Ministério da Saúde

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Pós-Graduação em saúde pública

O Programa de Saúde Pública iniciou suas atividades em 1977 e tem seus cursos credenciados pela Capes. Saiba mais

Destaque

A agenda da Cooperação Sul-Sul em Saúde do Fórum IBAS - Índia, Brasil e África do Sul

No dia 19 de setembro, apresentação da dissertação de mestrado profissional em Saúde Pública A agenda da Cooperação Sul-Sul em Saúde do Fórum IBAS - Índia, Brasil e África do Sul, por Alejandra Carrillo Roa, na Fiocruz Brasília, a partir das 10 horas.

Apresentação de mestrado e tese de doutorado acontecem na ENSP em 17/9

Na quarta-feira (17/9), uma defesa de tese de doutorado e uma apresentação de dissertação de mestrado profissional, ambas do programa de Saúde Pública, ocorrerão na ENSP. Confira temas, orientandos e orientadores.

Pesquisa analisa área internacional do MS

Um estudo que tem como objeto o profissional que atua na área internacional do Ministério da Saúde (MS) foi desenvolvido pelo aluno do mestrado profissionalizante em Saúde Pública Sérgio Alexandre Gaudêncio, com o objetivo de mapear e analisar os contextos de ação desse profissional, a partir da definição de competências profissionais, a fim de apresentar norteadores para definição dessas competências. Sua pesquisa considera que o tema saúde tem ampliado seu escopo de influência tanto em âmbito nacional quanto internacional. "Neste, principalmente nas últimas décadas, há uma crescente inter-relação temática da saúde que perpassa áreas de atuação como comércio, propriedade intelectual, finanças, biossegurança, entre outros. Toda a complexidade do tema saúde em âmbito nacional reverbera em escala global, impondo a necessidade de ações coordenadas, articuladas e negociadas nessa esfera de atuação", destacou.

Centro de Estudos debate iniciação para ciência em 17/9

O próximo Centro de Estudos da ENSP Miguel Murat (Ceensp) abrirá espaço para o debate sobre a iniciação científica. No dia 17 de setembro, às14 horas, a pesquisadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Recursos Humanos para a Saúde da Escola Márcia Teixeira e a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Vivian Mary Barral Dodd Rumjanek debaterão o tema Iniciação para Ciência: vocação e formação. O Ceensp dará início às atividades da 22ª Reunião Anual de Iniciação Científica na ENSP, que tem por objetivo proporcionar uma oportunidade para exposição e discussão dos trabalhos de bolsistas de iniciação científica e iniciação tecnológica, visando o desenvolvimento de projetos e o intercâmbio de experiências entre estudantes e pesquisadores. O evento é aberto ao público, não necessita de inscrição prévia e acontecerá no salão internacional da Escola.

Documentos

Copyright 2006 ENSP/FIOCRUZ. Todos os direitos reservados.