link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Homicídios femininos: Análise espaço-temporal e identificação de fatores associados

Departamento: DEPARTAMENTO DE ESTUDOS SOBRE VIOLÊNCIA E SAÚDE JORGE CARELI - CLAVES

Programa de pós-graduação: não informado

Linha: VIOLÊNCIA E SAÚDE

Grupo: VIOLÊNCIA E SAÚDE

Subárea de Conhecimento: 4.06.00.00-9

Descrição do projeto:
No Brasil morrem anualmente cerca de 4.000 mulheres por homicídio. O presente projeto tem como objetivo conhecer a magnitude dos óbitos por homicídios na população feminina brasileira, verificando sua distribuição temporal e geográfica e fatores associados. Serão empregados dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) para o período de 1996 a 2011, sendo utilizados os eventos com códigos X85 a Y09 da 10ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-10). As taxas serão padronizadas segundo critérios da OMS. Dados referentes à contagem populacional serão obtidos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na avaliação da tendência temporal será utilizado o modelo de regressão de Poisson, no qual a variável resposta será o número esperado de óbitos e a variável explanatória o ano calendário centralizado. Serão consideradas tendências estatisticamente significativas aquelas cujo p-valor for menor ou igual a 0,05. Na etapa da análise espacial serão construídos mapas cloropléticos e empregadas técnicas de suavização, como a média móvel, e técnicas para investigar a existência de dependência espacial (I de Moran). Para a verificação dos fatores associados ao evento será empregado um modelo linear múltiplo. Espera-se como resultado desta pesquisa que se possa avançar no conhecimento sobre o tema, possibilitando um melhor dimensionamento da gravidade do evento de forma a permitir a proposição de ações que visem minorar e/ou prevenir o problema.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2014

Ano do fim do projeto: 2022

Coordenador: LIANA WERNERSBACH PINTO

Editais
Links para Agências
 
Domingo, 28 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.