Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Internete-se


MARIA ELISA ANDRIES DOS REIS


Curiosidades sobre tecnologias da comunicac?o e da informac?o



D S T Q Q S S
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31
Voltar para o Perfil

Cart?o de visitas virtual: atualize o seu no Perfil do Portal ENSP

Ter um cartão de visitas ajuda muito na troca de informações pessoais ou profissionais, como telefone, endereço e e-mail. Mas se as informações estiverem desatualizados, de nada adianta. Esta também é a lógica da área Perfil, do Portal ENSP. Ali, você tem total domínio sobre suas informações. É você quem atualiza seus dados pessoais e funcionais, inclui fotografia, atualiza suas informações acadêmicas e seu endereço, profissional ou pessoal ou ambos. Fica a seu critério.

Portanto, mãos à obra! Insira uma foto bem bonita e não se esqueça de incluir seu número de telefone profissional, pelo menos.

Tente fazer uma busca no Google com o seu nome completo e adivinhe o resultado! Surpresa!

Publicado por: Elisa Andries em: 18-03-2008 às: 15:27

Comentarios (1)



E o Orkut? N?o, e o novo Portal da ENSP!

Quem passa horas no computador participando de redes sociais na internet vai se sentir "em casa" no novo portal da ENSP.  Aqui, o usuário - seja pesquisador, aluno, funcionário e visitante - tem a chance de construir e organizar sua rede de relacionamento, interagindo em comunidades virtuais, criando blogs, se comunicando através de recados com pessoas com as mesmas afinidades profissionais e pessoais, e compartilhando documentos e galerias de fotos com os amigos. Enfim, não deixa nada a dever ao onipresente Orkut!

Uma vez no portal da ENSP, caso você seja visitante, basta preencher o cadastro, localizado embaixo dos campos de senha e login, no menu à esquerda da home. Se você é funcionário ou pesquisador, use a senha e o login da antiga intranet. Se você é aluno, a senha e o login são os mesmos da plataforma Siga.

As ferramentas de relacionamento do novo portal ENSP foram criadas para você! Aproveite!

Publicado por: Elisa Andries em: 11-03-2008 às: 11:17

Comentarios (0)



Apito digital: MC busca incentivar uso da internet entre indigenas

Aprender a usar o e-mail, saber mexer em um editor de texto e, principalmente, ser capaz de manter sua própria página na internet e, a partir dela, contar ao mundo o que acontece com seu povo e denunciar as injustiças que sofre. Essas são as principais demandas das lideranças indígenas feitas ao programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), do Ministério das Comunicações, responsável por promover a inclusão digital nos pontos mais distantes do país. E essa foi a tônica das oficinas que os implementadores do Gesac realizaram durante a 4a Conferência Nacional de Saúde Indígena, que aconteceu entre os dias 27 e 31 de março em Caldas Novas, Goiás.

Veja o texto completo na Com Ciência, revista eletrônica de jornalismo científico da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Publicado por: Elisa Andries em: 07-04-2006 às: 00:00

Comentarios (0)



Gilberto Gil pede liberdade de acesso e privacidade na internet

Agência EFE - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, defendeu em Bruxelas o uso da internet como ferramenta de criação cultural e reivindicou o direito à liberdade de acesso à rede e à privacidade. Esses princípios são amparados pela "Carta dos Direitos da Internet", um documento que o ministro apresentou no Parlamento Europeu, com a co-presidente do grupo dos Verdes, a italiana Monica Frassoni, e o eurodeputado da Esquerda Unitária Européia Umberto Guidoni.  "Como cidadão e artista, acho que é muito importante para nossa geração ter garantido o acesso às novas ferramentas de criação oferecidas pela Internet", disse Gil.

Defensor do livre acesso a música e vídeos pela rede mundial, o ministro disse vislumbrar, para dentro de dez anos, uma total liberdade de aproveitamento da rede. Gil ressaltou que a internet "representa hoje uma poderosa ferramenta de conhecimento", que "põe milhares de livros gratuitamente à disposição dos cidadãos nas bibliotecas virtuais e permite o intercâmbio de culturas regionais".

