link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
ANÁLISE DA PAISAGEM URBANA E O IMPACTO DA POLUIÇÃO VISUAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO NO PERÍMETRO DA VIA FÉRREA

Departamento: DSSA - DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E SAÚDE AMBIENTAL

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: HABITAÇÃO E SAÚDE

Grupo: DESENVOLVIMENTO LOCAL, DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE E DO AMBIENTE E HABITAÇÃO SAUDÁVEL

Subárea de Conhecimento: Planejamento Urbano e Regional

Descrição do projeto:
O que faz cada cidade ter suas características próprias é a sua morfologia, sua história e seu traçado e a poluição visual do espaço urbano de uma cidade faz com que ela perca essa identidade. Portanto, esta pesquisa foi elaborada com o intuito de organizar e esclarecer questões importantes sobre o tema da Poluição Visual e tem como objetivo analisar a perda da qualidade ambiental da paisagem urbana, do corredor histórico de um trecho da linha Férrea da Central do Brasil, como também foi desenvolvido um método preliminar de avaliação visual, através de consultas com escritores sobre diversas questões que envolvem o tema. A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida para objeto de estudo e pesquisa, pois é de relevante importância para o nosso país, além disso, tem o objetivo de criar parâmetros de avaliação de espaço urbano para melhor identificar e avaliar a poluição visual urbana nas grandes cidades. Este projeto analisa a paisagem urbana e o impacto fa poluição visual da cidade do Rio de Janeiro, no perímetro da via férrea, como um estudo da semiologia do espaço urbano. Foi realizado estudo de caso na linha férrea, mostrando como a historia da cidade foi se construindo no caminho do trem.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2005

Ano do fim do projeto: 2006

Coordenador: SIMONE CYNAMON COHEN

 
Domingo, 17 de Novembro de 2019

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.