Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

CSEGSF - Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria

Rio, 18/10/2018

Apresentação

O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) foi inaugurado em 1967, como Unidade de Treinamento Germano Sinval Faria, para ser campo de prática de ensino e pesquisa em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).

Em 1985, reforçou suas atividades assistenciais na Atenção Básica (AB), através de um convênio de cogestão com o antigo INAMPS , que foram expandidas e consolidadas com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), em 1988.

Entre 1987 e 1993, desenvolveu, em colaboração com o UNICEF, o Projeto de Saúde Comunitária, coincidente com a formulação e implementação dos Programas de Atenção Integral a Saúde da Mulher (PAISM) e da Criança (PAISC), desenvolvidos pelo Ministério da Saúde.

Em 1999, participou do Projeto Promoção da Saúde em Ação, com a Canadian Public Health Association (CPHA) e, no ano seguinte, constitui seu primeiro Conselho Gestor.

No início de 2000, inovou implantando 02 equipes do Programa Saúde da Família no território, através de um convênio entre a ENSP e a prefeitura do Rio de Janeiro.

Em 2004, somaram-se outras 06 equipes de Saúde da Família (ESF) ao território. Com oito equipes, apontávamos à gestão municipal a necessidade de ampliar para 100% a cobertura da ESF em Manguinhos.

Em 2009, a SMS , introduziu o modelo de Organizações Sociais (OS) para, gerenciar a AB no Município do Rio de Janeiro . A Fundação de Apoio de Direito Privado da Fiocruz (FIOTEC), habilita-se como OS e participa do Edital de Gerenciamento da Estratégia de Saúde da Família no território de Manguinhos, passando a assumir esta responsabilidade.

Em 2010, a Estratégia de Saúde da Família foi reorganizada como Projeto TEIAS-Escola Manguinhos, que passou a ser diretamente ligado à Direção da ENSP/FIOCRUZ. Nesta época foi criada a Clinica da Família Victor Valla.

Em março de 2012 obteve certificado de acreditação internacional, sendo a unidade de atenção primária pioneira nesta titulação nas Américas.

Em 2013, o CSEGSF assumiu a gerência das ações relacionadas a atividades assistenciais do Projeto TEIAS com o objetivo de contribuir, através de inovações das práticas do cuidado, do ensino e da pesquisa, para o desenvolvimento de modelos de referência para o SUS que proporcionem melhoria da condição atual de saúde da população.

A importância do CSEGSF para moradores, Fiocruz, profissionais de saúde e alunos está apoiada:

1. na experiência acumulada da ENSP no desenvolvimento de uma Atenção Primária de qualidade,
2. na existência de Conselho Gestor e participação social, desde o ano 2000,
3. no volume e qualidade de atividades de ensino, especialmente para graduação e pós- graduação,
4. na natureza das pesquisas produzidas e a aplicabilidade dos seus resultados no território.

CSEGSF - Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria
Rua Leopoldo Bulhões, 1480, Térreo. Manguinhos - Rio de Janeiro/RJ. CEP: 21041-210
Tel.: (21) 2598-2520 - Fax: (21) 2260-7782 - E-mail: scsegsf@ensp.fiocruz.br