Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Internete-se


MARIA ELISA ANDRIES DOS REIS


Curiosidades sobre tecnologias da comunicac?o e da informac?o



D S T Q Q S S
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31
Voltar para o Perfil

EUA continuar?o controlando a Internet... pelo menos por enquanto

Os Estados Unidos não abrem mão de seu controle sobre a rede mundial de computadores. Em reunião com 191 representantes de países na ONU, no início de outubro, o país não aceitou negociar a gestão da Internet. Brasil e outros países emergentes insistem na democratização e internacionalização da administração da Internet e ganharam a relevante adesão da União Européia à causa. Com o fracasso das negociações, nova fase de debates ocorrerá em novembro, às vésperas da Cúpula da Sociedade da Informação. É esperar para ver.

Leia o artigo que Jamil Chade escreveu para “O Estado de SP”, publicado no Jornal da Ciência aqui.

Publicado por: Elisa Andries em: 07-10-2005 às: 00:00

Comentarios (0)



Google retoma megaprojeto de biblioteca digital

O Google retomou seu projeto de criar uma biblioteca digital com livros que estão em domínio público e que fazem parte do acervo das bibliotecas das universidades de Michigan, Satanford e Harvard e da Biblioteca Pública de Nova York. Os usuários já podem buscar e ler na íntegra alguns textos digitalizados na Google Print. Vamos compartilhar, tudo bem, mas o objetivo não é bem esse: o Google quer aumentar o tilintar dos dólares em seu "super cofrinho" de receita publicitária. 

Mas nem tudo são flores para o buscador do Tio Sam. O projeto do maior rival da Microsoft e do Yahoo já rendeu panos para mangas. Em dezembro do ano passado, o Google anunciou sua intenção de digitalizar cerca de 15 milhões de livros em inglês em dez anos. Mas os planos de alimentar a monumental estante online tinham sido abandonados em agosto deste ano em razão das ameaças de processos por parte de editoras norte-americanas, que acusavam o sistema de buscas de infringir as leis de direitos autorais. 

Do outro lado do Atlântico, 18 países europeus também não gostaram da idéia do domínio yanke online e decidiram contra-atacar. Com a União Européia na linha de frente, a Europa já está desenhando um projeto para promover a indexação de obras literárias por meio de sistemas de buscas próprios.   

Revolução francesa em inglês? Nem pensar...

Publicado por: Elisa Andries em: 08-11-2005 às: 00:00

Comentarios (0)



"Carta de S?o Paulo" pede acesso aberto a literatura cientifica

Professores, pesquisadores, bibliotecários, alunos, cidadãos e representantes de organizações da sociedade civil publicaram a "Carta de São Paulo" manifestando apoio ao acesso aberto à literatura científica. Os indivíduos e organizações que firmam esse documento reconhecem os importantes papéis desempenhados por autores, editores, publishers, bibliotecas e instituições no registro e na disseminação da pesquisa. Reconhecem, particularmente, a defesa dos direitos autorais de atribuição e integridade da obra.
Entendem por acesso aberto a disposição livre, gratuita e sem barreiras ou restrições financeiras e técnicas, de literatura científica através da Internet ou na forma impressa, permitindo que a mesma possa ser lida, impressa, copiada e distribuída sem fins comerciais. Para os signatários do documento, o único limite para a reprodução e distribuição deve ser o direito do autor sobre a integridade e crédito de sua obra, assim como a citação adequada. 
Chamam de literatura de acesso aberto artigos e ensaios publicados em revistas, livros e manuscritos inéditos que possam legalmente ser difundidos na rede ou na forma impressa que os autores desejem disponibilizar em busca de comentários ou para chamar a atenção de resultados obtidos em sua pesquisa.

Leia a íntegra da carta no site do Movimento Acesso Aberto Brasil: http://www.forum-global.de/acessoaberto/
ou na Carta de São Paulo: http://www.forum-global.de/acessoaberto/carta_de_sao_paulo_acesso_aberto.htm"

Publicado por: Elisa Andries em: 09-12-2005 às: 00:00

Comentarios (0)



Blogs e celulares organizam tumultos na Franca

O governo da França está fiscalizando a Internet e os subúrbios para tentar acabar com os tumultos que já duram algumas semanas. Grupos de jovens estão usando blogs para incitar à violência e celulares para organizar ataques, em táticas guerrilheiras copiadas de ativistas antiglobalização, dizem especialistas.

Um menor e outras duas pessoas foram presos acusados de incitar à violência em seus blogs. Os blogueiros foram detidos sob suspeita de usarem seus blogs para conclamar outros jovens a se revoltar e a lutar contra a polícia nos tumultos que têm sacudido Paris e outras cidades francesas.

O monitoramento dos blogs tornou-se missão complexa para os serviços de segurança, que já estão sobrecarregados com a ação em campo. "É uma nova dimensão a ser levada em consideração", disse a especialista em segurança na Internet Solange Ghernaouti-Helie. "Sem dúvida é possível fazer o rastreamento na Internet das pessoas envolvidas. Mas isso exige recursos de vigilância e de análise consideráveis", disse ela.

