Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Internete-se


MARIA ELISA ANDRIES DOS REIS


Curiosidades sobre tecnologias da comunicac?o e da informac?o



D S T Q Q S S
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31
Voltar para o Perfil

Redes sociais - ai vou eu!

O novo portal da ENSP tem me estimulado a estudar cada vez mais. Um mergulho ainda mais profundo no mundo virtual. A bola da vez são as redes sociais. De certa forma, continuo dentro de um assunto que pesquisei durante dois anos no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica da Fiocruz: comunidades virtuais, um conceito aplicado numa tentativa de explicar os agrupamentos humanos surgidos no ciberespaço. Mas as redes sociais também vêm ganhando força na Internet. 

O assunto tem me inspirado de tal forma que hoje, enfim, me cadastrei no Orkut. Sempre resisti ao apelo das redes sociais, por acreditar que, uma vez dentro, precisarei voltar sempre para manter o espaço. Mas fui vencida, afinal!

Nesta quarta (9/04), embarco para São Paulo para participar de uma oficina sobre a utilização das redes sociais como instrumento de comunicação. Em breve, compartilharei com todos as informações da oficina.
Fiquem atentos!

Publicado por: Elisa Andries em: 08-04-2008 às: 16:23

Comentarios (2)



Se cuida, Orkut!

A ENSP deu mais um passo em direção às redes sociais: acaba de lançar em seu portal a seção ENSP InterAtiva, uma área de relacionamento de profissionais e pessoas com interesse em saúde pública. É a primeira semente que a instituição planta para tonar-se um nó importante na rede da saúde pública.

A nova área pode ser acessada tanto a partir da página inicial do Portal ENSP quanto da área interna, o Meu Portal. Através de um banner, no alto e à direita da página, o usuário pode ter acesso a informações preciosas sobre os 4.843 usuários cadastrados no portal ENSP, sobre os 31 blogs publicados e sobre as nove comunidades virtuais mantidas no portal. A área dá destaque para um post de blog atualizado e para as últimas postagens de notinhas e de comentários. 

O Informe ENSP também ganha destaque especial, com destaque para as últimas notícias publicadas e os últimos comentários sobre as informações.

Neste novo espaço, a ENSP busca reproduzir e oferecer aos seus usuários uma área de relacionamento importante, como o Orkut. Agora, resta ao usuário fazer a sua parte, usando as ferramentas e fazendo do espaço uma área útil para troca de informações e de conhecimento.

Publicado por: Elisa Andries em: 11-06-2008 às: 15:40

Comentarios (0)



Redes sociais: importante tendencia da comunicac?o

As redes sociais, junto com blogs e comunicação boca-a-boca, são uma das mais importantes tendências da comunicação nos dias atuais. Algumas marcas importantes de internet - como Yahoo!, Google e Orkut - tornaram-se um sucesso sem gastar um tostão em publicidade, apenas na base do boca-a-boca.

Teorias famosas como a do Seis Graus de Separação, desenvolvida na década de 60, são a base de quase todos esses sites de relacionamento, além de ajudar na estruturação de sites de busca, como Google e Yahoo!. Para quem não se lembra ou não conhece, a Teoria dos Seis Graus foi idealizada a partir de um estudo chamado Small World, realizado por Stanley Milgram, em 1967. O objetivo era fazer uma carta chegar a determinada pessoa sem que fosse nedereçada diretamente a ela. A partir desse estudo, Milgram concluiu que seis pessoas nos separam de qualquer indivíduo que tentemos contatar. Isso porque existem pessoas que servem como conexões entre diferentes grupos e eles possibilitam que entremos em contato com qualquer pessoa, em qualque lugar.

Em 2002, o estudo foi repetido por Duncan Wattes, através do envio de e-mails. O resultado foi o mesmo: também na internet estamos separados uns dos outros por seis pessoas e essa é uma das bases dos sites de relacionamentos, tão em voga hoje em dia.

Publicado por: Elisa Andries em: 15-05-2008 às: 15:40

Comentarios (0)



Redes sociais: n?o da pra ficar de fora!

Não dá pra ficar fora das redes sociais. Principalmente quem trabalha com internet. Demorou, mas me converti. Antes tarde do que nunca! É lá que circula informação, conhecimento, pessoas antenadas, dicas, trocas de favores, etc, etc. É lá que estão as novidades, as inovações.

Depois de circular, postar, criar redes de amigos, interessados, colegas, vejo com clareza a diferença entre redes sociais e comunidade virtual. Estas são organizadas em torno de temas específicos, enquanto aquelas são estruturadas  em torno de afinidades, amizades, interesses sociais, de trabalho, etc e tal.

Te encontro no Facebook ou no Orkut. Mas se ficou interessado, não deixe de se cadastrar no Twitter. Estou em www.twitter.com/elisandries.

Te encontro lá!

Publicado por: Elisa Andries em: 17-04-2008 às: 19:15

Comentarios (0)



ENSP abre Twitter para divulgar produc?o da Escola

Com o objetivo dar maior visibilidade à produção da Escola e gerar tráfego para o Portal e para o Informe, a ENSP/Fiocruz acaba de abrir espaço no Twitter (www.twitter.com/ensp), uma mistura de miniblog com mensagens de celular - as mensagens são de 140 toques, como os torpedos dos celulares, mas circulam pela internet como os textos de blogs. Em vez de seguir para apenas uma pessoa, como no celular ou no MSN, a mensagem do Twitter vai para todos os 'seguidores' - pessoas que acompanham o emissor.

Criado em 2006, decolou no ano passado e já tem 6 milhões de usuários no mundo. É a rede social que mais cresce em vários países, incluindo Estados Unidos e Brasil. Um estudo da Nielsen Online mostra que 66,8% das pessoas que usam a internet no mundo estão em redes sociais, enquanto somente 65,1% delas usam e-mails.

A Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP é a responsável pela divulgação da Escola nas redes sociais. Ao marcar presença no Twitter, o objetivo é ampliar ainda mais a divulgação das atividades acadêmicas da Escola. Além do Twitter, a ENSP também mantém uma comunidade no Orkut, que já conta com mais de 1.100 adesões.

Publicado por: Elisa Andries em: 20-05-2009 às: 16:42

Comentarios (0)




MENSAGENS ANTIGAS


Este Blog é pessoal e seu conteúdo é de inteira responsabilidade de seu autor