Linhas de Pesquisa
Linhas e Grupos de pesquisa ENSP ano 2013 atualizados
Abaixo veja as linhas de pesquisas do departamento
Esta linha de pesquisa dedica-se a estudos centrados nos seguintes eixos: (1) monitoramento da situação alimentar e nutricional de populações; (2) concepção e funcionamento do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) e sua articulação com outros sistemas de informação; (3) avaliação de programas e intervenções em saúde pública voltados para a prevenção e controle dos principais agravos nutricionais, como o desnutrição energético-protéica, sobrepeso e obesidade e a carência de micronutrientes; (4) monitoramento de fatores de risco e proteção associados à alimentação e nutrição; e (5) alimentação, educação e cultura.
Projetos
Tendo como perspectiva subsidiar a formulação de políticas e a gestão de serviços de saúde, esta linha de pesquisa abrange estudos sobre a utilização, a qualidade e os custos dos serviços e tecnologias em saúde, bem como estudos de fatores que expliquem variações nesses aspectos. Na abordagem de qualidade, são consideradas as dimensões de eficácia, efetividade, eficiência, acesso, continuidade, segurança, eqüidade e adequação.
Projetos
A linha de pesquisa abrange projetos voltados para o entendimento dos problemas de saúde das classes subalternas a partir das suas práticas e concepções, tanto nas cidades como no campo. A perspectiva teórico-metodológica que orienta os estudos é a educação popular de base freiriana, onde se privilegiam formas participativas de pesquisa e de intervenção social adequadas a uma concepção ampliada de vigilância da saúde. Os estudos inseridos nesta linha têm por objetivo entender a situação de pobreza e as táticas de sobrevivência das classes subalternas. Ressalta a busca de recursos complementares ou alternativos aos serviços de saúde que abordam o processo de saúde-doença-cuidado, como a religiosidade popular e grupos de convivência que potencializam recursos e redes de apoio social.
Projetos
Esta linha dedica-se a estudos de avaliação de eficácia, efetividade e segurança de intervenções em saúde, tais como imunobiológicos e outras tecnologias médicas propostas para uso clínico individual ou em programas de saúde, bem como a estudos de validação de métodos diagnósticos e instrumentos de medida em saúde em geral. Articula-se no sentido de produzir aplicações em programas e políticas de saúde através da busca, análise e síntese de evidência científica para fundamentar escolhas de intervenções seguras e eficazes.
Projetos