Departamento: DCS - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA
Linha: ÉTICA APLICADA E BIOÉTICA
Grupo: FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE, DESENVOLVIMENTO SÓCIO-MORAL E ENSINO DA ÉTICA
Subárea de Conhecimento: 4.06.00.00-9
Descrição do projeto:
Geral
Avaliar o impacto do processo de formação em Medicina no desenvolvimento da competência moral dos estudantes de três cursos com diferentes modelos pedagógicos no Brasil.
Específicos
Analisar o uso de metodologias ativas nos cursos e as oportunidades de reflexão crítica oferecidas em cada um dos cursos estudados.
Avaliar a sensibilidade do teste ORIGIN/u para avaliação das oportunidades de &8220;role taking&8221; e reflexão orientada para o curso de Medicina.
Elaborar e testar um questionário baseado no ORIGIN/u que atenda às especificidades da formação na área da saúde.
Aplicar o &8220;Moral Judgment Test&8221; (MJT - Teste de julgamento moral) em sua versão em língua portuguesa para o Brasil a estudantes de graduação em Medicina no início do primeiro período e durante o décimo-segundo período dos cursos de três escolas médicas que baseiam seus cursos em três diferentes modelos de ensino-aprendizagem.
Analisar as diferenças observadas no desenvolvimento da competência moral entre alunos do início e fim do curso de cada faculdade comparando-as nos três modelos estudados.
Analisar as diferenças observadas no desenvolvimento da competência moral entre alunos do mesmo nível nas três diferentes faculdades.
Natureza:
Ano do início do projeto: 2008
Ano do fim do projeto: 2010
Coordenador: SERGIO TAVARES DE ALMEIDA REGO
Participante Interno:
Participante Externo:
Participante Aluno:
Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.