link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca

LABORATÓRIO: Toxicologia Ambiental - Departamento de Ciências Biológicas (DCB)


Missão:


Desenvolver estudos de toxicologia ambiental envolvendo diferentes áreas da toxicologia, com ênfase na identificação dos efeitos adversos de substâncias químicas em vários sistemas biológicos, esclarecendo mecanismos da toxicidade aos níveis molecular, celular e organismo íntegro. Nos últimos anos, a modulação da toxicidade por infecções e processos inflamatórios tem sido um dos aspectos em que se concentra a atividade de pesquisa do laboratório. O grupo também contribui para investigar a exposição e os efeitos de poluentes ambientais em populações humanas, além de publicar trabalhos nas áreas de tóxico- e farmacocinética, mutagênese, carcinogênese e teratogênese química, com foco nos processos de ativação metabólica e desintoxicação de xenobióticos; avaliações da exposição humana e de ecossistemas a poluentes ambientais; estudos experimentais na área de toxicologia do desenvolvimento com ênfase na avaliação da segurança de fármacos (estudos pré-clínicos) e efeitos da desregulação endócrina. O laboratório vem mantendo profícua colaboração com outras instituições de ensino e pesquisa do Brasil e de outros países, o que se traduz em inúmeras publicações conjuntas. Cumpre destacar a contribuição do grupo na área da toxicologia pré-clínica - fundamental para o desenvolvimento de produtos e inovações no setor químico-farmacêutico (medicamentos, pesticidas, aditivos e outros) - e também para a atividade regulatória do estado em termos de vigilância sanitária de produtos e proteção ambiental. Os pesquisadores/doutores que compõem o grupo são docentes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP e participam também como orientadores e professores de outros programas de pós-graduação da Fiocruz e de instituições universitárias e de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, contribuindo assim para formação de mestres e doutores na área de Toxicologia.


Área de atuação:


O Laboratório de Toxicologia Ambiental está subdividido em sete setores:


Bioquímica Toxicológicas;

Mutagênese em Procariotos;

Mutagênese em Eucariotos e Imunotoxicologia;

Toxicologia Reprodutiva;

Neurotoxicologia e Desregulação Endócrina;

Fármaco e Toxicocinética;

Ecotoxicologia.


Responsável: Francisco Paumgartten e Ana Cecília Amado Xavier de Oliveira http://lattes.cnpq.br/6626554938516040

Equipe: Rosangela R. de Carvalho, Maria Regina G. Carneiro, Luiz Otávio de S. Gonçalves, Hillen da Silva Leal e Ivã de Souza Chaves.

Contatos:

Telefone: 3882-9018.

E-mail:

paumgartten@ensp.fiocruz.br


 
Quinta, 26 de Abril de 2018

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.