O ministro apontou a crescente importância do Brasil no cenário mundial, que o tem colocado à frente de uma série de iniciativas internacionais no campo da cultura. Ele atribui essa posição à  "antecipação tendências" com sua política social, como a que tenta estender às pessoas de baixa renda o acesso a computadores e à internet.

Viva Gilberto Gil!

Publicado por: Elisa Andries em: 25-01-2006 às: 00:00

Comentarios (0)



Portal Corporativo como ferramenta de Gest?o do Conhecimento

Estive relendo minha dissertação "Portais Corporativos como ferramenta de Gestão do Conhecimento", apresentada em abril de 2005 aqui na ENSP. Destaco aqui alguns pontos relatados no capítulo de conclusão:
1- É quase uma redundância falar de Portal Corporativo como ferramenta de Gestão do Conhecimento porque a tecnologia de portais integra características específicas relacionadas a processos de Gestão do Conhecimento, como busca e compartilhamento.
2- O aumento do volume de informações produzidas pelo uso das tecnologias da inteligência gerou um excesso de informação, resultando na necessidade de se pensar formas de gestão que garantam a qualidade da informação. A função que os Portais Corporativos têm de capturar, organizar e disseminar a informação e o conhecimento está no centro dos esforços de uma política de Gestão do Conhecimento voltada para o uso de informações relevantes e a criação do conhecimento organizacional.
3- A partir do momento que o Portal Corporativo consegue representar o fluxo de informações da organização e fornecer ferramentas de comunicação necessárias à interação dos funcionários, a tecnologia passa a filtrar e a conduzir o fluxo de informações para agir sobre ele, oferecendo as condições ideais para a gestão da informação e a criação do conhecimento organizacional.
Uma iniciativa de Portal do Corporativo pode, portanto, contribuir para a criação do conhecimento organizacional e construir um ambiente propício de receptividade cultural à Gestão do Conhecimento na administração pública.

Publicado por: Elisa Andries em: 06-01-2006 às: 00:00

Comentarios (0)



Voce sabia?

Apesar das expressões Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual serem muitas vezes usadas indistintamente, a primeira comunica uma idéia de processo, portanto dinâmica e abrangente, enquanto que a segunda refere-se à noção de estoque, o qual pode e deve ser gerenciado.

Numa economia intensiva, o conhecimento adquire características de um bem valioso, às vezes escasso, mas que idealmente deve ser compartilhado. Daí surgiu a proposição de que pode haver um mercado composto por compradores, doadores, vendedores, corretores, moeda de troca, fricções e outras anomalias. 

Não é apenas nas pessoas que reside o conhecimento, embora delas se originem e dependam para progredir. Procedimentos, políticas, estruturas, marcas, patentes e relacionamentos são igualmente manifestações de conhecimento codificado ou intrínseco das organizações.

Publicado por: Elisa Andries em: 21-12-2005 às: 00:00

Comentarios (0)



"Carta de S?o Paulo" pede acesso aberto a literatura cientifica

Professores, pesquisadores, bibliotecários, alunos, cidadãos e representantes de organizações da sociedade civil publicaram a "Carta de São Paulo" manifestando apoio ao acesso aberto à literatura científica. Os indivíduos e organizações que firmam esse documento reconhecem os importantes papéis desempenhados por autores, editores, publishers, bibliotecas e instituições no registro e na disseminação da pesquisa. Reconhecem, particularmente, a defesa dos direitos autorais de atribuição e integridade da obra.
Entendem por acesso aberto a disposição livre, gratuita e sem barreiras ou restrições financeiras e técnicas, de literatura científica através da Internet ou na forma impressa, permitindo que a mesma possa ser lida, impressa, copiada e distribuída sem fins comerciais. Para os signatários do documento, o único limite para a reprodução e distribuição deve ser o direito do autor sobre a integridade e crédito de sua obra, assim como a citação adequada. 
Chamam de literatura de acesso aberto artigos e ensaios publicados em revistas, livros e manuscritos inéditos que possam legalmente ser difundidos na rede ou na forma impressa que os autores desejem disponibilizar em busca de comentários ou para chamar a atenção de resultados obtidos em sua pesquisa.

