Busca do site
menu

Pesquisador fala sobre medicalização no déficit de atenção infantil

ícone facebook
Publicado em:01/08/2014

Pesquisador fala sobre medicalização no déficit de atenção infantilRecentemente, a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS/SP) publicou portaria regulamentando o uso do medicamento metilfenidato no tratamento de crianças e adolescentes diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). A doença é caracterizada por sintomas como desatenção, inquietude e impulsividade e, de acordo com dados da Associação Braisleira do Déficit (ABDA), ocorre em 3 a 5% das crianças de diferentes regiões do mundo em que já foi pesquisada.

A utilização de psicofármacos é uma das formas de tratamento mais adotadas atualmente. O uso do medicamento metilfenidato em crianças menores de idade é cada vez mais frequente e os efeitos prejudiciais desse fenômeno vem sendo analisados e denunciados por cientistas de diversas áreas relacionadas à saúde pública.

Para entender melhor a questão, a ENSP TV conversou com o coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Escola (Laps/ENSP), e presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), Paulo Amarante, que falou sobre algumas características do TDAH, as formas de diagnóstico e a medicalização, além da regulamentação do uso do metilfenidado no tratamento infantil.

Confira a entrevista em vídeo!

 


Seções Relacionadas:
Entrevistas Vídeos

Pesquisador fala sobre medicalização no déficit de atenção infantil

2 comentários
GABRIELA BORGES DE ANDRADE
05/08/2014 11:20
É sempre muito bom ouvir o Prof. Paulo Amarante. Nessa entrevista, ele coloca os "pingos nos ís" de forma clara e direta.
EDUARDO S. PONCE MARANHÃO
01/08/2014 17:25
Excelente entrevista do Paulo Amarante ! Está coberto de razão ! Tudo é muito estranho, pois, nos EEUU o diagnóstico de TDAH representa 9% de crianças e adolescentes enquanto que na França representa 0,3% .O que está por trás disso tudo ? É necessário se ver [analisar] o componente social, cultural e econômico . Eduardo S. Ponce Maranhão-médico, clínica médica/medicina interna[MSF],epidemiologista, sanitarista-Dpto de epidemiologia e métodos quantitativos em saúde-Ensp-Fiocruz