link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca

LABORATÓRIO: Vetores - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (DCB)


Missão:


Contribuir na redução dos problemas nacionais relacionados com os bioagentes causadores de agravos de importância em saúde pública transmitidos por artrópodes, com base no desenvolvimento de avaliações críticas e propositivas das políticas nacionais utilizadas na elaboração dos programas de controle e profilaxia desses artrópodes, no âmbito das Secretarias Estaduais e Municipais. Produzir laudos baseados em pesquisas entomológicas da fauna silvestre e urbana de vetores (insetos) transmissores de doenças: Leishmaniose, chagas, peste e dengue, e ensino de processamento laboratorial e no campo, taxonomia e ecologia desses vetores ao corpo discente da Ensp e treinamento de servidores de instituições conveniadas. O laboratório atua, ainda, na identificação de espécimes de sifonápteros, hemípteros, moscas, mosquitos e piolhos correlacionando-os com sua bionomia. Tombado em suas dependências, há grande acervo contando com mais de quatro mil espécimes de origem nacional e de outros países sul americanos.


Atua, portanto, na pesquisa científica, inovação tecnológica voltadas para as áreas de Ecologia, Biologia dos insetos vetores, bem como na epidemiologia desses agravos. Além disso, o laboratório abraça a formação de mão de obra qualificada como uma das missões mais importantes, promovendo orientações em nível de especialização, mestrado e doutorado nas áreas de entomologia e saúde pública. Promove cursos de atualização cujo público-alvo são servidores de empresas públicas e privadas. Coopera, em âmbito nacional, prestando assessoria para empresas públicas e privadas, fomentando, com base em inovações tecnológicas e metodológicas, estratégias mais eficazes no controle e profilaxia de pragas urbanas e ou rurais.


Área de atuação:


Realiza pesquisa relacionadas à ecologia e ao comportamento de insetos vetores de doenças. Procedimentos de identificação taxonômica de diferentes espécies de vetores.


Procedimento de clarificação, montagem e taxonomia de vetores de Leishmanioses;

Procedimento de clarificação, montagem e identificação de vetores de Leishmanioses;

Dinâmica de Populações-Vetores- Leishmanioses;

Fixação, montagem e identificação de espécies de vetores das Leishmanioses;

Procedimentos de trabalho de campo com insetos vetores, em particular mosquitos e fauna associada;

Criação de mosquitos (Díptera, Culicidae) em laboratório;

Montagem e Identificação de insetos, em particular mosquitos vetores (Díptera; Culicidae).


Responsável: Marcos Barbosa de Souza

Equipe: Eduardo Dias Wermelinger, Roberto Nei Martins Machado, Maria Alzira Pereira Montes, Ciro Villanova Benigno, Silvio de S. Alves M. Marins, Wagner Moura Rangel, César do Santo Ponte, Antonio de Medeiro Meira, Jairo Caetano Merodio, Sidnei da Silva Alves, Wallace Guimarães Osório, Cleidui Gonzales Nunes, Eli Dias da Rosa e Flavio Alcelino.

Contatos:

Telefone: 2598-2563.

E-mail:

mabaza@ensp.fiocruz.br


 
Segunda, 23 de Abril de 2018

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.