link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca

O projeto de criação de uma Escola de Governo em Saúde na ENSP foi iniciado no ano de 1996, tendo sido concebido, originalmente, como "um conjunto de iniciativas que colaborassem para a consolidação do Sistema Único de Saúde, com mais eficácia, eficiência, equidade e efetividade, aportando projetos inovadores relacionados ao seu aperfeiçoamento." A partir desses princípios básicos, o ensino, a pesquisa e a cooperação com o Sistema de Saúde reuniram-se numa nova concepção, voltada a fortalecer o papel da ENSP como uma instituição-chave na formação de quadros qualificados para o setor saúde e no apoio ao desenvolvimento de sistemas e serviços de saúde no país. Ou seja, seu papel enquanto uma Escola de Governo. | saiba mais |

Notícias

ENSP promove Seminário de Ensino nos dias 30 e 31 de outubro

Entre os dias 30 e 31 de outubro a ENSP promoverá o Seminário de Ensino 2019. Com o tema Formação e Avaliação como campos de disputa e resistência: concepções, desafios e consequências, o evento debaterá, na abertura, a formação em saúde pública em tempos de crise. O debate contará com a participação do professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Kenneth Rochel de Camargo Junior, e do professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Túlio Batista Franco. O Seminário de Ensino é aberto aos interessados e não necessita de inscrição prévia. Haverá transmissão ao vivo do evento pelo Canal da ENSP, no YouTube.

Seminário virtual debaterá acreditação de instituições formadoras de trabalhadores da saúde

O 8º Seminário Virtual da Rets 'Acreditação de instituições formadoras de trabalhadores técnicos da saúde' será realizado nesta terça-feira, 8 de outubro de 2019, às 14h (hora de Brasília), no Salão Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), com transmissão ao vivo pela Rede Nacional de Pesquisa (em português) e pelo Facebook da Rets (em espanhol).

ENSP promove cooperação entre pesquisadores do Brasil e da França

Entre os dias 2 e 6 de setembro, pesquisadores e médicos franceses participaram de encontro, organizado pela pesquisadora da ENSP, Maria do Carmo Leal, para cooperação na área da saúde reprodutiva Brasil-França, com apoio do Consulado-Geral da França no Rio de Janeiro. Além das apresentações do contexto brasileiro e francês obstétrico e perinatal, o encontro englobou a visita às maternidades Maria Amélia Buarque de Hollanda, no Rio de Janeiro, e Escola Assis Chateaubriand-Universidade Federal do Ceará. 

 
Quinta, 5 de Dezembro de 2019

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.