Leia a íntegra da carta no site do Movimento Acesso Aberto Brasil: http://www.forum-global.de/acessoaberto/
ou na Carta de São Paulo: http://www.forum-global.de/acessoaberto/carta_de_sao_paulo_acesso_aberto.htm"

Publicado por: Elisa Andries em: 09-12-2005 às: 00:00

Comentarios (0)



Overmundo divulgando a cultura brasileira

Junte um pouco da idéia da Wikipédia com uma porção de blogs e está pronta a receita do Overmundo, uma mistura de jornalismo online descentralizado, com cobertura nos 26 estados brasileiros, com a famosa enciclopédia da Internet, construída dia após dia por seus leitores/internautas, que colocam a inteligência coletiva a serviço da construção de novos conhecimentos compartilhados. Pierre Lèvy que o diga! 

Além de notícias, imagens e sons enviados por seus colaboradores, o Overmundo também tem outras idéias, como um guia de festas brasileiras, do baile funk de Pelotas ao marabaixo de Macapá; um guia jovem de cada cidade brasileira (onde cada turma encontra aquilo que gosta, aquilo que ninguém a não ser quem é muito “local” sabe que existe); um mapa da produção artística do país, em seus vários estilos. Etc. etc.

E destacam: "Nada disso é trabalho para uma pessoa, ou mesmo para um grupo pequeno de autores - ninguém consegue saber tanta coisa, ninguém consegue estar em tantos lugares ao mesmo tempo… Essas tarefas só se tornam viáveis a partir de mutirões virtuais. E o Overmundo está aqui para juntar todo mundo para fazer aquilo que é bom para todo mundo". Simples, não?

O único problema é o nome. Se é para ser uma ferramenta de divulgação da cultura brasileira, como informa a apresentação do site, por que não batizá-lo com um título mais verde e amarelo. Que tal Brazuca? 

Publicado por: Elisa Andries em: 30-11-2005 às: 00:00

Comentarios (0)



Saca-Rolha Cosmico

É o nome do ciborgue que está sendo construido neste momento na Internet. Filho da MetaReciclagem e do Estúdio Livre, o Saca-Rolha Cósmico (SRC) pretende fluir pelo mundo binário e circular pelo mundo físico, evoluindo constantemente.

O Saca-Rolha Cósmico contrói a si mesmo, numa lógica autocolaborativa: qualquer humano pode se tornar parte dele, mas precisa colocar em prática suas idéias. Atualmente, Cósmico tem procurado hardware para que possa se contruir. Seu objetivo é ter sua versão mínima funcionando até 26/11. 

Hoje, o (pouco) hardware (que já existe) do Saca-Rolha Cósmico encontra-se na Bahia. 

Conheça o Saca-Rolha Cósmico aqui.

Publicado por: Elisa Andries em: 18-11-2005 às: 00:00

Comentarios (0)



Blogs e celulares organizam tumultos na Franca

O governo da França está fiscalizando a Internet e os subúrbios para tentar acabar com os tumultos que já duram algumas semanas. Grupos de jovens estão usando blogs para incitar à violência e celulares para organizar ataques, em táticas guerrilheiras copiadas de ativistas antiglobalização, dizem especialistas.

Um menor e outras duas pessoas foram presos acusados de incitar à violência em seus blogs. Os blogueiros foram detidos sob suspeita de usarem seus blogs para conclamar outros jovens a se revoltar e a lutar contra a polícia nos tumultos que têm sacudido Paris e outras cidades francesas.

O monitoramento dos blogs tornou-se missão complexa para os serviços de segurança, que já estão sobrecarregados com a ação em campo. "É uma nova dimensão a ser levada em consideração", disse a especialista em segurança na Internet Solange Ghernaouti-Helie. "Sem dúvida é possível fazer o rastreamento na Internet das pessoas envolvidas. Mas isso exige recursos de vigilância e de análise consideráveis", disse ela.

Saiba mais no site do Terra

Publicado por: Elisa Andries em: 11-11-2005 às: 00:00

Comentarios (0)



Google retoma megaprojeto de biblioteca digital

O Google retomou seu projeto de criar uma biblioteca digital com livros que estão em domínio público e que fazem parte do acervo das bibliotecas das universidades de Michigan, Satanford e Harvard e da Biblioteca Pública de Nova York. Os usuários já podem buscar e ler na íntegra alguns textos digitalizados na Google Print. Vamos compartilhar, tudo bem, mas o objetivo não é bem esse: o Google quer aumentar o tilintar dos dólares em seu "super cofrinho" de receita publicitária. 

