Criado em 1995, o Ambulatório de Pesquisa Germano Gerhardt é uma unidade de referência terciária para tuberculose, prestando assistência multidisciplinar aos pacientes portadores de tuberculose multirresistente, casos mais graves da referida doença e de outras micobacterioses para o Município do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e outras regiões do estado que são referenciadas dentro do sistema público de saúde.
É referência técnica em âmbito nacional para tuberculose, tuberculose resistente e outras micobacterioses e, também, parceiro do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT/SVS/MS). Desenvolve e participa de pesquisas clínicas para novos esquemas terapêuticos para tuberculose multirresistente, métodos diagnósticos e pesquisas operacionais. Oferece oportunidade de estágios e capacitações para a rede assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS), no fortalecimento das ações de controle da doença, incluindo sistema de informação, como o Sistema de Informação de Tratamentos Especiais da Tuberculose (SITETB).
Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.