Busca do site
menu

Relembre 10 entrevistas marcantes do Informe ENSP

ícone facebook
Publicado em:13/11/2014

Relembre 10 entrevistas marcantes do Informe ENSPEm duas mil edições do Informe ENSP, foram publicadas 556 entrevistas com diversas personalidades da área da saúde. Todas as sextas-feiras pesquisadores, professores, jornalistas, diretores, gestores, sanitaristas, entre outros profissionais, deixam suas opiniões ao público sobre determinado assunto de interesse geral. Em 2014, a equipe do Informe ENSP passou a produzir entrevistas em um novo formato. Ao todo, são 19 vídeos que podem ser acessados a qualquer momento pelo canal da ENSP no YouTube. Confira abaixo uma seleção de 10 entrevistas marcantes nos últimos anos do boletim.

2007 - Programa Radis, o mensageiro do movimento sanitário, completa 25 anos
Coordenador do Radis - Reunião, Análise e Difusão de Informações sobre Saúde, Rogério Lannes, fala sobre os 25 anos do programa, ainda impulsionado pelos ideais da reforma sanitária.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/5952


2008 - SUS 20 anos - a mais recente e valiosa conquista do povo brasileiro
Francisco Batista Júnior, ex-presidente do Conselho Nacional de Saúde, fala do controle social, da melhoria da qualidade de vida da população brasileira ao longo dos 20 anos do SUS e da fragilidade dos conselhos de saúde no país.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/13921


2009 - Cadernos de Saúde Pública completa 25 anos de publicação ininterrupta
Carlos Coimbra Júnior, ex-editor dos Cadernos de Saúde Pública, relembra fatos importantes que marcaram os 25 anos de publicação ininterrupta.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/15425


2010 - Mapa da Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil é lançado no Rio
Marcelo Firpo, pesquisador da ENSP, fala do mapa de conflitos envolvendo injustiça ambiental e saúde no Brasil, desenvolvido pela ENSP/Fiocruz e pela ONG Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase).
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/21249


2010 - Fiocruz agora é Centro Colaborador em Saúde e Ambiente da OMS
O vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Valcler Rangel Fernandes, e os pesquisadores da ENSP Ary Carvalho de Miranda e Josino Costa Moreira falam do processo de designação da Fiocruz como Centro Colaborador da OMS em Saúde e Ambiente.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/20406


2011 - Conferência da OMS: marco importante para saúde pública
A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, e o ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, falam dos determinantes sociais da saúde, tema da maior conferência da OMS realizada fora de sua sede desde Alma-Ata, em 1978.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/27851


2011 - 'Financiamento é o nó crítico do SUS'
O ex-presidente da Abrasco, Luiz Facchini, fala da retomada do Movimento Sanitário, da eleição do ministro Padilha para a Presidência do CNS e os desafios para o SUS nos próximos anos.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/24247


2013 - Novo diretor apresenta desafios e perspectivas para sua gestão
Hermano Castro, diretor da ENSP, apresenta algumas de suas propostas para as áreas de ensino, pesquisa, assistência e gestão, fala sobre a criação de uma Vice-Direção de Serviços de Referência e dos desafios que a Escola enfrentará em defesa do SUS nos próximos anos.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/32722


2013 - SUS: estamos no caminho certo ou nos perdemos ao longo desses 25 anos?
Sanitaristas, gestores, pesquisadores, professores e alunos responderam à questão "SUS: estamos no caminho certo ou nos perdemos ao longo desses 25 anos?", apresentada pela ENSP durante as comemorações de seus 59 anos.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/33554


2014 - Pesquisador fala sobre medicalização no déficit de atenção infantil
Paulo Amarante, pesquisador da ENSP e presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental, fala sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e a regulamentação do uso do metilfenidato no tratamento de crianças e adolescentes diagnosticadas com o problema.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/35934


Seções Relacionadas:
Informe ENSP Radis

Nenhum comentário para: Relembre 10 entrevistas marcantes do Informe ENSP