Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Internete-se


MARIA ELISA ANDRIES DOS REIS


Curiosidades sobre tecnologias da comunicac?o e da informac?o



D S T Q Q S S
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31
Voltar para o Perfil

Design, internet, tecnologia e outras cositas mais...

Feira moderna é um blog muito interessante escrito pelo Beto Largman e hospedado no Globo Online. Para quem gosta de design, internet e tecnologia é um prato cheio. Além de guarda-sol psicodélico e um helicóptero pessoal do tipo que as Organizações Tabajara anunciam, Largman apresenta uma "bolsa estilosa para um mundo cada vez mais cibernético e descartável". A idéia e confecção são do designer português João Sabino, que inventou uma maneira interessante de utilizar teclados de computador quebrados. Largman escreve: "Ao invés de despachar as peças para a lixeira, destino certo deste tipo de equipamento, Sabino criou bolsas em duas cores que estão fazendo a cabeça dos internautas antenados em design, moda e novidades. E se o cartão de crédito de quem compra a bolsa estourar, um Ctrl+Alt+Del resolve?!?!"

Veja só o belo exemplar lá do alto.

Publicado por: Elisa Andries em: 03-11-2005 às: 00:00

Comentarios (0)



Apito digital: MC busca incentivar uso da internet entre indigenas

Aprender a usar o e-mail, saber mexer em um editor de texto e, principalmente, ser capaz de manter sua própria página na internet e, a partir dela, contar ao mundo o que acontece com seu povo e denunciar as injustiças que sofre. Essas são as principais demandas das lideranças indígenas feitas ao programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), do Ministério das Comunicações, responsável por promover a inclusão digital nos pontos mais distantes do país. E essa foi a tônica das oficinas que os implementadores do Gesac realizaram durante a 4a Conferência Nacional de Saúde Indígena, que aconteceu entre os dias 27 e 31 de março em Caldas Novas, Goiás.

Veja o texto completo na Com Ciência, revista eletrônica de jornalismo científico da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Publicado por: Elisa Andries em: 07-04-2006 às: 00:00

Comentarios (0)



Voce sabe o que e cibercultura?

Também chamada esfera tecno-social, cibercultura é o ambiente criado pelas tecnologias digitais onde se desenvolvem e se estabelecem novas formas de relações sociais, numa espécie de projeção virtual da realidade. Em seu livro Cibercultura (1999), Pierre Lévy afirma que tem ocorrido uma revolução tecnológica e quantitativa no conhecimento humano, a qual, ao mesmo tempo, tem colaborado para produzir uma “nova relação de conhecimento”. 

Uma nova cultura, ainda encoberta pelo nevoeiro informacional, deverá emergir da interação das atividades humanas e do uso intensivo de inovações tecnológicas. O fim do túnel? Ninguém vai avistar, pois trata-se de um processo contínuo, que se desenvolve pelo pelo uso que a sociedade faz de seus novos e fantásticos brinquedinhos: as tecnologias da informação.

Publicado por: Elisa Andries em: 14-10-2005 às: 00:00

Comentarios (0)



Falta de imaginac?o e realidade virtual: os maiores vil?es da atualidade?

O jornal argentino La Nacion publicou nesta quarta-feira, 21/09, entrevista com Ian Boyd, presidente do Instituto Chestertoniano para a Fé e a Cultura, da Universidad de Seton Hall, em Nova Jersey, em que afirma que um dos problemas mais graves da atualidade é a falta de imaginação e que a realidade virtual é um risco para os seres humanos. Uma boa entrevista, que me foi enviada pelo colega da lista ciberpesquisa Cláudio Imperador. Leia o artigo aqui.

Publicado por: Elisa Andries em: 22-09-2005 às: 00:00

Comentarios (0)



Os sem-editora publicam para micropublicos

Você é escritor e não tem dinheiro para uma publicação independente, certo?  Errado. Com as novas tecnologias, é possível realizar o sonho de independência. Basta contar quantas pessoas comprariam sua obra e encomendar o número certo de exemplares. É o fenômeno da segmentação, da conquista de um novo e micropúblico.
O jornalista Carlos Nepomuceno, meu professor no estudo dirigido de Cibercultura do mestrado profissional que conclui aqui na ENSP, optou pelos novos recursos tecnológicos que ele conhece bem. Vai lançar seu livro de contos e poemas "Madrugada no Pasárgada" no Armazém Digital do Leblon, no Shopping Rio Design (Avenida Ataulfo de Paiva, 270), às 19 horas do dia 31/10. Antes, porém, vai fazer um lançamento virtual.  Como vai funcionar? Quem comprar o livro até o dia 28/10, pela rede, recebe aonde quiser, o exemplar autografado. Pode ser encomendado online.
Desde já, Nepomuceno conta com o seu micropúblico! Boa sorte, professor!

Leia o artigo de Carlos Nepomuceno Os sem-editora publicam para micropúblicos no Webinsider

Publicado por: Elisa Andries em: 25-10-2005 às: 00:00

Comentarios (0)



Overmundo divulgando a cultura brasileira

Junte um pouco da idéia da Wikipédia com uma porção de blogs e está pronta a receita do Overmundo, uma mistura de jornalismo online descentralizado, com cobertura nos 26 estados brasileiros, com a famosa enciclopédia da Internet, construída dia após dia por seus leitores/internautas, que colocam a inteligência coletiva a serviço da construção de novos conhecimentos compartilhados. Pierre Lèvy que o diga! 

Além de notícias, imagens e sons enviados por seus colaboradores, o Overmundo também tem outras idéias, como um guia de festas brasileiras, do baile funk de Pelotas ao marabaixo de Macapá; um guia jovem de cada cidade brasileira (onde cada turma encontra aquilo que gosta, aquilo que ninguém a não ser quem é muito “local” sabe que existe); um mapa da produção artística do país, em seus vários estilos. Etc. etc.

E destacam: "Nada disso é trabalho para uma pessoa, ou mesmo para um grupo pequeno de autores - ninguém consegue saber tanta coisa, ninguém consegue estar em tantos lugares ao mesmo tempo… Essas tarefas só se tornam viáveis a partir de mutirões virtuais. E o Overmundo está aqui para juntar todo mundo para fazer aquilo que é bom para todo mundo". Simples, não?

O único problema é o nome. Se é para ser uma ferramenta de divulgação da cultura brasileira, como informa a apresentação do site, por que não batizá-lo com um título mais verde e amarelo. Que tal Brazuca? 

Publicado por: Elisa Andries em: 30-11-2005 às: 00:00

Comentarios (0)




MENSAGENS ANTIGAS


Este Blog é pessoal e seu conteúdo é de inteira responsabilidade de seu autor