Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Atividades científicas movimentaram a ENSP em 2009

Debates sobre saúde pública, cidadania, justiça, ações sociais, ciência e tecnologia foram alguns dos temas que marcaram as atividades da ENSP no ano em que comemorou seu 55º aniversário. Alunos e convidados nacionais e internacionais se dividiram entre Centros de Estudos, sessões científicas, palestras e a abertura do ano letivo. Os eventos destacaram o protagonismo da ENSP em debater temas relevantes para a sociedade e manter o diálogo com os diversos setores da saúde pública. Em números, foram mais de 60 sessões científicas e 4 Ceensp. Os áudios e apresentações das atividades podem ser acessados na Biblioteca Multimídia da ENSP.

Como de costume, as atividades da Escola tiveram início oficialmente na semana de abertura do ano letivo. Em 2009, a ENSP trouxe, em 9 de março, o ex-bispo da Diocese de Duque de Caxias, Dom Mauro Morelli, para falar a respeito da "Saúde, Desenvolvimento Social e Sustentabilidade". O auditório térreo foi pequeno para a aula de cidadania apresentada pelo palestrante. Dom Mauro destacou a importância de uma melhor educação alimentar e nutricional para as crianças. "Esse é um trabalho decisivo para a vida humana. O alimento é vida e um caminho para a paz. É por meio dele que você consegue reunir famílias de diferentes religiões e credos", ressaltou. Veja aqui como foi a exposição de Dom Mauro Morelli.

A questão da alimentação e cidadania também foi destaque na semana comemorativa dos 55 anos da Escola, realizada em setembro. A principal conferência, com o tema 'Saúde, inclusão social e cidadania: contra a fome e a miséria', foi apresentada pelo presidente do Ipea, Marcio Pochmann, quando abordou as mazelas sociais do século XX e as possibilidades de construção de um novo padrão civilizatório no século XXI, que exigem repensar a forma de se fazer políticas públicas. Saiba mais sobre a palestra de Marcio Pochmann.

Centro de Estudos aborda temas fundamentais para a saúde pública

Foram quatro as atividades do Centro de Estudos (Ceensp), promovidas pela Direção em parceria com os departamentos da Escola, seguindo sua proposta de ser um instrumento estratégico para a formação continuada e ampliada dos alunos da Escola, além de acompanhar e fomentar discussões sobre o que acontece no mundo contemporâneo e, principalmente, naquilo que se apresenta como um desafio à produção de conhecimento.

O primeiro Ceensp aconteceu no mês de abril e reuniu seis pesquisadores da Escola para uma retrospectiva da Política Nacional de Saúde em 2008, a partir do acompanhamento dos atores - Ministério da Saúde e Movimento Médico - e arenas - Legislativo Federal, Conselho Nacional de Saúde e Comissão Intergestores Tripartite - em monitoramento pelo Observatório de Conjuntura da Política de Saúde. Participaram do encontro Sarah Escorel, Cristiani Machado, Cristiane Batista, Tatiana Wargas, Patrícia Ribeiro e Marcelo Rasga Moreira.

No mês de junho, foi realizada a segunda atividade do Ceensp. Em pauta a experiência de dez anos do Estado de Minas Gerais na descentralização da assistência farmacêutica. O superintendente de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), Augusto Afonso Guerra Júnior, apresentou o Programa Farmácia de Minas, reconhecido como Plano Estadual de Estruturação da Rede de Assistência Farmacêutica. Além de Augusto Guerra, participaram do Centro de Estudos o coordenador executivo da Rede de Farmácias da SES/MG, Homero Cláudio Souza Filho; o representante da Superintendência de Assistência Farmacêutica da SES/MG, Luiz Antonio Marinho Pereira; as pesquisadoras do Núcleo de Assistência Farmacêutica da ENSP (NAF/DCB/ENSP), Vera Lúcia Luiza e Claudia Garcia Serpa Osório de Castro; e o assessor de Medicamentos e Tecnologias da Opas, Christophe Rerat.

Já o terceiro Ceensp foi realizado em setembro, como uma das atividades das comemorações dos 55 anos da Escola. Teve como tema 'As Políticas Públicas e a Construção da Cidadania: O PAC Manguinhos em Foco'. O evento reuniu diversos atores e protagonistas desse processo tanto de Manguinhos como da comunidade ENSP e possibilitou um amplo debate sobre o futuro das comunidades do entorno da Fiocruz. As exposições foram realizadas pela coordenadora do Observatório da Indústria Cultural, do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense, Adriana Facina do Amaral, pelo representante do Movimento de Moradia em Vila Turismo, Manguinhos, Gilson Alves, pelo pesquisador da ENSP e coordenador do LTM/ENSP, Marcelo Firpo, e pelo diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho.

Encerrando as atividades do Centro de Estudos em 2009, a ENSP recebeu o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, no mês de novembro, para falar sobre os desafios da instituição para os próximos 20 anos e apresentou propostas para um novo modelo de gestão. "A estrutura da Fiocruz hoje não suporta a magnitude e a complexidade de demandas que se exige dela", afirmou Paulo Gadelha. O presidente apresentou várias questões que devem ser debatidas pela instituição até a realização do VI Congresso Interno, que acontecerá em 2010, e traçará os rumos da Fundação.

Site traz histórico das sessões científicas da ENSP

Diversos convidados nacionais e internacionais participaram das mais de 60 sessões científicas realizadas na ENSP no ano de 2009. Da primeira - 'Reformas de Saúde na Alemanha. Fim do modelo bismarckiano de seguros sociais?' -, até a última - 'Tecendo Teias - Escola - Território Integrado de Atenção à Saúde' -, os temas abordados tornaram-se espaços destinados ao compartilhamento entre pesquisadores, alunos da Escola e convidados de outras instituições.

No site das Sessões Científicas da ENSP, é possível acompanhar a programação, as notícias e acessar as apresentações das sessões promovidas pelos departamentos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Ao todo, são mais de 450 registros desde o ano de 2006, trazendo as chamadas e matérias publicadas nesses quatro anos pelo jornalismo da ENSP.

Alguns das sessões realizadas pelos departamentos e núcleos da Escola em 2009: Convênio Brasil-Canadá traz mudanças para Manguinhos, Seminário destaca participação social nas ações de saneamento, A importância da Carga de Doença na formulação de políticas públicas, Gestão estratégica: cooperação, redes e atendimento personalizado, Estudo compara condições de saúde, trabalho e qualidade de vida entre policiais civis e militares, População necessita de conhecimento para melhor entender os problemas de saúde, entre outros.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos