Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Sessões Científicas da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP

Rio, 27/08/2015

Apresentação

Nesta página, você pode acompanhar a programação, as notícias e acessar as apresentações das sessões científicas promovidas pelos departamentos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. É um espaço destinado ao compartilhamento de conhecimentos de temas abordados por pesquisadores e alunos da Escola e por convidados de outras instituições. Conheça também a página do Centro de Estudos da ENSP.

Notícias

As pupilas do senhor reitor

Não tem jeito. Coloca-se a cabeça à disposição da tal associação livre e é o título de um folhetim de segunda categoria que nos aparece ao sentarmos para escrever sobre a visita que Roberto Lehrer, recém empossado reitor da UFRJ, fez à ENSP. As pupilas, ideia que, a princípio, parece ruim, ganham uma chance. Olho a palavra pupila por outro ângulo. Sim, diz-me a Wikipédia, é ela, a pupila, a parte que no olho regula a quantidade de luz que passa para a retina. O professor Leher talvez goste da comparação, já que, diz-me o lattes, é lá da Biologia. Mas interessa mais o que o lattes segue a dizer do cidadão: é doutor e mestre em educação. Bom começo. Num pais em que dono de empresa de consultoria e de banco dá opinião como se economista fosse, pelo menos temos um educador a frente de uma das maiores casas educadoras do país: a Universidade do Brasil. A partir da experiência de quem está há algumas semanas em magnífico cargo, como pomposamente nos indica o pronome, mas há muitos anos  estudando educação, Lehrer falou ao auditório internacional da ENSP lotado em dia de greve, como palestrante convidado da aula de encerramento do semestre do curso de mestrado profissional em Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais.

Filosofia, psicanálise, economia: mesas redondam abordam ética médica sob diversos aspectos

Durante o mês de junho, a ENSP promoveu três mesas redondas a partir do livro Medicina financeira: a ética estilhaçada. De autoria de Luiz Vianna Sobrinho, o texto foi escrito a partir de sua experiência clínica. A hipótese que surge no livro é a de que uma nova ética médica que tornou preponderante a partir da virada do século. Essa ética seria definida pela prevalência, na prática médica, dos objetivos de sucesso financeiro sobre a missão de aliviar o sofrimento dos pacientes. Múltiplos desdobramentos do tema apareceram ao longo das mesas redondas, que contaram com a participação de pesquisadores da Escola e de outras instituições. Confira melhor como foram as atividades.

mais notícias

Sessões Científicas da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Rua Leopoldo Bulhões, 1480 4º andar – Tel.:(21)2598-4444 – e-mail: comunicacao@ensp.fiocruz.br