Ministério da Saúde

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Pós-Graduação em epidemiologia em saúde pública

O Programa de Epidemilogia iniciou suas atividades em 2007 e tem seus cursos credenciados pela Capes. Saiba mais

Destaque

Associação entre as boas práticas de assistência ao trabalho de parto é tema de pesquisa

No dia 27 de fevereiro, apresentação de dissertação de mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública Associação entre as boas práticas de assistência ao trabalho de parto e parto e a avaliação pelas puérperas do cuidado referido, por Márcia Leonardi Baldisserotto, a partir das 9h30, na sala 411 do prédio da ENSP.

ENSP receberá Marilena Chauí na abertura de seu ano letivo

A filósofa Marilena Chauí é a convidada para a abertura do ano letivo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) em 2015. A aula magna terá como tema Contra a Universidade Operacional e está marcada para o dia 18 de março, às 14 horas, no auditório do Museu da Vida/Fiocruz. Segundo a expositora, o assunto aborda o processo por meio do qual a universidade pública brasileira vem sendo transformada e descaracterizada, desde os anos 1970, quando deixa de ser uma instituição social para se tornar uma organização, ou seja, 'uma entidade isolada cujo sucesso e cuja eficácia se medem em termos da gestão de recursos e estratégias de desempenho e cuja articulação com as demais se dá por meio da competição'. A atividade é aberta a todos os interessados e não é necessária inscrição prévia.

Pesquisa analisa insegurança alimentar em crianças assistidas no Rio de Janeiro

No dia 11 de fevereiro, apresentação de dissertação de mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública Associação entre insegurança alimentar e deficiências de micronutrientes em crianças assistidas pelo SUS no município do Rio de Janeiro, por Letícia Barroso Vertulli Carneiro, a partir das 13h30, na sala 404 do prédio da ENSP.

Desafios da saúde: Temporão publica artigo na Folha de S. Paulo

O ex-ministro da saúde, pesquisador da ENSP e diretor executivo do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags-Unasul), José Gomes Temporão, publicou artigo na Folha de S. Paulo em que aborda os atuais desafios da saúde. Em seu texto Temporão aponta que a saúde deve ser trabalha em suas diversas dimensões, pois o desenvolvimento sustentável do país requer incluir a saúde em todas as políticas públicas, considerando suas dimensões biológica, psicológica e social para construir um ambiente facilitador à vida.

Documentos

Copyright 2006 ENSP/FIOCRUZ. Todos os direitos reservados.