link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
  • página inicial

Infância e longevidade: tema da revista 'Ciência & Saúde Coletiva' de abril

A revista Ciência & Saúde Coletiva (vol.23 n.4), de abril de 2018, traz como tema principal Infância e longevidade: vulnerabilidades, continuidades e descontinuidades. O editorial da publicação considera que o intenso e rápido crescimento e desenvolvimento do ser humano na infância e adolescência está, inexoravelmente, relacionado ao processo de envelhecimento com seu próprio ritmo em relação aos processos cognitivos, à necessidade de manter atividades físicas e cerebrais mais precoces e, ao mesmo tempo, ao declínio de algumas funções. A chefe do Departamento de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli da ENSP, pesquisadora Simone Gonçalves de Assis, acredita que aspectos do ambiente social são fundamentais para apoiar o reajuste do estilo de vida a partir de uma perspectiva comunitária, mas também os caminhos e decisões individuais mudam as diretrizes de vida em resposta aos desafios do ambiente social.

Conferência celebra os 30 anos do SUS nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 26 de abril, o Salão de Leitura Henrique Leonel Lenzi, da Biblioteca de Manguinhos, recebe a conferência ?30 anos do SUS: desafios e caminhos para o direito à saúde?, que terá como conferencista a cientista política Sônia Fleury e como debatedoras Maria do Socorro de Souza, pesquisadora da Fiocruz Brasília e ex-presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), e Isabela Soares Santos, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e membro do conselho consultivo do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes).
 

Em alusão ao Dia do Trabalhador, evento alerta para as vítimas de acidentes de trabalho

O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública (Cesteh/ENSP) promoverá, no dia 3 de maio, o evento Acidentes de Trabalho no Brasil: realidades e desafios, em memória ao Dia Mundial das Vítimas de Acidentes de Trabalho e Doenças do Trabalho, em 28 de abril, e em comemoração ao Dia do Trabalhador, celebrado mundialmente em 1º de Maio. Para o debate estarão presentes a coordenadora Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Karla Freire Baêta, a professora da Universidade Federal da Bahia, Vilma Santana, e o representante da diretoria executiva do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, Luiz Oliveira. O evento será coordenado pela pesquisadora do Cesteh/ENSP Élida Hennington e está marcado para as 9h30, no salão internacional da ENSP.

Entrevistas

1

O médico infectologista e chefe do Laboratório de Pesquisa em Imunização e Vigilância em Saúde do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), José Cerbino Neto, fala sobre os subtipos de Influenza existentes, o possível risco de epidemia no Brasil, as medidas que devem ser adotadas para evitar a contaminação pelo vírus e a importância de se vacinar contra a doença.


Ensino

Por meio de seu corpo docente, com mais de 300 doutores - um dos maiores e mais qualificados do país oferece à sociedade uma produção científica diversificada e uma ampla oferta de cursos de lato sensu e qualificação profissional (especialização, residência, aperfeiçoamento, atualização e formação continuada) e de stricto sensu (mestrado acadêmico e profissional, doutorado).


Aqui você encontrará informações sobre o Stricto e Lato Sensu, presencial e EAD, cursos, editais e corpo docente. | + |

Escola de Governo em Saúde

A Escola de Governo propõe-se a estruturar a formação e a educação permanente de gestores e profissionais de saúde, incorporando as características da moderna gestão de sistemas, serviços, organizações e programas, a construção de processos de educação permanente, a aliança entre trabalho e formação e a consolidação de redes de cooperação.


Acesse as páginas dos cursos, seus editais e programas. Faça parte desta rede! | + |

Cooperação Internacional

As atividades de cooperação internacional estão voltadas para apoiar países da América Latina, do Caribe e da África, e também para a realização de projetos com países mais desenvolvidos. O objetivo é contribuir para a consolidação do papel do Brasil no cenário internacional da Saúde Pública.

Visite a página de cooperação internacional e conheça os atos internacionais e a legislação brasileira para o setor. | + |


 
Quinta, 26 de Abril de 2018

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.