Mas nem tudo são flores para o buscador do Tio Sam. O projeto do maior rival da Microsoft e do Yahoo já rendeu panos para mangas. Em dezembro do ano passado, o Google anunciou sua intenção de digitalizar cerca de 15 milhões de livros em inglês em dez anos. Mas os planos de alimentar a monumental estante online tinham sido abandonados em agosto deste ano em razão das ameaças de processos por parte de editoras norte-americanas, que acusavam o sistema de buscas de infringir as leis de direitos autorais. 

Do outro lado do Atlântico, 18 países europeus também não gostaram da idéia do domínio yanke online e decidiram contra-atacar. Com a União Européia na linha de frente, a Europa já está desenhando um projeto para promover a indexação de obras literárias por meio de sistemas de buscas próprios.   

Revolução francesa em inglês? Nem pensar...

Publicado por: Elisa Andries em: 08-11-2005 às: 00:00

Comentarios (0)



Intranets ganham forca em empresas brasileiras

Notícia veiculada no Intranet Portal informa que intranets estão substituindo jornais impressos dentro de empresas brasileiras. A afirmação é resultado da pesquisa sobre comunicação interna, realizada pelo Instituto Aberje, ligado à Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Segundo o estudo, 31% das empresas entrevistadas consideram a Intranet o principal meio de comunicação com os funcionários. Vale lembrar que em 2002 este mesmo índice estava na casa dos 18%. Uma das vantagens apontadas foi que 35,9% das empresas conseguem atingir seus funcionários com dados atualizados diariamente. Um cenário muito diferente do permitido com os periódicos mensais.

A amostra da pesquisa envolve 117 organizações, classificadas entre as 500 maiores empresas do Brasil, de acordo com o levantamento da Revista Exame.

Saiba mais no site da Aberj

Publicado por: Elisa Andries em: 04-11-2005 às: 00:00

Comentarios (0)



Design, internet, tecnologia e outras cositas mais...

Feira moderna é um blog muito interessante escrito pelo Beto Largman e hospedado no Globo Online. Para quem gosta de design, internet e tecnologia é um prato cheio. Além de guarda-sol psicodélico e um helicóptero pessoal do tipo que as Organizações Tabajara anunciam, Largman apresenta uma "bolsa estilosa para um mundo cada vez mais cibernético e descartável". A idéia e confecção são do designer português João Sabino, que inventou uma maneira interessante de utilizar teclados de computador quebrados. Largman escreve: "Ao invés de despachar as peças para a lixeira, destino certo deste tipo de equipamento, Sabino criou bolsas em duas cores que estão fazendo a cabeça dos internautas antenados em design, moda e novidades. E se o cartão de crédito de quem compra a bolsa estourar, um Ctrl+Alt+Del resolve?!?!"

Veja só o belo exemplar lá do alto.

Publicado por: Elisa Andries em: 03-11-2005 às: 00:00

Comentarios (0)



Os sem-editora publicam para micropublicos

Você é escritor e não tem dinheiro para uma publicação independente, certo?  Errado. Com as novas tecnologias, é possível realizar o sonho de independência. Basta contar quantas pessoas comprariam sua obra e encomendar o número certo de exemplares. É o fenômeno da segmentação, da conquista de um novo e micropúblico.
O jornalista Carlos Nepomuceno, meu professor no estudo dirigido de Cibercultura do mestrado profissional que conclui aqui na ENSP, optou pelos novos recursos tecnológicos que ele conhece bem. Vai lançar seu livro de contos e poemas "Madrugada no Pasárgada" no Armazém Digital do Leblon, no Shopping Rio Design (Avenida Ataulfo de Paiva, 270), às 19 horas do dia 31/10. Antes, porém, vai fazer um lançamento virtual.  Como vai funcionar? Quem comprar o livro até o dia 28/10, pela rede, recebe aonde quiser, o exemplar autografado. Pode ser encomendado online.
Desde já, Nepomuceno conta com o seu micropúblico! Boa sorte, professor!

