link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca

Laboratório: Ecologia Gustavo de Oliveira Castro - Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp)


Fundado em 1991 junto com a criação do Departamento de Endemias Samuel Pessoa.


Missão:


Estudar os parasitos da fauna de animais brasileiros, especialmente, e suas relações com as mudanças ambientais, evolutivas e ecológicas como apoio aos programas de conservação da biodiversidade, vigilância em saúde humana e animal, como também aos estudos da paleoparasitologia. O laboratório dedica-se à aplicação de métodos indiretos na busca de parasitos e componentes alimentares para identificar indicadores de biológicos das pressões ambientais.


Área de atuação:


Identificação de formas embrionárias de parasitos intestinais encontrados em fezes, coprólitos e sedimentos; Modelagem da distribuição de espécies e ocorrência de oportunidades ecológicas para estabelecimento e emergência de zoonoses relacionadas à biodiversidade.


Atividades:


Orientação de alunos de iniciação científica e pós-graduação (mestrado e doutorado);

Curadoria da Coleção de Fezes Recentes de Animais, que apoia estudos de ecologia de parasitos e paleoparasitológicos;

Pesquisas interdisciplinares na área de parasitologia, biodiversidade, arqueologia, paleontologia e modelagem matemática

Trabalhos de campo;

Diagnóstico microscópico de helmintos e molecular em parceria.

Responsável: Marcia Chame

Equipe: Gleisse Nunes (tecnologista/servidora); Mariana Castro de Vasconcelos (bolsista projeto CNPq); Bruna Montenegro (mestranda).

Colaboradores: Daniela Leles, Eduardo Krempser, João Daniel de Oliveira Santos.

Contatos:

Telefone: 2598-2566/3882-9192.

E-mail:

mchame@fiocruz.br


Projetos em andamento:


Instituto Nacional de Arqueologia, Paleontologia e Ambiente - Inapas, INCT/CNPq/MCTI em parceria com a Fundação Museu do Homem Americano, PI, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Estadual do Cariri, CE.


Biodiversidade de parasitos do passado ao presente: adequação de infraestrutura física e lógica da Coleção de Coprólitos e Materiais de Interesse Paleoparasitológico Luiz Fernando Ferreira e da Coleção de Fezes Recentes de Animais Brasileiros - Apoio CNPq.


 
Sábado, 15 de Dezembro de 2018

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.