link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
  • página inicial

Estudo da ENSP aborda fatores associados à morte por tuberculose

A tuberculose resistente a medicamentos (DR-TB) representa uma séria ameaça ao controle da tuberculose (TB) no Brasil e no mundo. Um estudo da ENSP, publicado no Cadernos de Saúde Pública de maio de 2018, investigou fatores associados ao abandono e óbito no curso do tratamento para DR-TB em um centro de referência terciária, na cidade do Rio de Janeiro.

Austeridade fiscal na saúde: pesquisadora da ENSP fala sobre seus efeitos em nova publicação

Políticas Sociais e Austeridade Fiscal ? Como as políticas sociais são afetadas pelo austericídio da agenda neoliberal no Brasil e no mundo é o nome da nova publicação do Cebes. O material busca evidenciar esses mecanismos e discutir saídas, contribuindo e interferindo, assim, para o debate que se trava atualmente no que diz respeito às políticas sociais e aos desafios em termos de sua sustentabilidade e sobrevivência; numa discussão fortemente influenciada pela disputa de projetos entre os ideários liberais/neoliberais e os de um projeto de nação, cujo desenvolvimento esteja necessariamente atrelado a uma proteção social para o universo dos cidadãos e fundado em valores de solidariedade. Entre os autores está Isabela Soares Santos, pesquisadora do Daps/ENSP e consultora consultiva do Cebes.

Centro de Estudos da ENSP debaterá a questão das drogas na quarta-feira (20/6)

"Drogas: questão de polícia ou saúde?" será o tema do próximo Ceensp, no dia 20 de junho, às 14 horas. O evento terá participação de Luciana Boiteux, da UFRJ, Orlando Zaccone, delegado da Polícia Civil, e Marcelo Chalreó, da OAB/RJ. A coordenação é do pesquisador Paulo Amarante. 

Entrevistas

1

Mauro Brandão Carneiro, vice-diretor de Ensino e membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Intituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz), fala sobre os pontos considerados avanços pela comunidade científica no texto aprovado pela CCTCI. 

Eventos


    Ensino

    Por meio de seu corpo docente, com mais de 300 doutores - um dos maiores e mais qualificados do país oferece à sociedade uma produção científica diversificada e uma ampla oferta de cursos de lato sensu e qualificação profissional (especialização, residência, aperfeiçoamento, atualização e formação continuada) e de stricto sensu (mestrado acadêmico e profissional, doutorado).


    Aqui você encontrará informações sobre o Stricto e Lato Sensu, presencial e EAD, cursos, editais e corpo docente. | + |

    Escola de Governo em Saúde

    A Escola de Governo propõe-se a estruturar a formação e a educação permanente de gestores e profissionais de saúde, incorporando as características da moderna gestão de sistemas, serviços, organizações e programas, a construção de processos de educação permanente, a aliança entre trabalho e formação e a consolidação de redes de cooperação.


    Acesse as páginas dos cursos, seus editais e programas. Faça parte desta rede! | + |

    Cooperação Internacional

    As atividades de cooperação internacional estão voltadas para apoiar países da América Latina, do Caribe e da África, e também para a realização de projetos com países mais desenvolvidos. O objetivo é contribuir para a consolidação do papel do Brasil no cenário internacional da Saúde Pública.

    Visite a página de cooperação internacional e conheça os atos internacionais e a legislação brasileira para o setor. | + |


     
    Segunda, 18 de Junho de 2018

    ENSP NA WEB

    facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

    BAIXE O APP DA ENSP

    Google Play Store Apple App Store

    Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
    que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


    Creative Commons License

    O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.