link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Análise dos determinantes sócio-ambientais dos processos endêmicos: uma proposta de incorporação do conhecimento da população para a vigilância em saúde

Departamento: não informado

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: ENSINO

Grupo: ANÁLISE DE DETERMINANTES SOCIAIS E BIOLÓGICOS DE ENDEMIAS

Subárea de Conhecimento: Saúde Pública

Descrição do projeto:
O projeto se propõe a desenvolver metodologias para a vigilância e controle de doenças em diferentes unidades territoriais de análise e intervenção dos serviços de saúde. O estudo está situado dentro de um quadro mais amplo de pesquisa cujo centro de interesse está voltado para a determinação biológica e social dos processos endêmicos e interessa-se especialmente pela relação entre condições de vida e produção de doenças nos níveis de município e de suas localidades. Prioriza-se na investigação a formulação e categorização de um conjunto de variáveis e indicadores quantitativos e qualitativos que permitam descrever o processo de produção de endemias e epidemias de doenças transmissíveis como dengue, malária, leishmanioses, esquistossomose e hanseníase. Sua especificidade refere-se à experimentação e proposição de alguns instrumentos metodológicos de campos disciplinares distintos que, permitam a incorporação do conhecimento dos sujeitos que moram nos locais onde são produzidos e experimentados os problemas de saúde estudados.

Natureza: não informado

Ano do início do projeto: 2006

Ano do fim do projeto: 2010

Coordenador: ROSELY MAGALHÃES DE OLIVEIRA

Editais
Links para Agências
 
Sexta, 26 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.