link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Estudo do processo de regulação do trabalho e da educação das sete profissões de saúde nos países da América do Sul.

Departamento: DAPS - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SAÚDE

Programa de pós-graduação: não informado

Linha: PROFISSÃO E GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Grupo: PROFISSÃO, TRABALHO E SAÚDE

Subárea de Conhecimento: Ciencias da s

Descrição do projeto:
O estudo analisa as tendências da regulamentação legal da formação e do exercício das ocupações e profissões de saúde dos países da América Latina e Caribe (ALC). Atualizando os dados quantitativos de mercado de trabalho, destacando os indicadores mais comumente utilizados para medir Recursos Humanos em Saúde nos países da ALC. Este estudo envolverá os dirigentes de recursos humanos dos países da América do Sul os quais constituem as unidades de análise deste trabalho. As técnicas e modalidades de apreensão das distintas realidades consistem na aplicação de entrevistas semi-estruturadas, apoiadas por observação-participante. Dentro dessa perspectiva, o estudo procurará: 1. Mapear os processos de regulação dos países, procurando analisar o estado e as tendências da regulamentação legal do exercício das ocupações e profissões na área da saúde; 2. Identificar os principais "atores" e instâncias envolvidos no processo e as principais demandas de regulamentação do exercício profissional realizadas por ocupações e profissões da saúde nos últimos dois anos; 3. Realizar uma oficina de trabalho, envolvendo os representantes das estruturas de recursos humanos dos países da América do Sul, para discutir e identificar os processos regulatórios das profissões de saúde na região, sob o aspecto da formação e exercício profissional.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2010

Ano do fim do projeto: 2013

Coordenador: MARIA HELENA MACHADO DE SOUZA

Editais
Links para Agências
 
Sexta, 26 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.