (PGCST/INPE), com colaboração da ENSP/Fiocruz e Fiocruz-RO. A Plos One é uma revista científica de acesso livre, disponível on-line, publicada pela Public Library of Science.

'Reformulação dos marcos legais deve preceder discussão sobre a privatização da Cedae'

A 'ENSP TV' reuniu pesquisadores do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (Dssa) e o engenheiro da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico (Agenersa), Pedro Pequeno, para um debate sobre a privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), que poderá acontecer como parte do acordo entre o governo do Estado do Rio de Janeiro e o Governo Federal para a liberação de recursos para o estado. Os pesquisadores Maria José Sales, Tatsuo Shubo e Marcelo Motta Veiga representaram o Dssa/ENSP. Assista nos vídeos abaixo (parte 1 e parte 2) a conversa sobre as vantagens e desvantagens de uma possível "privatização do saneamento" no Rio de Janeiro.

Entrevistas

José Fernando de Souza Verani, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública e especialista nas áreas de imunização e sistemas de vigilância em saúde, com ênfase na vigilância epidemiológica, avalia  número relativamente grande de casos de FA, comenta as ações de vigilância e as estratégias de bloqueio da doença.


Ensino

Por meio de seu corpo docente, com mais de 300 doutores - um dos maiores e mais qualificados do país oferece à sociedade uma produção científica diversificada e uma ampla oferta de cursos de lato sensu e qualificação profissional (especialização, residência, aperfeiçoamento, atualização e formação continuada) e de stricto sensu (mestrado acadêmico e profissional, doutorado).


Aqui você encontrará informações sobre o Stricto e Lato Sensu, presencial e EAD, cursos, editais e corpo docente. | + |

Pesquisa e Inovação

Criada na ENSP em 2007, a partir de definições aprovadas pelo V Congresso Interno em Plenária Extraordinária de 27/09/2007, a VDPDT - Vice-Direção de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, atualmente denominada VDPI - Vice-Direção de Pesquisa e Inovação, representa uma evolução do que no Regimento de 1989 era denominado Coordenação de Pesquisa.


Conheça aqui as linhas, os projetos e os pesquisadores da ENSP. | + |

Escola de Governo em Saúde

A Escola de Governo propõe-se a estruturar a formação e a educação permanente de gestores e profissionais de saúde, incorporando as características da moderna gestão de sistemas, serviços, organizações e programas, a construção de processos de educação permanente, a aliança entre trabalho e formação e a consolidação de redes de cooperação.


Acesse as páginas dos cursos, seus editais e programas. Faça parte desta rede! | + |

Cooperação Internacional

As atividades de cooperação internacional estão voltadas para apoiar países da América Latina, do Caribe e da África, e também para a realização de projetos com países mais desenvolvidos. O objetivo é contribuir para a consolidação do papel do Brasil no cenário internacional da Saúde Pública.

Visite a página de cooperação internacional e conheça os atos internacionais e a legislação brasileira para o setor. | + |

Informe ENSP

O Informe ENSP é um informativo institucional semanal da Escola que traz, em seu conteúdo, notícias de interesse geral da área de Saúde Pública: divulgação de congressos, cursos, bolsas, empregos e eventos.

 
Sábado, 25 de Fevereiro de 2017

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.