link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Proposta metodológica para análise de estratégias de informação, comunicação e educação para a promoção da alimentação saudável.

Departamento: CSEGSF - CENTRO DE SAÚDE ESCOLA GERMANO SINVAL FARIA

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS E TECNOLOGIAS EM SAÚDE

Grupo: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS E CUIDADOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Subárea de Conhecimento: 4.05.00.00-4

Descrição do projeto:
O objetivo deste trabalho é analisar a metodologia proposta pelo programa “Educação à Mesa” reproduzindo fielmente sua proposta de utilização do material pedagógico e registrando as vantagens e dificuldades encontradas. O estudo será realizado nos Municípios do Rio de Janeiro e Duque de Caxias onde, mobilizadores sociais serão selecionados e capacitados para a utilização da metodologia proposta pelo programa. A capacitação incluirá sensibilização do grupo para o tema alimentação e nutrição, apreciação analítica do material educativo e atividades de problematização com temas do material pedagógico. Um plano de ação local, a ser desenvolvido durante cinco meses junto à sua comunidade, será elaborado pelos mobilizadores contemplando nesse período os cinco temas do material pedagógico. A execução de tais atividades será acompanhada por pesquisadores previamente treinados que realizarão o registro das atividades. Serão consideradas na análise dos dados, as informações obtidas através de três questionários desenvolvidos para os mobilizadores e para os pesquisadores e para os participantes das oficinas pedagógicas na comunidade. O desenvolvimento dessa metodologia torna-se fundamental para a utilização responsável e estratégica do material no país com vistas a garantir a potencialidade a qual o programa se destina no campo da segurança alimentar e nutricional.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2006

Ano do fim do projeto: 2008

Coordenador: DENISE CAVALCANTE DE BARROS

 
Quarta, 24 de Abril de 2019

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.