link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
ABORDAGEM DE SINTOMÁTICOS RESPIRATÓRIOS NA VIGILÂNCIA DE TUBERCULOSE ENTRE OS POVOS INDÍGENAS DE RONDÔNIA, AMAZÔNIA, BRASIL

Departamento: DENSP - DEPARTAMENTO DE ENDEMIAS SAMUEL PESSOA

Programa de pós-graduação: EPIDEMIOLOGIA EM SAÚDE PÚBLICA

Linha: SAÚDE INDÍGENA

Grupo: SAÚDE, EPIDEMIOLOGIA E ANTROPOLOGIA DOS POVOS INDÍGENAS

Subárea de Conhecimento: 4.06.01.00-5

Descrição do projeto:
A tuberculose (TB) se mantém como um dos mais importantes problemas de saúde pública no Brasil. Entre os povos indígenas, a problemática ganha contornos ainda mais acentuados. Na região Amazônica, a incidência média de tuberculose atinge cifras de 75,1/100.000 (quando a média nacional gira em torno de 47,0/100.000). Diversos estudos revelam que permanece elevado o grau de exposição ao Mycobacterium tuberculosis (MTB) entre as populações que habitam a Amazônia. Na atualidade, em Rondônia e regiões vizinhas, a tuberculose permanece como proeminente causa de morbidade e mortalidade. Estudos recentes
indicam que a incidência de TB entre os indígenas da região é, de forma geral, 10 vezes maior que a observada na população geral. Delimitando ainda mais o problema, uma ampla investigação conduzida entre os indígenas do DSEI Vilhena demonstrou incidências médias de TB acima de 2.500/100.000, destacou também a presença de uma cepa de MTB resistente às drogas (rifampicina e isoniazida) e identificou 1/3 da população com respostas positivas (>=10 mm) ao PPD. Com vistas a colaborar com o processo avaliativo do Subsistema de Saúde Indígena promovido pela FUNASA em parceria com a OPAS e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, nosso grupo de pesquisa propõe um estudo que tem a intenção de contribuir para uma melhor compreensão dos problemas relacionados ao acesso e à qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos povos indígenas de Rondônia, no que tange as ações de detecção, tratamento e controle de casos suspeitos de tuberculose.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2008

Ano do fim do projeto: 2009

Coordenador: PAULO CESAR BASTA

Participante Interno:

Participante Aluno:

Editais
Links para Agências
 
Terça, 19 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.