Ministério da Saúde

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Pós-Graduação em epidemiologia em saúde pública

O Programa de Epidemilogia iniciou suas atividades em 2007 e tem seus cursos credenciados pela Capes. Saiba mais

Destaque

Pesquisa analisa infestação por Aedes Aegypti no Rio de Janeiro

No dia 26 de setembro, apresentação de dissertação de mestrado em Epidemiologia em Saúde Púbica Análise espacial e temporal da infestação por Aedes Aegypti mensurada por ovitrampas para geração de alerta precoce de dengue no município do Rio de Janeiro, por Sara de Souza Oliveira, a partir das 14 horas, na sala 405 do prédio da ENSP. 

Mestrado e doutorado ENSP 2017 segue com inscrições abertas até 27/9

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) está com inscrições abertas para os cursos de mestrado e doutorado 2017. As chamadas públicas para os Programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP estarão disponíveis até o dia 27 de setembro de 2016, e as inscrições devem ser feitas na Plataforma Siga Fiocruz. Candidatos residentes no município do Rio de Janeiro deverão, obrigatoriamente, entregar o formulário de inscrição, com a documentação exigida, no Serviço de Gestão Acadêmica (Seca), localizado no prédio da ENSP. Aqueles que residem em outros municípios do Estado do Rio de Janeiro ou em outros estados do país poderão entregar pessoalmente a documentação impressa no Seca (de acordo com o exigido para os candidatos residentes no município do Rio de Janeiro) ou enviá-la por correio eletrônico. Confira os editais.

Três décadas da 8ª CNS: 62 anos da ENSP resgata a essência da reforma sanitária

Na semana de 12 a 16 de setembro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) celebrará seu aniversário de 62 anos relembrando um dos principais momentos de luta pela universalização da saúde no Brasil, a 8ª Conferência Nacional de Saúde. Com o tema, Saúde é nossa conquista e nosso direito: 30 anos da 8ª Conferência Nacional de Saúde, a ENSP, além de resgatar a importância histórica do evento, pretende alertar para os diversos ataques à democracia e ao Sistema Único de Saúde da atual conjuntura. A conferência de abertura, cujo tema é A importância histórica da 8ª Conferência Nacional de Saúde, será proferida pelo ex-presidente da Fiocruz, Paulo Buss, e homenageará o professor Hésio Cordeiro e os membros do comitê assessor da 8ªCNS. A semana de aniversário da ENSP reunirá atividades acadêmicas, científicas e culturais, sendo destinada a alunos, professores, pesquisadores, profissionais de saúde e toda a comunidade Fiocruz.

Estudo explora como a incidência de dengue varia em função da idade e difere nas capitais brasileiras

Com o propósito de caracterizar o padrão de incidência de dengue ao longo do tempo, segundo a faixa etária, no período de 2007 a 2012 nas capitais estaduais brasileiras, a aluna do mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP, Rayane Cupolillo Ferreira desenvolveu sua dissertação sob a orientação das pesquisadoras Paula Mendes Luz e Cláudia Torres Codeço. As capitais selecionadas, segundo a maior taxa de incidência entre as séries de dengue e dengue grave por faixa etária, em cada região do país para modelagem estatística, foram: Rio Branco, Aracaju, Cuiabá, e Vitória. As capitais pertencentes à região sul do país mantiveram suas curvas de incidência próximas de zero, tendo sido excluídas desta etapa da análise. De acordo com a pesquisa, há maior ocorrência de dengue entre os indivíduos com 15 anos ou mais quando comparados com o grupo de idade inferior, em 3 das 4 capitais (Rio Branco, Aracaju e Vitória). Adicionalmente, como a presença do termo de interação dos grupos etários ao longo do tempo foi significativa para as capitais estudadas, o estudo sugere que, há possibilidade de um deslocamento do padrão etário nas taxas de incidência de dengue no período observado. Além disso, não há diferenças significativas entre as curvas de incidência de dengue grave em Rio Branco, Cuiabá e Vitória para as diferentes faixas etárias no período observado, com exceção de Aracaju, cujas curvas de incidência foram significativamente diferentes para os grupos etários em questão com maior expressão de dengue grave entre os menores de 15 anos.

Documentos

Copyright 2006 ENSP/FIOCRUZ. Todos os direitos reservados.