Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Sessões Científicas da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP

Rio, 24/05/2015

Apresentação

Nesta página, você pode acompanhar a programação, as notícias e acessar as apresentações das sessões científicas promovidas pelos departamentos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. É um espaço destinado ao compartilhamento de conhecimentos de temas abordados por pesquisadores e alunos da Escola e por convidados de outras instituições. Conheça também a página do Centro de Estudos da ENSP.

Notícias

Saúde da Família é o melhor modelo da Atenção Básica

Finalizando as discussões do X Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família, o último dia de atividades (8/5) girou em torno dos avanços e desafios da Política de Atenção Básica. Considerada a principal porta de entrada do SUS, a Atenção Básica (AB) se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, individuais e coletivas, que abrangem promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde, com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde. Para discutir o tema estiveram presentes o representante do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/MS) Eduardo Alves e o subsecretário geral de saúde do município do Rio de Janeiro, José Carlos Pedro Junior. A mesa foi coordenada pela pesquisadora da ENSP e coordenadora do curso, Márcia Fausto. Na ocasião ocorreu também a formatura dos alunos da turma 2013-2015 da Residência Multiprofissional em Saúde da Família.

Pular os muros, derrubar clichês

Duas pistas de uma avenida movimentada, de um lado, uma linha férrea e poucos quilômetros de ruas recobertas por casas simples, de outro. São esses os limites que separam a Fiocruz dos complexos de favelas da Maré e do Alemão, respectivamente. Isso, se falarmos exclusivamente de limites físicos. Quando se pensa em barreiras de outra natureza, como as socioculturais, a lista de obstáculos é muito maior e subjetiva. Ultrapassar essas fronteiras imaginárias, mas que determinam fortemente a vida de milhões de pessoas, tem sido o desejo de muitos pesquisadores, agentes culturais, ativistas, artistas. Uma tarefa urgente e complexa, que vem sendo cumprida com louvor pelo geógrafo e educador Jaílson de Souza e pelo músico Rafael Calazans. Os dois participaram, como palestrantes, do X Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família, promovido pela Residência Multiprofissional em Saúde da Família da ENSP.

mais notícias

Sessões Científicas da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Rua Leopoldo Bulhões, 1480 4º andar – Tel.:(21)2598-4444 – e-mail: comunicacao@ensp.fiocruz.br