link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Coleção de Culturas Biológicas do DSSA: Coleção de Trabalho ENSP

Departamento: DSSA - DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E SAÚDE AMBIENTAL

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: EXPOSIÇÃO A AGENTES QUÍMICOS, FÍSICOS E BIOLÓGICOS E EFEITOS ASSOCIADOS NA SAÚDE HUMANA E ANIMAL

Grupo: BIOSSEGURANÇA E AMBIENTE

Subárea de Conhecimento: 2.12.00.09-00

Descrição do projeto:
A organização da coleção biológica de trabalho das pesquisas do DSSA/ENSP esta voltada para microrganismos do tipo fungos e bactérias. Este projeto visa benefícios para as pesquisas na área de saúde ambiental, oferecem dados necessários para as coleções de referência, que podem oferecer material certificado. As coleções de trabalho são fontes de organismos para pesquisas na bioprospecção de insumos de interesse biotecnológico que possam ser utilizados na biorremediação ambiental de áreas contaminadas por metais, derivados de petróleo, agrotóxicos, e outros tipos de poluentes. Os insumos poderão ser produzidos por espécies isoladas de ambientes, de casos clínicos humano e animal que podem ser espécies bioindicadoras; outro destaque é a utilização dos dados na área de vigilância ambiental pois as coleções constituem uma verdadeira biblioteca genômica de organismos que podem ser comparados futuramente. Também permitem um controle e qualidade do trabalho desenvolvido, portanto a institucionalização e a profissionalização da coleção contribuem para a qualidade, segurança, controle de manutenção dos organismos, viabilidade e manutenção das condições fenotípicas e genotípicas dos organismos depositados, e possibilitará a melhor rastreabilidade das informações a respeito do organismo coletado, isolado, modificado geneticamente e armazenado para pesquisas atuais e futuras.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2008

Ano do fim do projeto: 2013

Coordenador: ADRIANA SOTERO MARTINS

Participante Interno:

Participante Externo:

Editais
Links para Agências
 
Segunda, 18 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.