link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
A PROPÓSITO DE PESQUISA E INTERVENÇÃO EM SAÚDE-TRABALHO: REPENSANDO CONCEITOS CIENTÍFICOS E CONCEPÇÕES PRÁTICAS

Departamento: CESTEH - CENTRO DE ESTUDOS DA SAÚDE DO TRABALHADOR E ECOLOGIA HUMANA

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: SAÚDE E TRABALHO

Grupo: PESQUISA E INTERVENÇÃO EM ATIVIDADE DE TRABALHO, SAÚDE E RELAÇÕES DE GÊNERO (PISTAS)

Subárea de Conhecimento: 4.06.00.00-9

Descrição do projeto:
Este projeto busca respostas para um conjunto de interrogações relativas a aspectos conceituais e metodológicos do campo da saúde do trabalhador: Com que conceito(s) de trabalho operamos? Qual(is) o(s) conceito(s) de saúde vêm, sendo efetivamente adotado nos estudos em saúde do trabalhador? O que entendemos por intervenção e por prevenção? Até que ponto estamos conseguindo preservar os princípios da saúde do trabalhador nos estudos e ações desenvolvidas, especialmente o que trata da interdisciplinaridade e da importância do reconhecimento da experiência do trabalhador? De que forma as demandas emergem e são processadas encaminhadas? Tem como objeto os conceitos e noções empregados em pesquisa e intervenção em saúde do trabalhador em confronto com a prática dos profissionais da área e a experiência dos trabalhadores. Visa a uma reflexão a propósito desses conceitos e tem os seguintes objetivos: Discutir os conceitos e noções empregados no campo a partir da contribuição de alguns referenciais teóricos, especialmente de uma certa tradição de autores como Georges Canguilhem e Ivar Oddone e daqueles que se inspiraram em seus trabalhos, desenvolvendo novas abordagens; Analisar a potencialidade dos métodos de pesquisa-intervenção que se baseiam no "ponto de vista da atividade" e no Modelo Operário Italiano para a melhor compreensão da importância do trabalho na conquista da saúde e no engendramento de patologias, assim como para as transformações das situações nocivas; Analisar a zona de convergência dos conhecimentos científicos e saberes práticos, com base em estudos empíricos junto a trabalhadores do chamado "setor de serviços" e junto a profissionais de vigilância em saúde do trabalhador.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2004

Ano do fim do projeto: 2007

Coordenador: JUSSARA CRUZ DE BRITO

 
Domingo, 17 de Novembro de 2019

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.