link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca

Sobre a ENSP

Uma Escola para saúde, ciência e cidadania

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) atua na capacitação e na formação de recursos humanos para o SUS e para o sistema de ciência e tecnologia, na produção científica e tecnológica e na prestação de serviços de referência no campo da saúde pública. Mantém cooperações técnicas em todos os estados e municípios brasileiros, além de várias instituições nacionais e internacionais atuantes em diversos campos da saúde.

A ENSP nasceu em 1954 e sua história se confunde com a construção de um conceito amplo de saúde pública, o que faz de cada um de seus membros atores da política de saúde brasileira.

Hoje, a maior escola de saúde pública da América do Sul conta com o trabalho de cerca de mil profissionais. É a única escola de âmbito federal no Brasil e uma das unidades técnico-científicas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - órgão vinculado ao Ministério da Saúde do Brasil. Já formou aproximadamente 1.010 alunos de mestrado acadêmico, sendo 37 estrangeiros, e 296 de doutorado, sendo 34 estrangeiros. Dos quadros da ENSP, saíram os principais projetos que possibilitaram a adoção do SUS, estabelecido, em 1988, pela nova constituição brasileira.

A ENSP conta com um corpo docente de mais de 150 doutores - um dos maiores e mais qualificados do país - e tem ampla oferta de disciplinas e cursos. Recebe, anualmente, cerca de 120 novos alunos nos cursos Stricto sensu, oriundos das mais diversas regiões do Brasil e do exterior, sobretudo de países latino-americanos e africanos. Os cursos de especialização, aperfeiçoamento e atualização presenciais titulam mais de 500 alunos ao ano, distribuídos por cerca de 60 cursos. Na Educação a Distância (www.ead.fiocruz.br), em dez anos, a ENSP teve 40 mil alunos matriculados e 18 mil formados, com presença em todas as regiões do Brasil.

Além de ensino e pesquisa, a ENSP alcança sua dimensão internacional através de programas de cooperação técnica com vários países. Na área social (http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/responsabilidade-social), a ENSP conta com 18 projetos em vários segmentos da Escola, e a previsão é de que este número salte para 28, em 2008. Além disso, a Escola também atuou como um importante agente na consolidação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Manguinhos.

Acesse informações sobre a ENSP na Biblioteca Multimídia

 
Quinta, 14 de Novembro de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.