link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Saúde e Relações Internacionais, Cooperação Sul-Sul em Saúde no Brasil e a Internacionalização da Fiocruz, 2012

Departamento: DAPS - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SAÚDE

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: SAÚDE GLOBAL E DIPLOMACIA DA SAÚDE

Grupo: SAÚDE GLOBAL E DIPLOMACIA DA SAÚDE

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
Este projeto tem como objetivo produzir conhecimentos para analisar a articulação entre relações internacionais e saúde com vistas a subsidiar a participação do Brasil na cooperação internacional e na formulação e implementação de políticas voltadas para a saúde global, assim como nas ações em âmbito da diplomacia da saúde, com especial ênfase na atuação da Fiocruz nessas áreas. Está informado pelas mudanças recentes na política externa brasileira, que ampliaram o escopo da cooperação internacional como um dos instrumentos fundamentais para a consolidação da nova inserção do Brasil no sistema mundial. A questão social, entre elas as de saúde, passou a ser considerada um dos temas prioritários nesse domínio e ganhou inédita relevância política internacional. Isso acontece ao mesmo tempo em que novos conceitos − saúde global, diplomacia da saúde, governança global − aparecem nos discursos políticos e na literatura e novos atores, nacionais e internacionais, passam a atruar na área. A participação do Brasil nesse processo, nacional e internacionalmente, tem sido expressiva, assim como da Fiocruz, e merece reflexão.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2012

Ano do fim do projeto: 2018

Coordenador: CELIA MARIA DE ALMEIDA

Participante Interno:

Participante Aluno:

Editais
Links para Agências
 
Terça, 30 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.