link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
  • página inicial

Inscrições abertas para Mestrado Profissional em Justiça e Saúde

Estão abertas, até 27 de fevereiro, as inscrições para o Mestrado Profissional em Justiça e Saúde, criado a partir do convênio entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj). Dirigido a profissionais magistrados da ativa do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o curso oferece 25 vagas. "Consideramos esse projeto estratégico, na medida em que consolida a parceria de quinze anos entre Dhis/ENSP/Fiocruz - Emerj. A formação de magistrados representa imenso avanço na construção de uma política integrada e consolidadora entre o campo da Saúde e do Direito", afirmou a chefe do Dihs, Maria Helena Barros de Oliveira. Acesse o edital e faça sua inscrição

ENSP abre chamada especial para candidatos externos em disciplinas de verão e dos programas de pós

No dia 19 de janeiro de 2018, os programas de Pós-Graduação em Saúde PúblicaSaúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública divulgarão a relação das disciplinas de verão - disciplinas eletivas do programa oferecidas nos meses de janeiro e fevereiro - com vagas disponíveis para candidatos externos. Em 23 de janeiro será a vez de os três programas da ENSP publicarem a relação das disciplinas previstas na grade com vagas disponíveis para candidatos externos no 1º semestre/2018. O período de inscrição, em ambos, será de 24 de janeiro a 1º de fevereiro, e podem se inscrever alunos de pós-graduação stricto sensu da ENSP/Fiocruz; alunos de outros cursos de pós-graduação stricto sensu da Fiocruz; alunos de outros de pós-graduação stricto sensu de instituições públicas e/ou privadas; e graduados. Será permitida a inscrição em, no máximo, quatro disciplinas no âmbito dos três programas, sendo necessário o preenchimento do Formulário de Inscrição on-line para cada uma delas. Veja abaixo a chamada especial para Candidatos Externos à ENSP e Fiocruz em disciplinas de verão e em disciplinas oferecidas pelos três programas da ENSP (2018.1).

Brasil organizará evento preparatório da Health Systems Global

No dia 25 de janeiro, a professora Ligia Bahia, do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc/UFRJ), ministrará a palestra Mix público privado na perspectiva de acesso e cobertura do sistema universal de saúde: polêmicas e possibilidades, via webinar, como pré-conferência, no Brasil, do 5º Simpósio Mundial da Health Systems Global. Programado para outubro de 2018, em Liverpool, na Inglaterra, o evento discutirá os Avanços dos Sistemas de Saúde para Todos na Era dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A pesquisadora Vera Lúcia Luiza, do Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da ENSP, faz parte da comissão científica. O Webinar será das 14h às 17h. Clique aqui para participar.

Entrevistas

1

Luiz Antonio Bastos Camacho, pesquisador do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos da Escola Nacional de Saúde Púbica Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) fala em entrevista especial ao 'Informe ENSP' sobre o fracionamento da vacina de febre amarela e duração da proteção, além da transmissão urbana da doença, do volume de doses disponíveis e do treinamento realizado na Escola com profissionais de saúde que atuam na campanha de vacinação Informação para todos, vacina para quem precisa, promovida pelo Ministério da Saúde  em 2018.

Eventos


    Ensino

    Por meio de seu corpo docente, com mais de 300 doutores - um dos maiores e mais qualificados do país oferece à sociedade uma produção científica diversificada e uma ampla oferta de cursos de lato sensu e qualificação profissional (especialização, residência, aperfeiçoamento, atualização e formação continuada) e de stricto sensu (mestrado acadêmico e profissional, doutorado).


    Aqui você encontrará informações sobre o Stricto e Lato Sensu, presencial e EAD, cursos, editais e corpo docente. | + |

    Escola de Governo em Saúde

    A Escola de Governo propõe-se a estruturar a formação e a educação permanente de gestores e profissionais de saúde, incorporando as características da moderna gestão de sistemas, serviços, organizações e programas, a construção de processos de educação permanente, a aliança entre trabalho e formação e a consolidação de redes de cooperação.


    Acesse as páginas dos cursos, seus editais e programas. Faça parte desta rede! | + |

    Cooperação Internacional

    As atividades de cooperação internacional estão voltadas para apoiar países da América Latina, do Caribe e da África, e também para a realização de projetos com países mais desenvolvidos. O objetivo é contribuir para a consolidação do papel do Brasil no cenário internacional da Saúde Pública.

    Visite a página de cooperação internacional e conheça os atos internacionais e a legislação brasileira para o setor. | + |


     
    Domingo, 21 de Janeiro de 2018

    ENSP NA WEB

    facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

    BAIXE O APP DA ENSP

    Google Play Store Apple App Store

    Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
    que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


    Creative Commons License

    O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.