link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Trabalho gerencial e liderança como prática social e intersubjetiva:narrativas de diretores de hospitais públicos do Rio de Janeiro

Departamento: DAPS - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SAÚDE

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE

Grupo: SUBJETIVIDADE E GESTÃO E CUIDADO EM SAÚDE

Subárea de Conhecimento: Saúde Coletiva

Descrição do projeto:
Objetivos:
1- Copreender o percurso profissional de diretores de hospitalares, suas trajetórias sociais.
2- Caracterizar a prática gerrencial de dirigentes de hospitais públicos buscando:
- identificar o âmbito de suas ações e os focos de atenção;
- compreender as visões sobre o trabalho gerencial
3- Possibilitar a reconstrução das práticas permitindo acesso aos sentidos que atravessam as experiências, as interpretações dos indivíduos sobre seu exercício profissional.
4- Analisar as práticas gerenciais dos diretores de hospitais dos diversos níveis instiutcionais - Secretaria municipal de saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Ministério d Saúde - do Rio de Janeiro, quanto à possibilidade de desenvovimento de processos de mudança nos respectivos hospitais.

Metodologia:
A abordagem de Narrativas de vida orienta a investigação da prática gerencial dos diretores de hospital. Este projeto está voltado para as narrativas da vida profissional dos entrevistados, pautando-se tanto pela perspectiva da Etnossociologia de Bertaux(1997), buscando compreender a gestão hospitalar como mundo social e as narrativas como prática em situação, como também pela abordagem psicossociológica, e assim procurando tratar os processos inconscientes e imaginários que atravessam o relato dos entrevistados, tratando-os então como um discurso singular mas também como expressão da cena organizacional e institucional.
O universo da investigação foi delimitado a diretores de hospitais gerais com emergência vinculados à rede pública de assistência à saude nas diferentes esferas de governo -federal, estadual e municipal.

PROJETO CONCLUÍDO - RESULTADOS ATUALMENTE EM PUBLICAÇÃO

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2002

Ano do fim do projeto: 2007

Coordenador: CREUZA DA SILVA AZEVEDO

 
Terça, 25 de Junho de 2019

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.