Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Sessões Científicas da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP

Rio, 29/07/2015

Apresentação

Nesta página, você pode acompanhar a programação, as notícias e acessar as apresentações das sessões científicas promovidas pelos departamentos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. É um espaço destinado ao compartilhamento de conhecimentos de temas abordados por pesquisadores e alunos da Escola e por convidados de outras instituições. Conheça também a página do Centro de Estudos da ENSP.

Notícias

Filosofia, psicanálise, economia: mesas redondam abordam ética médica sob diversos aspectos

Durante o mês de junho, a ENSP promoveu três mesas redondas a partir do livro Medicina financeira: a ética estilhaçada. De autoria de Luiz Vianna Sobrinho, o texto foi escrito a partir de sua experiência clínica. A hipótese que surge no livro é a de que uma nova ética médica que tornou preponderante a partir da virada do século. Essa ética seria definida pela prevalência, na prática médica, dos objetivos de sucesso financeiro sobre a missão de aliviar o sofrimento dos pacientes. Múltiplos desdobramentos do tema apareceram ao longo das mesas redondas, que contaram com a participação de pesquisadores da Escola e de outras instituições. Confira melhor como foram as atividades.

O médico e o monstro: mesa redonda discute avanço do capital financeiro sobre o sistema de saúde

Num monitor eletrônico, gráficos que mostram números oscilantes. A acompanhá-los, os olhos atentos de um médico. A despeito do que possa parecer a primeira vista, o que ele observa não são as ondas de um eletrocardiograma ou qualquer outro exame de saúde, mas o sobe e desce de ações na bolsa de valores. A cena, que segundo Ana Costa, presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), é cada vez mais comum no cotidiano dos médicos, é emblemática. Simboliza um modelo de medicina descrito por Luiz Vianna Sobrinho no livro Medicina Financeira: ética estilhaçada e debatido em três mesas redondas realizadas no mês de junho, na ENSP. A última dessas mesas aconteceu no dia 26. Além do próprio Luiz e de Ana Costa, Lígia Bahia, pesquisadora da UFRJ, participou do debate que teve por título O Tyrannosaurus Health - o avassalador avanço do sistema financeiro/corporações sobre a saúde - o instrumento médico.

mais notícias

Sessões Científicas da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Rua Leopoldo Bulhões, 1480 4º andar – Tel.:(21)2598-4444 – e-mail: comunicacao@ensp.fiocruz.br