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Sessões Científicas da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP

Rio, 19/05/2024

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População necessita de conhecimento para melhor entender os problemas de saúde

O conhecimento que a população deve ter a respeito dos problemas de saúde para melhor entendê-los foi o tema da palestra ministrada pelo professor da Rutgers University, Andrew Pleasant, na sessão científica realizada pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP, na sexta-feira (3/7). Na ocasião, o convidado explicou o conceito da 'Health Literacy', diferenciando-o da educação em saúde, e ressaltando sua importância para a melhoria da saúde da população. Acesse a apresentação na Biblioteca Múltimídia da ENSP.

A sessão científica foi traduzida pelo pesquisador do Cesteh, Frederico Perez, e, ao iniciar a palestra, Pleasant justificou que seria difícil traduzir literalmente o conceito de 'Health Literacy' para o português. Ao 'pé da letra' significaria algo como 'alfabetismo de saúde', o que não faria muito sentido se comparado ao verdadeiro valor do termo", admitiu. Para apresentá-lo melhor, afirmou que se trata do conhecimento que as pessoas devem ter para entender os problemas de saúde.

PhD em comunicação pela Cornell University e especialista em comunicação em saúde, o palestrante revelou que, nos Estados Unidos, aproximadamente 88% das pessoas não possuem um conhecimento mínimo necessário para entender os problemas de saúde. Em seguida, comentou o modelo clássico de educação em saúde, que prevê apenas a transmissão do conhecimento. "A educação em saúde parte do princípio de que você, por possuir o conhecimento, tem a habilidade de repassá-lo às pessoas. Por exemplo, vemos muitas campanhas dizendo para as pessoas não fumarem, pois o fumo faz mal à saúde e etc. Mas não há a tentativa de entender por que determinada pessoa está fumando, o que o cigarro traz de prazer para ela e o que está por trás do ato de fumar. Atualmente, 15 bilhões de cigarros são fumados por dia no mundo. E quando saímos desta sala, o que vemos? Um fumódromo! Como as pessoas na área da saúde fumam tanto? Se bastasse o conhecimento sobre saúde, não teríamos médicos ou profissionais de saúde fumando. Não basta saber se o cigarro é algo bom ou ruim, mas sim o que leva as pessoas a fumarem".


Dessa forma, segundo Andrew, Health Literacy é o tipo de conhecimento que a população precisa ter para entender os problemas de saúde. "Educação em saúde é quando você tem um conhecimento científico sobre saúde e faz com que ele seja difundido. Já a Healty Literacy é o momento anterior, quando se tenta entender o que as pessoas precisam saber para fazer a educação em saúde de uma maneira mais adequada. Parte da educação em saúde se utiliza da Health Literacy, mas a Health Literacy não é educação em saúde; são competências e habilidades que as pessoas usam para encontrar, compreender, avaliar, comunicar e utilizar determinada informação e conceitos sobre saúde. Esse conhecimento é utilizado de maneira sucessiva", revelou.

O professor finalizou sua apresentação discursando sobre os quatro domínos da Healty Literacy, que tratam da habilidade de ler, falar, escrever e enumerar, além dos conhecimentos científico, cívico e cultural. Por fim, citou o escritor inglês George Bernard Shaw, "O maior problema com a comunicação é a ilusão de que ela foi alcançada".


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