Leia o artigo de Carlos Nepomuceno Os sem-editora publicam para micropúblicos no Webinsider

Publicado por: Elisa Andries em: 25-10-2005 às: 00:00

Comentarios (0)



Internet teve crescimento recorde em 2005

A entrada de pequenas empresas no universo virtual e o crescimento do número de blogs contribuíram significativamente para o crescimento fenomenal da Internet em 2005. Esta é a estimativa da empresa Netcraft, que registrou 74,4 milhões de páginas até o final de setembro, mais 2,68 milhões do que no mês anterior. Nos primeiros nove meses do ano surgiram 17,5 milhões de páginas, sendo assim batido o recorde de crescimento registrado em 2000, ano em que foram criados 16 milhões de endereços virtuais.

Saiba mais aqui

Publicado por: Elisa Andries em: 21-10-2005 às: 00:00

Comentarios (0)



Voce sabe o que e cibercultura?

Também chamada esfera tecno-social, cibercultura é o ambiente criado pelas tecnologias digitais onde se desenvolvem e se estabelecem novas formas de relações sociais, numa espécie de projeção virtual da realidade. Em seu livro Cibercultura (1999), Pierre Lévy afirma que tem ocorrido uma revolução tecnológica e quantitativa no conhecimento humano, a qual, ao mesmo tempo, tem colaborado para produzir uma “nova relação de conhecimento”. 

Uma nova cultura, ainda encoberta pelo nevoeiro informacional, deverá emergir da interação das atividades humanas e do uso intensivo de inovações tecnológicas. O fim do túnel? Ninguém vai avistar, pois trata-se de um processo contínuo, que se desenvolve pelo pelo uso que a sociedade faz de seus novos e fantásticos brinquedinhos: as tecnologias da informação.

Publicado por: Elisa Andries em: 14-10-2005 às: 00:00

Comentarios (0)



Diga SIM a VIDA!

Numa rápida busca na Internet (referendo +armas) encontrei no Google nada mais, nada menos, do que 688 mil links para informações sobre o referendo sobre a comercialização de armas e munições no Brasil, que acontecerá em 23 de outubro próximo. Neste nevoeiro informacional, muito lixo ciberespacial, muita informação truncada e muita informação útil para quem ainda não decidiu seu voto. 

Para os blogueiros de plantão a dica é o Nós na Rede, criado por um grupo de usuários da ferramenta com o objetivo de discutir temas relevantes, como o do referendo. Nele, encontramos uma longa lista com endereços de blogs contra e a favor do desarmamento. Uma boa idéia!

Eu digo SIM à VIDA, e você?

Publicado por: Elisa Andries em: 13-10-2005 às: 00:00

Comentarios (1)



Comunidades virtuais: nova arena para praticas cientificas

A Internet nasceu sob o signo do militarismo – surgiu nos anos 60 como estratégia militar para garantir a segurança das informações em caso de ataque nuclear – mas sua vocação acadêmica ficou evidente desde o seu limiar. A revolução tecnológica e informacional, caracterizada principalmente pelo processo de democratização da produção e da divulgação de saber, confere novas especificidades aos espaços de circulação das informações científicas.

A Internet vem promovendo facilidades para o mundo acadêmico, como  desenvolvimento de pesquisas e troca de experiências, integrando cientistas de diferentes localidades e áreas do conhecimento, independente do tempo e do espaço.

A comunidade virtual de pesquisa surge como um novo agrupamento social cognitivo para práticas científicas coletivas, interativas e interdisciplinares. É neste espaço virtual que se dão as trocas de experiências, o compartilhamento de informações e a colaboração mútua em pesquisas. Na internet, os cientistas têm a chance de tomar parte de comunidades de pesquisa que não existem no campo físico, mas apenas no meio virtual.

Saiba mais sobre comunidades virtuais lendo o texto de José Carlos Ribeiro, intitulado "COMUNIDADES VIRTUAIS ELETRÔNICAS: convergência da Técnica com o Social" e publicado no site Ciberpesquisa.

