Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Sessões Científicas da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP

Rio, 30/01/2015

Apresentação

Nesta página, você pode acompanhar a programação, as notícias e acessar as apresentações das sessões científicas promovidas pelos departamentos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. É um espaço destinado ao compartilhamento de conhecimentos de temas abordados por pesquisadores e alunos da Escola e por convidados de outras instituições. Conheça também a página do Centro de Estudos da ENSP.

Notícias

'O Brasil tem um grande espírito solidário, mas esse sentimento precisa ser despertado'

A Escola Nacional de Saúde Pública recebeu o embaixador e ex-ministro da defesa e das Relações Exteriores, Celso Amorim, para uma conversa a respeito das ações de cooperação internacional do governo brasileiro, sobretudo na área humanista da política externa - que inclui a luta contra a fome e a pobreza - e na saúde. Além de comentar o quadro político-geral que levou à intensificação da cooperação sul-sul e os bastidores dos acordos sobre tabaco, IBAS e Brics, referiu-se à Fiocruz como uma instituição de 'orgulho para o país' e ao Brasil como uma nação solidária. "Não há, necessariamente, uma contradição entre solidariedade e interesse nacional. O programa de combate à fome é um exemplo disso". Amorim esteve na ENSP durante o seminário Relações Internacionais e Saúde: Política externa e cooperação internacional em saúde, coordenado pela pesquisadora Celia Almeida. 

Brasil não está preparado para emergências em eventos esportivos

Descansar, avaliar erros, refazer planos. Tal qual um intervalo de jogo, o ano de 2015 será estratégico para os que atuam nos grandes eventos internacionais que o Brasil se propôs sediar: a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. É hora de se debruçar sobre os dados surgidos a partir da experiência do mundial, disputado em 12 cidades entre junho e julho do ano que passou, e se preparar para as Olimpíadas. No setor da saúde e mais especificamente no da assistência farmacêutica, alguns estudos foram apresentados em dezembro de 2014, na Escola, durante a oficina Elaboração de planos de preparação para desastres no setor saúde, promovida pelo projeto Prepara Brasil. A partir dos dados expostos pelas pesquisadoras, Cláudia Osório, da ENSP, Elaine Miranda, da UFF e pela aluna de mestrado, também da UFF, Carolina Figueiredo Freitas, chega-se a conclusão de que o Brasil não estava devidamente preparado para uma emergência de maior porte durante a Copa do Mundo.

mais notícias

Sessões Científicas da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Rua Leopoldo Bulhões, 1480 4º andar – Tel.:(21)2598-4444 – e-mail: comunicacao@ensp.fiocruz.br