link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca

Ambulatório e Laboratório de Saúde Pública

DEPARTAMENTO DE ENDEMIAS SAMUEL PESSOA

CHEFE: ROSELY  MAGALHÃES


Nome do Laboratório: Palinologia


Missão:
Desenvolver metodologias que apontam para a construção de indicadores biológicas confiáveis, relacionando-os com as mudanças ambientais a níveis globais, regionais e locais, trazendo significativas contribuições para o desenvolvimento do conhecimento nas áreas de saúde e ambiente em diferentes ecossistemas brasileiros, assim como nas áreas de saúde e doenças de populações indígenas pré-históricas do Brasil Central e do Nordeste do Brasil, além de grande benefício para as atuais populações do entorno do Parque Nacional Serra da Capivara-PI. As propostas são desenvolvidas nas regiões da Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal, Amazônia e Ecossistemas associados. Inaugurado em novembro de 2000, busca o entendimento das consequências múltiplas de ações antrópicas, tais como, a fragmentação e o isolamento de populações, perda de habitats, contaminação e exploração.


Áreas de Atuação:

A partir das análises efetuadas por nosso grupo de pesquisa pretendemos desenvolver metodologias que apontem para a construção de indicadores biológicos, relacionando-os com mudanças ambientais diversas. As atividades de pesquisas utilizam materiais biológicos diversos: amostras de solo, sedimentos retirados de urnas funerárias, material arqueológico sedimentar, amostras de mel, amostras de pólen fresco, fezes fossilizadas e material de herbário (anteras frescas e herborizadas com ou sem flores).


Responsável: Sergio Augusto Miranda Chaves http://lattes.cnpq.br/8603450023011694


Equipe:

Jacqueline Thome (aluna de doutorado)
Thais Moraes de Brito (aluna de Iniciação Científica)


Contatos:
Telefone: 2598 -2666
E-mail: smiranda@ensp.fiocruz.br


Nome do Laboratório: Ecologia Gustavo de Oliveira Castro


Missão: Estudar os parasitos da fauna de animais brasileiros, especialmente, mas a eles limitado, e suas relações com as mudanças ambientais, evolutivas e ecológicas como apoio aos programas de conservação da biodiversidade, vigilância em saúde humana e animal e ainda aos estudos da Paleoparasitologia. O Laboratório dedica-se a aplicação de métodos indiretos na busca de parasitos e componentes alimentares, de modo a identificar indicadores de biológicos das pressões ambientais.


Área de Atuação:

  • Identificação de formas embrionárias de parasitos intestinais encontrados em fezes, coprólitos e sedimentos;
  • Modelagem da distribuição de espécies e ocorrência de oportunidades ecológicas para estabelecimento e emergência de zoonoses relacionadas à bidodiversidade.

Responsável: Marcia Chame http://lattes.cnpq.br/7678939270981938 


Equipe:  Gleisse Nunes e Adauto Araújo (colaborador) e Andressa Freire (bolsista)  


Contatos:

Telefone: 2598-2566


E-mail: mchame@fiocruz.br


 
Sexta, 22 de Junho de 2018

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.