Publicado por: Elisa Andries em: 13-10-2005 às: 00:00

Comentarios (0)



EUA continuar?o controlando a Internet... pelo menos por enquanto

Os Estados Unidos não abrem mão de seu controle sobre a rede mundial de computadores. Em reunião com 191 representantes de países na ONU, no início de outubro, o país não aceitou negociar a gestão da Internet. Brasil e outros países emergentes insistem na democratização e internacionalização da administração da Internet e ganharam a relevante adesão da União Européia à causa. Com o fracasso das negociações, nova fase de debates ocorrerá em novembro, às vésperas da Cúpula da Sociedade da Informação. É esperar para ver.

Leia o artigo que Jamil Chade escreveu para “O Estado de SP”, publicado no Jornal da Ciência aqui.

Publicado por: Elisa Andries em: 07-10-2005 às: 00:00

Comentarios (0)



A Academia nunca mais sera a mesma...

Pelo menos esta é a impressão de Wanderley de Souza, secretário de CT&I do RJ. Em artigo publicado no Jornal do Commercio de quinta-feira (29/09) e citado no Jornal da Ciência, Wanderley lembra o início de suas atividades científicas, em 1969, e suas constantes visitas à biblioteca do Instituto Oswaldo Cruz. Cartas manuscritas pedindo cópia de artigos para autores, que demoravam dois meses para retornarem, cópias xerox de baixa qualidade - tudo isso é coisa do passado. 

"A internet veio transformar a rotina de um pesquisador. Hoje, é muito raro ir à biblioteca [...] Não mais escrevo cartas ou solicito cópias originais de artigos. Quando o faço, solicito uma cópia em pdf".

Sintomas dos novos tempos. Acesse o artigo de Wanderley de Souza aqui. 

Publicado por: Elisa Andries em: 03-10-2005 às: 00:00

Comentarios (0)



Google, MSN ou Yahoo: quem domina a internet?

Este é o título de um interessante artigo publicado nesta sexta-feira (30/09) no site IDG Now. A resposta, segundo a publicação eletrônica, está nos dados do Nielsen//NetRatings, que mede a audiência de internet em 11 países: Alemanha, Austrália, Brasil, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido, Suécia e Suíça.

Resposta: o Google, líder em número de usuários com uma pequena vantagem sobre o MSN. O software de comunicação em tempo real da empresa de Bill Gates ficou em segundo lugar, mas lidera a lista no Brasil e na Suécia. O Yahoo, em terceiro lugar, lidera nos maiores mercados de internet do planeta: EUA e Japão. 

O páreo é duro. Leia mais aqui

Publicado por: Elisa Andries em: 30-09-2005 às: 00:00

Comentarios (0)



Da Idade da Pedra aos dias de hoje

Nathan Shedroff propõe uma linha do tempo interessante, com a história da comunicação desde 35000 AC até 1998 DC. Cores diferentes vão marcando as ocorrências de cada período, como a Linguagem, a Escrita, Matemática, Computação, Difusão...

A dica é de Suzana Gutierrez, pesquisadora do TRAMSE - UFRGS e do Grupo de Pesquisa sobre formação de professores para o Mercosul - Conesul. Segundo ela, o projeto está em construção e as categorias ainda estão agrupadas juntando, por exemplo, rádio e televisão na mesma legenda. Vale a pena conferir.

Publicado por: Elisa Andries em: 27-09-2005 às: 00:00

Comentarios (0)



Gest?o do Conhecimento na Administrac?o Publica

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) publicou recentemente o estudo "Gestão do conhecimento na administração pública", que analisa mudanças que estão ocorrendo na Gestão Pública relativas à implementação de práticas de Gestão do Conhecimento em 28 órgãos da Administração Direta e em seis empresas estatais do Executivo Federal brasileiro.

Ainda não li o documento mas, pela apresentação na página do IPEA, a pesquisa faz um profundo mergulho no tema, abordando a situação atual das práticas de Gestão do Conhecimento na Administração Pública Direta (governo federal) e suas estratégias de implementação. Também compara a situação do governo brasileiro com a de governos dos países-membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) participantes de pesquisa realizada em 2002; propõe recomendações e diretrizes para a política de governo eletrônico em Gestão do Conhecimento; e apresenta recomendações para a elaboração e a implementação de uma política de GC para o setor público. Uma pesquisa fundamental para quem trabalha no serviço público e se interessa pelo tema.