Saiba mais no site do Terra

Publicado por: Elisa Andries em: 11-11-2005 às: 00:00

Comentarios (0)



Diga SIM a VIDA!

Numa rápida busca na Internet (referendo +armas) encontrei no Google nada mais, nada menos, do que 688 mil links para informações sobre o referendo sobre a comercialização de armas e munições no Brasil, que acontecerá em 23 de outubro próximo. Neste nevoeiro informacional, muito lixo ciberespacial, muita informação truncada e muita informação útil para quem ainda não decidiu seu voto. 

Para os blogueiros de plantão a dica é o Nós na Rede, criado por um grupo de usuários da ferramenta com o objetivo de discutir temas relevantes, como o do referendo. Nele, encontramos uma longa lista com endereços de blogs contra e a favor do desarmamento. Uma boa idéia!

Eu digo SIM à VIDA, e você?

Publicado por: Elisa Andries em: 13-10-2005 às: 00:00

Comentarios (1)



Saca-Rolha Cosmico

É o nome do ciborgue que está sendo construido neste momento na Internet. Filho da MetaReciclagem e do Estúdio Livre, o Saca-Rolha Cósmico (SRC) pretende fluir pelo mundo binário e circular pelo mundo físico, evoluindo constantemente.

O Saca-Rolha Cósmico contrói a si mesmo, numa lógica autocolaborativa: qualquer humano pode se tornar parte dele, mas precisa colocar em prática suas idéias. Atualmente, Cósmico tem procurado hardware para que possa se contruir. Seu objetivo é ter sua versão mínima funcionando até 26/11. 

Hoje, o (pouco) hardware (que já existe) do Saca-Rolha Cósmico encontra-se na Bahia. 

Conheça o Saca-Rolha Cósmico aqui.

Publicado por: Elisa Andries em: 18-11-2005 às: 00:00

Comentarios (0)



Internet teve crescimento recorde em 2005

A entrada de pequenas empresas no universo virtual e o crescimento do número de blogs contribuíram significativamente para o crescimento fenomenal da Internet em 2005. Esta é a estimativa da empresa Netcraft, que registrou 74,4 milhões de páginas até o final de setembro, mais 2,68 milhões do que no mês anterior. Nos primeiros nove meses do ano surgiram 17,5 milhões de páginas, sendo assim batido o recorde de crescimento registrado em 2000, ano em que foram criados 16 milhões de endereços virtuais.

Saiba mais aqui

Publicado por: Elisa Andries em: 21-10-2005 às: 00:00

Comentarios (0)



Gilberto Gil pede liberdade de acesso e privacidade na internet

Agência EFE - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, defendeu em Bruxelas o uso da internet como ferramenta de criação cultural e reivindicou o direito à liberdade de acesso à rede e à privacidade. Esses princípios são amparados pela "Carta dos Direitos da Internet", um documento que o ministro apresentou no Parlamento Europeu, com a co-presidente do grupo dos Verdes, a italiana Monica Frassoni, e o eurodeputado da Esquerda Unitária Européia Umberto Guidoni.  "Como cidadão e artista, acho que é muito importante para nossa geração ter garantido o acesso às novas ferramentas de criação oferecidas pela Internet", disse Gil.

Defensor do livre acesso a música e vídeos pela rede mundial, o ministro disse vislumbrar, para dentro de dez anos, uma total liberdade de aproveitamento da rede. Gil ressaltou que a internet "representa hoje uma poderosa ferramenta de conhecimento", que "põe milhares de livros gratuitamente à disposição dos cidadãos nas bibliotecas virtuais e permite o intercâmbio de culturas regionais".

O ministro apontou a crescente importância do Brasil no cenário mundial, que o tem colocado à frente de uma série de iniciativas internacionais no campo da cultura. Ele atribui essa posição à  "antecipação tendências" com sua política social, como a que tenta estender às pessoas de baixa renda o acesso a computadores e à internet.

Viva Gilberto Gil!

Publicado por: Elisa Andries em: 25-01-2006 às: 00:00

Comentarios (0)



Google, MSN ou Yahoo: quem domina a internet?

Este é o título de um interessante artigo publicado nesta sexta-feira (30/09) no site IDG Now. A resposta, segundo a publicação eletrônica, está nos dados do Nielsen//NetRatings, que mede a audiência de internet em 11 países: Alemanha, Austrália, Brasil, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido, Suécia e Suíça.

Resposta: o Google, líder em número de usuários com uma pequena vantagem sobre o MSN. O software de comunicação em tempo real da empresa de Bill Gates ficou em segundo lugar, mas lidera a lista no Brasil e na Suécia. O Yahoo, em terceiro lugar, lidera nos maiores mercados de internet do planeta: EUA e Japão. 

O páreo é duro. Leia mais aqui

Publicado por: Elisa Andries em: 30-09-2005 às: 00:00

Comentarios (0)




MENSAGENS ANTIGAS


Este Blog é pessoal e seu conteúdo é de inteira responsabilidade de seu autor