link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Estudo de morbi-mortalidade associada à eventual ocorrência de patologias relacionadas a danos genéticos e neoplasias malignas na área de influência da Unidade de Concentrado de Urânio (URA) das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) - Caetité no Estado da Bahia

Departamento: CESTEH - CENTRO DE ESTUDOS DA SAÚDE DO TRABALHADOR E ECOLOGIA HUMANA

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA E MEIO AMBIENTE

Linha: EXPOSIÇÕES AMBIENTAIS E AVALIAÇÃO DOS EFEITOS NO CICLO DE VIDA

Grupo: TRABALHO, SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Subárea de Conhecimento: 40601005

Descrição do projeto:
METODOLOGIA
Serão comparadas as estimativas de risco antes e depois da instalação da Usina e acompanhá-los de forma longitudinal (com estudo do tipo ecológico e de séries temporais) para identificação de possíveis efeitos carcinogênicos na saúde da população da área de influência, contrastando com o município de referência, com dados do Estado da Bahia, e nacionais, abrangendo o período compreendido entre os anos de 1995 a 2008.
A incidência de neoplasias ocorridas na área de influência da Unidade de Concentrado de Urânio será comparada com a de outra região com características similares do ponto de vista sócio demográfico, mas que não tenham a presença de fontes de radiação natural.

OBJETIVO GERAL
-O estudo comparativo da morbi-mortalidade proposto tem o objetivo de identificar eventuais agravos à saúde, inclusive alterações genéticas e neoplasias malignas, em decorrência das atividades operacionais do empreendimento na área de influência da Unidade de Concentração de Urânio (URA) das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) em Caetité, estado da Bahia.
-Desenvolver um conjunto de estudos epidemiológicos anuais, com desenho transversal (avaliando os riscos epidemiológicos antes e depois da instalação da Usina) e acompanhá-los de forma longitudinal (com estudo do tipo ecológico e de séries temporais) para identificação de possíveis efeitos carcinogênicos na saúde da população da área de influência, fazendo as correlações com o município de referência, com dados do Estado da Bahia, e nacionais, abrangendo o período compreendido entre os anos de 1995 a 2008.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Determinar as eventuais implicações do empreendimento para a saúde da população dos municípios da área de influência;
-Realizar o estudo com ênfase nas ações básicas de Saúde dos municípios da área de influência do empreendimento e do município controle, com base na condicionante 2.12, da Licença de Operação n° 274/2002, da URA, emitida pelo IBAMA em 29/10/2002 que enuncia a especificação técnica do Projeto.
-Identificar mudanças do perfil de morbi-mortalidade em geral, e na morbi-mortalidade por alterações genéticas e neoplasias malignas e sua associação com atividades de mineração e processamento de minério urânio.
-Comparar a incidência de neoplasias ocorridas na área de influência da Unidade de Concentrado de Urânio, com outra região com características similares do ponto de vista sócio demográfico, mas que não tenham a presença de fontes de radiação natural.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2008

Ano do fim do projeto: 2013

Coordenador: ANTONIO SERGIO ALMEIDA FONSECA

Participante Interno:

Participante Externo:

Participante Bolsista:

Editais
Links para Agências
 
Sexta, 26 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.