link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Ensino da Ensp

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), por meio de seu corpo docente, composto de mais de 300 doutores – um dos maiores e mais qualificados do país – oferece à sociedade uma produção científica diversificada, uma ampla oferta de disciplinas e cursos, e uma formação de profissionais bastante significativa. Integra, dinamiza e potencializa áreas temáticas e linhas de investigação em pesquisas básicas, problemas de saúde da população, promoção da saúde, programação e política de saúde, gestão ambiental e análise institucional.

Os cursos de lato sensu e qualificação profissional são ofertados nas modalidades presencial e EAD. São mais de 30 cursos ofertados por ano incluindo duas residências, especializações, aperfeiçoamento, atualização e formação continuada.

Os programas de pós-graduação stricto sensu oferecem cursos de mestrado, mestrado profissional e doutorado nas áreas de saúde pública, saúde pública e meio ambiente e epidemiologia em saúde, bioética, ética aplicada e saúde coletiva, que destacam-se pelas excelentes avaliações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Todas as informações sobre os cursos da ENSP, lato e stricto sensu e de qualificação profissional podem ser obtidas em nosso Portal. As inscrições em nossos cursos são realizadas por meio da Plataforma SIGA.


Tatiana Wargas de Feria Baptista
Vice-diretora de Ensino – VDE

Vice-diretoria de Ensino – Tel.: (21) 2598-2834
Pós-Graduação Lato Sensu e Qualificação Profissional - 2598-2834
Pós-Graduação em Saúde Pública – Tel.: (21) 2598-2552 
Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente – Tel.: (21) 2598-2475
Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública – Tel.: (21) 2598-2546 
Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva – Tel.: (21) 2598-2650

Busca Docente

Notícias

Pesquisadora recebe prêmio do MS por trabalho sobre esquizofrenia e utilização de redes de apoio na internet

Viver com esquizofrenia: estudo de caso em uma comunidade virtual. Este foi o título da tese de doutorado da aluna do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) e pesquisadora da ENSP, Vera Frossard, que recebeu menção honrosa no Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS - 2016 . O trabalho de Vera foi um dos seis finalistas entre 89 inscritos na categoria doutorado. Ele teve como objetivo analisar grupos de ajuda mútua que se formam na internet, que, segundo ela, são um novo fenômeno em saúde. 

Prêmio Capes de Tese 2016: menção honrosa para pesquisas da ENSP

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado do Prêmio Capes de Tese 2016. Entre os cinco trabalhos da Fiocruz que receberão Menção Honrosa, dois são da ENSP. As duas teses escolhidas da categoria Saúde Coletiva são de Maria Leticia Santos Cruz, do Programa de Saúde Pública da ENSP, selecionada pela tese Crianças e adolescentes vivendo com HIV em acompanhamento em serviços brasileiros: análise dos fatores de vulnerabilidade na Adesão ao tratamento antirretroviral, sob orientação de Simone Souza Monteiro, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), e coorientação de Francisco Inácio Pinkusfeld Monteiros Bastos, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict). O outro trabalho escolhido na categoria foi de Aline Silva-Costa, do Programa de Epidemiologia em Saúde Pública também da ENSP, com a tese Trabalho noturno e diabetes tipo 2: resultados da linha de base do estudo longitudinal de saúde do adulto Elsa-Brasil, sob orientação de Rosane Härter Griep. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá na sede da Capes, em Brasília, no dia 14 de dezembro.

Três décadas da 8ª CNS: 62 anos da ENSP resgatam a essência da Reforma Sanitária

Na semana de 12 a 16 de setembro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) celebrará 62 anos relembrando um dos principais momentos de luta pela universalização da saúde no Brasil: a 8ª Conferência Nacional de Saúde. Com o tema, Saúde é nossa conquista e nosso direito: 30 anos da 8ª Conferência Nacional de Saúde, a ENSP, além de resgatar a importância histórica do evento, pretende alertar para os diversos ataques à democracia e ao Sistema Único de Saúde da atual conjuntura. O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, e o diretor da ENSP, Hermano Albuquerque de Castro, farão a abertura das atividades no dia 12 de setembro, às 9h, no auditório térreo. A semana reunirá atividades acadêmicas, científicas e culturais, sendo destinada a alunos, professores, pesquisadores, profissionais de saúde e toda a comunidade Fiocruz. Confira a programação completa.

 
Terça, 28 de Março de 2017

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.