link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca

Perfil

CLAUDIO CORDOVIL


Departamento

DCS - Departamento de Ciências Sociais

Cargo: Professor/Pesquisador

Atividades

Pesquisador em Saúde Pública (Fiocruz). Mestre (2004) e Doutor (2009) em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Jornalista profissional especializado em Ciência, Saúde e Meio Ambiente. Ganhador do Prêmio José Reis de Jornalismo Científico (CNPq) (1995). Possui Pós-Doutorado em Comunicação e Informação em Ciência, Tecnologia e Saúde pela Fiocruz (2010-2011). É Bacharel em Jornalismo e Editoração (Estácio/1982). Cursou parte de seu doutorado no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (Portugal), na modalidade bolsa-sanduíche (2007/2008), onde, sob co-orientação do Dr. João Arriscado Nunes, investigou a relação entre as novas tecnologias de informação e comunicação e a construção identitária de portadores de doenças raras (distrofias musculares). Seus interesses de pesquisa concentram-se na interface entre a comunicação e informação em saúde e os Estudos Sociais de Ciência (Social Studies of Science) em temas particularmente relacionados à saúde coletiva, e suas relações com a democracia, cidadania e participação pública, especialmente no que se refere ao campo das doenças raras. Atua na promoção do engajamento público com doenças raras, inclusive em ações de promoção de conhecimento entre doentes raros (expert patients).

Dados Funcionais

Vínculo:Servidor

Área de Atuação: Comunicação e Informação

Formação Acadêmica

Nível de Escolaridade: SUPERIOR

Escolaridade: PÓS-DOUTORADO

Instituição: Fundacao Oswaldo Cruz - ICICT

Data de Conclusão: 31/12/2011

Curso Concluido: Comunicação e Informação em Saúde


 
Sábado, 27 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.