link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Relações público-privadas nos sistemas de saúde da América Latina: dinâmicas, características e implicações para as desigualdades em saúde

Departamento: DAPS - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SAÚDE

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: DESENVOLVIMENTO, ESTADO E SAÚDE

Grupo: ESTADO, PROTEÇÃO SOCIAL E POLÍTICAS DE SAÚDE

Subárea de Conhecimento: 4.06.00.00-9

Descrição do projeto:
Nas últimas décadas, muitos países da América Latina expandiram a cobertura dos serviços de saúde, com resultados sanitários positivos. Porém, em vários casos, observou-se a expansão do setor privado na saúde, sob incentivo do Estado e associada a novas dinâmicas empresariais, com persistência ou agravamento da segmentação e das desigualdades em saúde. O projeto terá o objetivo geral de analisar as relações público-privadas em saúde nos países latino-americanos de 1990 a 2020, considerando suas dinâmicas, características e implicações para as desigualdades em saúde. O referencial analítico se baseará na economia política da proteção social e em contribuições da abordagem de análise histórico-comparada de políticas e sistemas de saúde. Será realizado um estudo em diferentes escalas e com casos múltiplos, tendo em vista a complexidade do problema. O plano internacional do fenômeno será analisado a partir de revisão da literatura especializada e de documentos, com ênfase no tema das relações público-privadas e das desigualdades nos sistemas de saúde. O plano regional compreenderá análise da literatura, documentos e dados secundários sobre sistemas de saúde na América Latina. O plano nacional envolverá o estudo comparado de cinco países populosos de renda média-alta - Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México ? marcados por economias dinâmicas e desigualdades sociais, cujas reformas dos sistemas de saúde nas últimas décadas alteraram as relações público-privadas em saúde. Finalmente, o plano local será estudado por meio da seleção de três ?cidades globais? localizadas nesses países: Rio de Janeiro, Buenos Aires e Cidade do México. A escolha dessas cidades se deve à sua importância no plano internacional e nacional em termos econômicos, populacionais e sociais e ao fato de concentrarem expressiva e diversificada oferta de serviços de saúde, sendo lócus privilegiado para explorar as relações público-privadas e suas implicações para as desigualdades em saúde.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2020

Ano do fim do projeto: 2024

Coordenador: CRISTIANI VIEIRA MACHADO

Editais
Links para Agências
 
Sábado, 27 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.