link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
A Criminalidade em Contraponto ao “Estado da Arte” nas Comunidades Carentes”

Departamento: DSSA - DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E SAÚDE AMBIENTAL

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: HABITAÇÃO E SAÚDE

Grupo: DESENVOLVIMENTO LOCAL, DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE E DO AMBIENTE E HABITAÇÃO SAUDÁVEL

Subárea de Conhecimento: Planejamento Urbano e Regional

Descrição do projeto:
Esse estudo pretende, inicialmente, discutir os processos de “desterritorialização” nas favelas e seus efeitos em relação ao crescimento dos movimentos sociais, incluindo seus representantes e militantes
Também procura mostrar, a trajetória das lideranças comunitárias participantes de lutas por cidadania, paz, direitos humanos e direito à saúde e à cidade.
A violência urbana é mostrada, neste estudo, em um contexto, enfocando, o comércio local de drogas ilícitas, como fator de estagnação, para o desenvolvimento espontâneo da criatividade individual ou coletiva da comunidade. Violência, que origina perdas humanas, o que compõe um quadro de abusos instaurado na cidade, em especial nas áreas precárias como das favelas, marcada pela instabilidade das relações entre as lideranças comunitárias e o “Crime Organizado”.
Em paralelo, espera-se discutir, principalmente, a criatividade como forma de produção cultural e como fator preponderante para a sobrevivência e o fortalecimento do estado da arte, que fomenta saúde por meio (retirar através) da arte desenvolvida nessas áreas urbanas precárias, como as favelas.
Concluindo, o principal enfoque deste trabalho, está na análise das alternativas que estão se desenvolvendo nas favelas, para reconstruir, simbolicamente, esses territórios e desenvolver uma relação com os moradores e ativistas que pretendem estimular essa criatividade. Examinando, portanto, suas estratégias de articulações com outras redes sociais, especialmente, políticas e religiosas, como novas condições de acesso. E, uma presença efetiva no espaço público, por meio das escolas, centros de arte e cultura, entre outros.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2004

Ano do fim do projeto: 2006

Coordenador: SIMONE CYNAMON COHEN

 
Terça, 23 de Abril de 2019

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.