link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
  • página inicial

Ceensp aborda metodologia qualitativa em saúde

No dia 27 de agosto, o Centro de Estudos Miguel Murat da ENSP promoverá um debate acerca do tema Metodologias qualitativas e abordagens participativas em Saúde. O evento, que acontece às 13h30, contará com a presença da diretora da Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística do Instituto de Higiene e Medicina Tropical/UNL em Lisboa, Portugal, Sonia Diaz e do pesquisador da ENSP Willer Baumgarten Marcondes. A atividade, coordenada pela pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais (DCS/ENSP) Regina Bodstein, é aberta a todos os interessados. Não é necessária inscrição prévia.

Residência Multiprofissional recebe inscrições

Estão abertas as inscrições para o curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família - ano 2015/2017. A formação - uma parceria da ENSP com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ) e o Núcleo do Estado do Rio de Janeiro do Ministério da Saúde (Nerj/RJ) -, tem como objetivo capacitar os residentes para integrar as instituições de ensino e serviços de saúde por meio de ações que visem à mudança das práticas de formação e atenção, da organização do processo de trabalho, do cuidado individual, coletivo e familiar, da formação e educação na saúde e da construção do conhecimento, a partir das necessidades dos usuários. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de outubro de 2014 por meio da Plataforma Siga Lato Sensu. Ao todo estão disponíveis 21 vagas para graduados em enfermagem, odontologia, psicologia, nutrição e serviço social.

Entrevistas

Francisco Paumgartten, pesquisador do Departamento de Ciências Biológicas da ENSP e chefe do Laboratório de Toxicologia Ambiental, esclarece a decisão polêmica da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a qual suspende a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de proibir a comercialização de alguns inibidores de apetite.


Pós-Graduação

Por meio de seu corpo docente, com mais de 150 doutores – um dos maiores e mais qualificados do país – oferece à sociedade uma produção científica diversificada e uma ampla oferta de disciplinas e cursos em seus três programas.


Aqui você encontrará informações sobre os Programas, disciplinas, editais e do corpo docente. | + |

Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico

A pesquisa na ENSP conta com 37 linhas de pesquisa com mais de 200 projetos vinculados, distribuídos por grandes áreas temáticas. Atualmente a Escola conta com 64 Grupos de pesquisa cadastrados no CNPq.


Conheça aqui as linhas, os projetos e os pesquisadores da ENSP. | + |

Escola de Governo em Saúde

A Escola de Governo propõe-se a estruturar a formação e a educação permanente de gestores e profissionais de saúde, incorporando as características da moderna gestão de sistemas, serviços, organizações e programas, a construção de processos de educação permanente, a aliança entre trabalho e formação e a consolidação de redes de cooperação.


Acesse as páginas dos cursos, seus editais e programas. Faça parte desta rede! | + |

Cooperação Internacional

As atividades de cooperação internacional estão voltadas para apoiar países da América Latina, do Caribe e da África, e também para a realização de projetos com países mais desenvolvidos. O objetivo é contribuir para a consolidação do papel do Brasil no cenário internacional da Saúde Pública.

Visite a página de cooperação internacional e conheça os atos internacionais e a legislação brasileira para o setor. | + |

Informe ENSP

O Informe ENSP é um informativo institucional diário da Escola que traz, em seu conteúdo, notícias de interesse geral da área de Saúde Pública: divulgação de congressos, cursos, bolsas, empregos e eventos.

 
Sábado, 23 de Agosto de 2014

ENSP NA WEB

facebook twitter orkut youtube
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons