link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
SENTIDOS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE PRODUZIDOS POR TRABALHADORES DO CAMPO DA SAÚDE DO TRABALHADOR: da polissemia à operacionalidade possível

Departamento: CESTEH - CENTRO DE ESTUDOS DA SAÚDE DO TRABALHADOR E ECOLOGIA HUMANA

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: SAÚDE E TRABALHO

Grupo: AVALIAÇÃO OCUPACIONAL E AMBIENTAL A SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
Este estudo partiu da compreensão de ser a promoção da saúde um importante instrumento para as políticas de saúde, nesta incluída a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora. Foi realizado um estudo de campo na Secretária de Estado de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, com a equipe do Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador do Estado do Rio de Janeiro, onde se objetivou compreender e interpretar os sentidos produzidos nos discursos pelos atores do setor sobre promoção da saúde. Optou-se por investigar a dinâmica da promoção da saúde no campo da saúde do trabalhador através de uma metodologia qualitativa, onde a forma de análise dos dados foi feita a partir da análise do discurso. Para a coleta dos dados foi utilizada a técnica de entrevista semiestruturada, acompanhada de um roteiro orientador contendo os objetivos da pesquisa. A organização dos resultados foi estabelecida a partir das categorias conceituais que nos levaram ao campo prático: Promoção da Saúde / ações de Promoção da Saúde, Intersetorialidade, Participação dos Trabalhadores, Estrutura do setor e Desafios, que proporcionaram o desvelamento dos sentidos produzidos pelos trabalhadores do setor em mosaicos significantes. Os resultados apontaram para a valorização da promoção da saúde como objetivo político e norteador para o campo da saúde do trabalhador, embora se tenha uma operacionalidade ainda muito aquém do potencial existente; o surgimento de novas e históricas fragilidades que permeiam o campo e impedem sua legitimidade, que se desvelou nos significados das categoriais empíricas e apresentaram desafios a serem enfrentados pelos atores do campo, como a construção de uma política de Estado que contemple as especificidades territoriais do campo e forneça maior visibilidade do setor perante a sociedade.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2012

Ano do fim do projeto: 2015

Coordenador: ALDO PACHECO FERREIRA

Participante Externo:

Participante Aluno:

Editais
Links para Agências
 
Sexta, 26 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.