link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
A Política Nacional de Humanização no município de Mesquita (título preliminar)

Departamento: DEPARTAMENTO DE POLÍTICA DE MEDICAMENTOS E ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA (NAF)

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Grupo: NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
Projeto de dissertação de mestrado: O interesse por esta temática surgiu a partir dos contatos com a rede de saúde, como psicóloga, e também como moradora do município de Mesquita.

O município convive com importantes deficiências tanto em aspectos de estrutura quanto de processo de prestação de cuidados em saúde.

Tal cenário remete à necessidade da implantação de mudanças no processo de trabalho em saúde, de forma a atender às demandas da população usuária dos serviços, com expectativa de gerar impacto na produção do cuidado. Ou seja, é necessário que as mudanças no modelo assistencial se dêem não somente em nível de correções técnicas e administrativas, mas que visem à alteração do modo de produção da saúde.

Alguns esforços foram feitos em Mesquita no sentido de implementar a Política Nacional de Humanização proposta pelo Ministério da Saúde.

Cabe saber como os trabalhadores da saúde apreendem e percebem a PNH em termos de mudanças nas práticas de trabalho e de interação entre profissionais e usuários. O campo eleito para este estudo é o Hospital Municipal Engenheiro Leonel de Moura Brizola, por atualmente se configurar o foco de ações voltadas para a PNH, como por exemplo, a implantação do acolhimento com classificação de risco.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2007

Ano do fim do projeto: 2009

Coordenador: VERA LUCIA LUIZA

 
Quarta, 24 de Abril de 2019

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.