Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Sessões Científicas da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP

Rio, 04/07/2015

Apresentação

Nesta página, você pode acompanhar a programação, as notícias e acessar as apresentações das sessões científicas promovidas pelos departamentos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. É um espaço destinado ao compartilhamento de conhecimentos de temas abordados por pesquisadores e alunos da Escola e por convidados de outras instituições. Conheça também a página do Centro de Estudos da ENSP.

Notícias

Cesteh traça novos rumos para próximas décadas de atuação

Em um clima de esperança, os integrantes do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP (Cesteh) se reuniram - na tarde do dia 24/6 -, para rememorarem conquistas e traçarem planos futuros. Passados 30 anos de muito trabalho, a palavra de ordem para a nova década é integração. De acordo com o pesquisador Josino Costa Moreira, o individualismo precisa ser superado. Ele destacou ainda a falta de projetos institucionais, que envolvam a todos em um objetivo uníssono. O vice-diretor de Ambulatórios e Laboratórios da ENSP, Marcos Menezes, lembrou o quanto já se avançou e ressaltou a importância institucional da Escola para a saúde pública brasileira: "A ENSP exerce papel central no constante aperfeiçoamento do SUS, qualificando e ampliando o acesso da população aos serviços e insumos de saúde, resultantes da interação estratégica das atividades de ensino, pesquisa, atenção em saúde e desenvolvimento de tecnologias e que, há três décadas, também contam com o protagonismo do Cesteh em sua área de atuação", disse ele.

Discriminação é impasse para o direito humano à água

Reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2010, o direito humano à água e ao esgotamento sanitário ainda é um marco relativamente recente, mas traz uma perspectiva inovadora ao buscar o empoderamento das populações e novas obrigações para governos e prestadores de serviço. A conclusão é do relator especial sobre o direito humano à água potável e esgotamento sanitário do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) e pesquisador da Fiocruz Minas, Léo Heller, palestrante do DSSA Debate do dia 26/6 ? que encerrou as atividades do mês do Meio Ambiente da ENSP. Sobre a crise hídrica do país, o relator, cujo cargo busca "zelar" pelo acesso a esses direitos, reforçou o pensamento de sua antecessora: "a crise não é culpa de São Pedro, mas, sim, da falta de planejamento. As mudanças climáticas são relativamente imprevisíveis, mas é possível traçar um planejamento levando esses determinantes em conta", realçou. 

mais notícias

Sessões Científicas da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Rua Leopoldo Bulhões, 1480 4º andar – Tel.:(21)2598-4444 – e-mail: comunicacao@ensp.fiocruz.br