link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
  • página inicial

Sibsa 2014: Carta de BH reforça interação entre a academia e o saber popular

"Também sou uma daquelas que não sentou naquele banco, mas a vida ensinou a me portar como as outras pessoas". Com essas palavras, simples mas certeiras, a agricultora Lia, da Rede Ecologia de Rio da Prata, RJ, fechou a mesa de encerramento do 2° SIBSA, o Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente, realizado em Belo Horizonte (MG). A fala resume o tom de um evento que, ao longo de três dias, reuniu mais de 600 pessoas com a intenção de compartilhar suas experiências de luta, estudos científicos e, acima de tudo, a esperança de vencer uma ordem social que obstrui a expansão da vida em nosso planeta.

Vídeos e reportagens destacam participação da ENSP no Sibsa 2014

O 2º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente, organizado pelo Grupo Temático de Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), agitou a capital mineira. De 19 a 22 de outubro, pesquisadores, representantes dos movimentos sociais e da sociedade civil estiveram reunidos para discutir os mais diversos temas relacionados à saúde e ambiente. As discussões resultaram na carta de BH, cujo objetivo é fornecer subsídios para a construção de uma política que efetivamente contemple a interface entre saúde e ambiente e reforce a interação entre os saberes acadêmico e popular. A ENSP TV produziu reportagem que traz uma avaliação do evento, além de apresentar uma novidade do Sibsa: a relatoria gráfica, uma prática trazida pelos movimentos sociais para as discussões do simpósio.

Entrevistas

Representantes de movimentos sociais destacam, em depoimentos para a ENSP TV, momentos importantes do 2º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente com base no eixo de debate Desenvolvimento e conflitos territoriais: fórum de diálogo de saberes: a luta pela saúde e ambiente.


Pós-Graduação

Por meio de seu corpo docente, com mais de 150 doutores – um dos maiores e mais qualificados do país – oferece à sociedade uma produção científica diversificada e uma ampla oferta de disciplinas e cursos em seus três programas.


Aqui você encontrará informações sobre os Programas, disciplinas, editais e do corpo docente. | + |

Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico

A pesquisa na ENSP conta com 37 linhas de pesquisa com mais de 200 projetos vinculados, distribuídos por grandes áreas temáticas. Atualmente a Escola conta com 64 Grupos de pesquisa cadastrados no CNPq.


Conheça aqui as linhas, os projetos e os pesquisadores da ENSP. | + |

Escola de Governo em Saúde

A Escola de Governo propõe-se a estruturar a formação e a educação permanente de gestores e profissionais de saúde, incorporando as características da moderna gestão de sistemas, serviços, organizações e programas, a construção de processos de educação permanente, a aliança entre trabalho e formação e a consolidação de redes de cooperação.


Acesse as páginas dos cursos, seus editais e programas. Faça parte desta rede! | + |

Cooperação Internacional

As atividades de cooperação internacional estão voltadas para apoiar países da América Latina, do Caribe e da África, e também para a realização de projetos com países mais desenvolvidos. O objetivo é contribuir para a consolidação do papel do Brasil no cenário internacional da Saúde Pública.

Visite a página de cooperação internacional e conheça os atos internacionais e a legislação brasileira para o setor. | + |

Informe ENSP

O Informe ENSP é um informativo institucional diário da Escola que traz, em seu conteúdo, notícias de interesse geral da área de Saúde Pública: divulgação de congressos, cursos, bolsas, empregos e eventos.

 
Quinta, 30 de Outubro de 2014

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons