link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
  • página inicial

Pesquisadora da ENSP comenta lançamento da plataforma #ChegaDeAgrotóxicos

Foi lançada no Brasil, durante o mês de março, a plataforma #ChegaDeAgrotóxicos. A ferramenta é uma estratégia de mobilização da sociedade na luta contra os retrocessos que podem colocar mais venenos nas mesas das famílias brasileiras. Preocupadas com o chamado 'Pacote do Veneno' - uma série de medidas que visam liberar ainda mais o uso de agrotóxicos no Brasil -, diversas organizações da sociedade se juntaram para construir essa plataforma. O site recolhe assinaturas contrárias ao Projeto de Lei 6.299/2002, do atual ministro da Agricultura Blairo Maggi, e divulga informações sobre os riscos dos agrotóxicos. Ouça o podcast da pesquisadora do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), Karen Friederich, em que são abordadas questões que envolvem o uso de agrotóxicos, as experiências efetivas de produção orgânica e egroecológica, além de destacar a importância do projeto de lei que apoia a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNaRA). Até esta segunda-feira, 38,099 pessoas já disseram "chega de agrotóxicos!" Ouça, leia sobre o tema e assine!

Nesta terça-feira, dia 8/3, evento na ENSP discute a violência contra a mulher

Em mais uma atividade de luta e mobilização em defesa dos direitos da mulher, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) promoverá, nesta terça-feira (28/3), a mesa-redonda "Violência Contra a Mulher", às 14h, no auditório térreo. O debate terá presença da vereadora Marielle Franco, do PSOL-RJ, além da militante feminista da Saúde Tatyanny Araujo, da ativista de Manguinhos Patrícia Evangelista e da assistente social da Fiocruz Mônica Olivar. Antes do debate, às 10 horas, haverá reexibição do filme As Sufragistas, que conta a história da luta das mulheres pelo direito ao voto no Reino Unido, e a primeira ação de 2017 do projeto Livro em Movimento, da ENSP. Acesse a programação completa e participe.

ENSP define regulamento e calendário da eleição para Direção

Em reunião nesta quinta-feira (23/3), o Conselho Deliberativo e a Comissão Eleitoral da ENSP definiram a publicação do edital, o Regulamento Eleitoral, o Formulário para Inscrição de Candidatura e as Regras da Campanha para o cargo de diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) para o quadriênio 2017-2020. A inscrição das candidaturas será de 27 a 29 de março, das 9h às 16h. A campanha eleitoral será entre os dias 6 de abril e 9 de maio, e a votação está marcada para os dias 10 (9h às 17h) e 11 de maio (9h às 16h). A posse está agendada, inicialmente, para o dia 25 de maio de 2017.

Entrevistas

Em 2017, o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, elegeu como tema as águas residuais. Apesar de impróprias para o consumo, essas águas são os recursos hídricos que podem ser utilizados para outros fins após tratamento. Porém, ao redor do mundo, apenas 20% desses recursos passam por tratamento sanitário, o resto volta à natureza, levando poluição. Para comentar o assunto, o pesquisador Renato Castiglia Feitosa, do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP, concedeu a entrevista a seguir.


Ensino

Por meio de seu corpo docente, com mais de 300 doutores - um dos maiores e mais qualificados do país oferece à sociedade uma produção científica diversificada e uma ampla oferta de cursos de lato sensu e qualificação profissional (especialização, residência, aperfeiçoamento, atualização e formação continuada) e de stricto sensu (mestrado acadêmico e profissional, doutorado).


Aqui você encontrará informações sobre o Stricto e Lato Sensu, presencial e EAD, cursos, editais e corpo docente. | + |

Pesquisa e Inovação

Criada na ENSP em 2007, a partir de definições aprovadas pelo V Congresso Interno em Plenária Extraordinária de 27/09/2007, a VDPDT - Vice-Direção de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, atualmente denominada VDPI - Vice-Direção de Pesquisa e Inovação, representa uma evolução do que no Regimento de 1989 era denominado Coordenação de Pesquisa.


Conheça aqui as linhas, os projetos e os pesquisadores da ENSP. | + |

Escola de Governo em Saúde

A Escola de Governo propõe-se a estruturar a formação e a educação permanente de gestores e profissionais de saúde, incorporando as características da moderna gestão de sistemas, serviços, organizações e programas, a construção de processos de educação permanente, a aliança entre trabalho e formação e a consolidação de redes de cooperação.


Acesse as páginas dos cursos, seus editais e programas. Faça parte desta rede! | + |

Cooperação Internacional

As atividades de cooperação internacional estão voltadas para apoiar países da América Latina, do Caribe e da África, e também para a realização de projetos com países mais desenvolvidos. O objetivo é contribuir para a consolidação do papel do Brasil no cenário internacional da Saúde Pública.

Visite a página de cooperação internacional e conheça os atos internacionais e a legislação brasileira para o setor. | + |

Informe ENSP

O Informe ENSP é um informativo institucional semanal da Escola que traz, em seu conteúdo, notícias de interesse geral da área de Saúde Pública: divulgação de congressos, cursos, bolsas, empregos e eventos.

 
Terça, 28 de Março de 2017

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.