O primeiro trabalho do IPEA sobre Gestão do Conhecimento foi publicado no ano passado:  "Governo que aprende: Gestão do Conhecimento em Organizações do Executivo Federal". O objetivo foi discutir a importância do conceito da GC para a Administração Pública e identificar o estágio de sua implementação em seis organizações: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Serpro, Petrobras, Embrapa e Banco Central do Brasil (Bacen). Este estudo defende a tese de que a finalidade da GCO em tais organizações deve ser vista de forma mais ampla que em empresas do setor produtivo. Ressalta também a importância da implementação de uma política de gestão do conhecimento para agilizar o seu processo de institucionalização na Administração Pública.

O primeiro estudo, feito por Fabio Ferreira Batista, foi um dos documentos chaves para a conclusão da minha dissertação de mestrado "Portal Corporativo como ferramenta de Gestão do Conhecimento", que em breve será publicada pela Biblioteca da ENSP na internet. Minha dissertação, pautada no estudo da cibercultura, de portais corporativos e da gestão do conhecimento, aborda a implantação das práticas no portal do Serpro e seu uso.

O estudo mais recente é assinado por Fabio Ferreira Batista, Carlos Olavo Quandt, Fernando Flávio Pacheco e por José Claudio Cyrineu Terra. Este último autor de vários livros sobre portais corporativos e gestão do conhecimento, que muito contribuiu para a minha dissertação.

Publicado por: Elisa Andries em: 22-09-2005 às: 00:00

Comentarios (1)



Falta de imaginac?o e realidade virtual: os maiores vil?es da atualidade?

O jornal argentino La Nacion publicou nesta quarta-feira, 21/09, entrevista com Ian Boyd, presidente do Instituto Chestertoniano para a Fé e a Cultura, da Universidad de Seton Hall, em Nova Jersey, em que afirma que um dos problemas mais graves da atualidade é a falta de imaginação e que a realidade virtual é um risco para os seres humanos. Uma boa entrevista, que me foi enviada pelo colega da lista ciberpesquisa Cláudio Imperador. Leia o artigo aqui.

Publicado por: Elisa Andries em: 22-09-2005 às: 00:00

Comentarios (0)



Intranet traz novas oportunidades profissionais

A comunicação interna ganha cada vez mais força nas empresas por meio da intranet. Há inúmeras oportunidades para profissionais de comunicação, RH e TI. Leia este artigo publicado no Webinsider e saiba como uma intranet organizada e voltada para o objetivo de uma instituição, como a ENSP, pode ser um excelente canal de comunicação com os funcionários sem se tornar um espelho monótono das decisões das diretorias.

Publicado por: Elisa Andries em: 20-09-2005 às: 00:00

Comentarios (1)



Comunidades Virtuais de Pesquisa na ENSP

A ENSP, unidade da Fiocruz pioneira na implantação e no uso das tecnologias da comunicação e da informação, está dando os primeiros passos para fornecer aos seus pesquisadores um ambiente digital capaz de facilitar a articulação de seus profissionais e ajudar a projetar a instituição para o futuro.

A Internet tornou-se um espaço fundamental para troca de informações e trabalho colaborativo para cientistas. Abordar a comunicação científica significa não somente enfocar padrões de comunicação entre pares, mas também englobar tanto a informação a qual recorrem para as suas pesquisas quanto àquela que produzem e transmitem por diferentes canais de comunicação e tipos de documentos.

As comunidades virtuais de pesquisa são novas arenas para produção, circulação e apropriação de sentidos na Academia. Nelas, os indivíduos não são meros emissores e/ou receptores de informação, mas interlocutores ativos.  

Entre em contato com o CEDOC/ENSP para saber mais sobre a implantação de comunidades virtuais de pesquisa.

Publicado por: Elisa Andries em: 20-09-2005 às: 00:00

Comentarios (0)



A Internet e a Academia

As novas tecnologias da informação e da comunicação estão mudando a maneira de se fazer ciência em várias instituições do mundo. Leia este ótimo e instigante artigo, publicado pelo Center for History and New Media at George Mason University, e veja como a Internet está afetando e vai continuar afetando o trabalho acadêmico. 

Publicado por: Elisa Andries em: 20-09-2005 às: 00:00

Comentarios (0)




MENSAGENS ATUAIS


Este Blog é pessoal e seu conteúdo é de inteira responsabilidade de seu autor