link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
  • página inicial

ENSP sedia debate sobre intervenção militar

O Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (Asfoc-SN) convida para o debate Intervenção militar: até onde a vista alcança?, com participação da professora e especialista em segurança pública Jacqueline Muniz, da Universidade Federal Fluminense. A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca abre as suas portas para o encontro que acontecerá no dia 9 de março, às 14h, no auditório térreo. Nas últimas semanas, Jacqueline foi entrevistada, ao vivo, por um canal de notícias, e ficou em evidência por sua contundente fala acerca da autorização de intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. A proposta deste encontro visa ampliar o debate sobre a violência urbana e articular possíveis contribuições que o campo da Saúde Coletiva tem a oferecer sobre o tema.

Epistemologias do Sul e saúde coletiva: curso internacional promove aulas abertas na Fiocruz

O curso Saúde Coletiva em Diálogo com as Epistemologias do Sul: comunicação, ecologia e reforma psiquiátrica nas lutas por saúde - oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde do Icict, e o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP em parceria com a Universidade de Coimbra (Portugal) -, promoverá aulas abertas à comunidade Fiocruz. Temas como a introdução às epistemologias do Sul; a ecologia de saberes e linha abissal; e a democracia e o papel da saúde coletiva serão abordados em três palestras que contam com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais. As aulas estão marcadas para os dias 27 de fevereiro e 2 de março, e acontecerão na ENSP e no Icict, ambos localizados no campus Manguinhos da Fiocruz. Confira a programação e participe.  

Abrascão 2018: prazo para submissão de trabalhos prorrogado até 26 de fevereiro

O 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2018) prorrogou seu prazo de submissão de trabalhos. Os resumos podem ser enviados até o dia 26 de fevereiro de 2018, às 19h55min (horário de Brasília). As propostas somente poderão ser submetidas pela internet, por meio do site do Congresso. Confira as regras para submissão de trabalhos.

Entrevistas

1

Gastão Wagner de Sousa, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), fala sobre os anseios para o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2018) e o contexto das eleições deste ano.

Eventos


    Ensino

    Por meio de seu corpo docente, com mais de 300 doutores - um dos maiores e mais qualificados do país oferece à sociedade uma produção científica diversificada e uma ampla oferta de cursos de lato sensu e qualificação profissional (especialização, residência, aperfeiçoamento, atualização e formação continuada) e de stricto sensu (mestrado acadêmico e profissional, doutorado).


    Aqui você encontrará informações sobre o Stricto e Lato Sensu, presencial e EAD, cursos, editais e corpo docente. | + |

    Escola de Governo em Saúde

    A Escola de Governo propõe-se a estruturar a formação e a educação permanente de gestores e profissionais de saúde, incorporando as características da moderna gestão de sistemas, serviços, organizações e programas, a construção de processos de educação permanente, a aliança entre trabalho e formação e a consolidação de redes de cooperação.


    Acesse as páginas dos cursos, seus editais e programas. Faça parte desta rede! | + |

    Cooperação Internacional

    As atividades de cooperação internacional estão voltadas para apoiar países da América Latina, do Caribe e da África, e também para a realização de projetos com países mais desenvolvidos. O objetivo é contribuir para a consolidação do papel do Brasil no cenário internacional da Saúde Pública.

    Visite a página de cooperação internacional e conheça os atos internacionais e a legislação brasileira para o setor. | + |


     
    Sábado, 24 de Fevereiro de 2018

    ENSP NA WEB

    facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

    BAIXE O APP DA ENSP

    Google Play Store Apple App Store

    Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
    que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


    Creative Commons License

    O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.