Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Internete-se


MARIA ELISA ANDRIES DOS REIS


Curiosidades sobre tecnologias da comunicac?o e da informac?o



D S T Q Q S S
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31
Voltar para o Perfil

Comunidades virtuais: nova arena para praticas cientificas

A Internet nasceu sob o signo do militarismo – surgiu nos anos 60 como estratégia militar para garantir a segurança das informações em caso de ataque nuclear – mas sua vocação acadêmica ficou evidente desde o seu limiar. A revolução tecnológica e informacional, caracterizada principalmente pelo processo de democratização da produção e da divulgação de saber, confere novas especificidades aos espaços de circulação das informações científicas.

A Internet vem promovendo facilidades para o mundo acadêmico, como  desenvolvimento de pesquisas e troca de experiências, integrando cientistas de diferentes localidades e áreas do conhecimento, independente do tempo e do espaço.

A comunidade virtual de pesquisa surge como um novo agrupamento social cognitivo para práticas científicas coletivas, interativas e interdisciplinares. É neste espaço virtual que se dão as trocas de experiências, o compartilhamento de informações e a colaboração mútua em pesquisas. Na internet, os cientistas têm a chance de tomar parte de comunidades de pesquisa que não existem no campo físico, mas apenas no meio virtual.

Saiba mais sobre comunidades virtuais lendo o texto de José Carlos Ribeiro, intitulado "COMUNIDADES VIRTUAIS ELETRÔNICAS: convergência da Técnica com o Social" e publicado no site Ciberpesquisa.

Publicado por: Elisa Andries em: 13-10-2005 às: 00:00

Comentarios (0)



Comunidades Virtuais de Pesquisa na ENSP

A ENSP, unidade da Fiocruz pioneira na implantação e no uso das tecnologias da comunicação e da informação, está dando os primeiros passos para fornecer aos seus pesquisadores um ambiente digital capaz de facilitar a articulação de seus profissionais e ajudar a projetar a instituição para o futuro.

A Internet tornou-se um espaço fundamental para troca de informações e trabalho colaborativo para cientistas. Abordar a comunicação científica significa não somente enfocar padrões de comunicação entre pares, mas também englobar tanto a informação a qual recorrem para as suas pesquisas quanto àquela que produzem e transmitem por diferentes canais de comunicação e tipos de documentos.

As comunidades virtuais de pesquisa são novas arenas para produção, circulação e apropriação de sentidos na Academia. Nelas, os indivíduos não são meros emissores e/ou receptores de informação, mas interlocutores ativos.  

Entre em contato com o CEDOC/ENSP para saber mais sobre a implantação de comunidades virtuais de pesquisa.

Publicado por: Elisa Andries em: 20-09-2005 às: 00:00

Comentarios (0)




MENSAGENS ANTIGAS


Este Blog é pessoal e seu conteúdo é de inteira responsabilidade de seu autor